Fiz uma tatuagem, posso comer atum? E será que atum é remoso após cirurgia? Essas dúvidas são mais comuns do que pensamos.

A cultura brasileira é repleta de termos ligados à sabedoria popular, por exemplo, remoso.

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A palavra define alimentos que geram coceira, inflamação e atrapalham o processo de cicatrização.

Vários estudos foram feitos no intuito de entender o assunto.

Segundo uma pesquisa da UFG, Universidade Federal de Goiás, remoso pode ser entendido como uma particularidade do alimento capaz de provocar reações adversas.

Em geral, os alimentos assim classificados, são ricos em gordura e proteína como o camarão, a carne de porco, ovo e pato.

Atum é remoso? Atrapalha ou não a cicatrização?

Muita gente acredita que atum é remoso e não é indicado para quem fez cirurgia ou tatuagem.

Contudo, pensar dessa forma é um erro, pois o atum é uma das espécies que na verdade contribui positivamente com quem passou por procedimentos do gênero.

O atum não atrapalha a cicatrização porque é composto por substâncias que auxiliam na regeneração e cicatrização da pele.

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Este peixe é fonte de ômega 3, incluindo DHA e EPA. Um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados que tem ação anti-inflamatória.

Embora a inflamação faça parte do processo de cicatrização, quando persiste por mais tempo que o necessário acaba atrapalhando.

As gorduras ômega 3 têm um papel importante na redução da produção de proteínas inflamatórias no corpo.

Estudos mostram os benefícios do ômega 3 na redução da inflamação e doenças relacionadas. (1)

Essas gorduras estão presentes no atum, sardinha, arengue e salmão.

O atum é rico em proteína

O atum é fonte de proteínas as quais são importantes na cicatrização do corpo.

Um aporte de proteínas é fundamental na cicatrização, pois o nutriente participa em todas as fases do processo cicatricial.

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As deficiências nutricionais incluindo de proteínas atrasam o processo de cicatrização. (2)

Portanto, busque incluir no cardápio, fontes de proteínas magras e associe com vegetais frescos e alimentos integrais.

Segundo a tabela TACO – NEPA/Unicamp. Em 100 g de atum contém 25,7 gramas de proteínas e zero de carboidratos.

O atum é fonte de vitaminas e minerais

O atum contém vitaminas B e minerais como zinco, fósforo, selênio, cálcio e potássio. Estes nutrientes são essenciais para uma boa cicatrização.

Por exemplo, o selênio é pouco encontrado em alimentos de origem vegetal, porém o atum é uma excelente fonte.

O selênio tem ação antioxidante e ajuda no sistema imunológico. Estudos também apontam que o mineral tem um papel anti-inflamatório.

O atum causa alergia?

Peixes e frutos do mar são potenciais causadores de alergia. Porém nem todos precisam se preocupar.

A alergia acontece quando o corpo reconhece uma substância no alimento como prejudicial, mesmo não sendo.

Essa ameaça ativa as defesas naturais do corpo e geram sintomas como irritação na pele, rubor, inchaço, falta de ar e tontura.

No entanto, isso só ocorre em pessoas geneticamente predispostas.

Todavia, se o atum faz parte da sua dieta e nunca provocou reação adversa este não é o seu caso.

Atum pode causar intoxicação?

O atum é rico em histamina um composto que pode levar a uma intoxicação.

Se o atum estragou, o crescimento de bactérias faz o conteúdo de histamina no peixe aumentar e assim a probabilidade de toxicidade.

Portanto, é preciso confirmar se o pescado está em perfeitas condições para o consumo e nunca o ingerir estragado.

Os sintomas de toxicidade por histamina são iguais aos da alergia e ocorrem entre 5 minutos a 2 horas após a ingestão.

Atum x mercúrio

Segundo o Departamento de Proteção Ambiental dos USA. Os peixes com maior teor de mercúrio são. Agulha, tubarão e peixe-espada. (3)

Já o atum pode conter o metal, mas em menor quantidade que as espécies anteriores.

Considerações finais

O atum não é remoso e tem nutrientes que ajudam na cicatrização. Porém não deve ser ingerido por pessoas alérgicas ou intolerantes.

Ao mesmo tempo; fatores como a qualidade do peixe e possíveis contaminações precisam ser considerados.

Além disso, o peixe fresco tem menos sódio que o enlatado. Sendo mais saudável para quem tem doenças renais ou cardiovasculares.

Por fim, busque conversar com seu nutricionista sobre os melhores alimentos para sua dieta.

RevisãoDra. Marianne Rocha Nutricionista

Fontes:

  • http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pivic/trabalhos/JOSE%20NEIVA%20MESQUITA%20NTO.pdf
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302013000300003
  • http://www.dan.unb.br/images/pdf/anuario_antropologico/Separatas1977/anuario77_raymundomaues.pdf
  • https://unites.uqam.ca/gmf/caruso/doc/pdf/TCC_mauro.pdf
  • pescados

 

 

 

 

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