Abacaxi é Remoso? | Entenda mais sobre o assunto!

O receio em consumir um alimento remoso depois da cirurgia ou mesmo tatuagem, gera muitas dúvidas. Hoje vamos falar do abacaxi uma fruta muito apreciada em nosso país.

Saborosa e muito refrescante, o abacaxi é nos dias mais quentes a fruta predileta de muita gente. O fruto que é bonito e possui uma espécie de coroa, leva a fama de rei das frutas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Seu nome científico é, Ananas comosus var. comosus. Um fruto comum em países tropicais hoje catalogado com 150 variedades diferentes.

Contudo, muita gente teme que esse alimento seja remoso, e com isso possa inflamar um machucado e atrapalhar a cicatrização da pele.

Então, será que o abacaxi é remoso?

O abacaxi não é uma fruta remosa porque em sua composição existem substâncias com ação anti-inflamatória e cicatrizante. Estudos evidenciam que a bromelina, uma enzima presente no abacaxi é capaz de reduzir a dor, o ferimento, inchaço e o tempo de cicatrização da lesão.

Em um artigo publicado no International Journal of Gynecology & Obstetrics, cita um estudo sobre o efeito da bromelina administrada por via oral na redução de edema e hematomas nas feridas de mulheres que passaram por episiotomia no parto.

Segundo este estudo, a taxa de redução de edema e hematomas foi mais rápida nas pacientes que receberam bromelina do que naquelas que receberam placebo, em especial quando o edema e os hematomas foram graves.

Além disso, outros estudos têm apontado a bromelina como um elemento com várias propriedades, inclusive ação anti-inflamatória e antitumoral.

Hoje em dia, a bromelina é amplamente utilizada no tratamento de inflamações agudas e lesões esportivas.

O abacaxi é fonte de vitamina A e C, nutrientes que trazem benefícios para a pele

Além da bromelina, o abacaxi é fonte de Ácido ascórbico ou vitamina C, um micronutriente que desempenha importantes funções no organismo, inclusive auxilia na cicatrização da pele.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A saúde e o aspecto de nossa pele está altamente associada a vitamina C, a qual pode proteger contra diversas agressões que a pele sofre ao longo do tempo.

Alguns fatores como o envelhecimento, exposição a produtos químicos como os de beleza/limpeza, bem como ferimentos e queimaduras do sol acabam por comprometer a aparência da pele.

E é neste cenário que a vitamina C mostra seus benefícios. Estudos demostram que a ingestão de vitamina C é capaz de reduzir a profundidade das rugas, pois o nutriente participa na formação de colágeno, o qual é essencial para os órgãos, tendões, cartilagens, ossos etc.

Além disso, outros benefícios da vitamina é que protege, hidrata e melhora o tom da pele, reduz o ressecamento, além que ajuda na cicatrização de feridas

Já a vitamina A também é encontrada no abacaxi, o nutriente é muito famoso por promover a saúde dos olhos, mas saiba que seus benefícios não se limitam apenas na visão.

A vitamina A é fundamental para o crescimento celular, auxilia no sistema imunológico, assim ajuda a combater infecções e atua também na manutenção da integridade da pele e mucosas do corpo.

Inclusive, esta vitamina é um poderoso antioxidante que protege o corpo de ameaças como os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e inúmeras doenças, inclusive de pele.

Os minerais encontrados no abacaxi são o potássio, magnésio, manganês, ferro, cobre, fósforo e o cálcio, todos essências para o bom funcionamento do corpo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Qual a melhor forma de consumir o abacaxi?

A maneira mais saudável é in natura, pois quando a fruta é consumida na forma de conservas, geleias e compotas perde muito de suas virtudes nutricionais. Isso devido ao processamento e a alta adição de açúcar branco contida nesses alimentos.

Uma excelente opção é combinar esta fruta com outras cítricas e vermelhas como o morango e a laranja. Sem esquecer dos vegetais em seu cardápio que também garantem uma boa nutrição.

Por fim, evite ou tenha moderação com certos alimentos

As comidas prontas, ultraprocessadas, em geral, são ricas em açúcar, sal, conservantes e gorduras ruins. Estudos mostram que alto consumo está ligado à obesidade, aumento da inflamação no corpo o que contribui para várias doenças.

O consumo de alimentos naturais se mostra benéfico em relação aos processados, o que pode prevenir inúmeras doenças relacionadas a alimentação.

Veja também! Leite é remoso?

É necessário enfatizar que a cicatrização da pele é um processo complexo que envolve diversas sustâncias no organismo, visto que uma dieta adequada poderá ser de grande ajuda.

Portanto, sempre siga as instruções do seu médico e nutricionista para obter uma boa recuperação. Esperamos que tenham gostado deste artigo, você pode compartilhar em suas redes sociais.

Fontes da matéria