Banha de porco engorda ou não? Entenda.

Ela é usada na comida dos brasileiros há muito tempo, mas algumas pessoas têm dúvida se banha de porco engorda ou não.

É comum ouvir que a gordura suína pode aumentar o colesterol e promover problemas de saúde.

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Sobre a banha

Algumas pesquisas dizem que o alimento não é tão vilão quanto se pensava, revela um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

Os pesquisadores explicam que a banha pode ser até benéfica, mas deve ser apreciada com moderação, pois é rica em gorduras saturadas.

A American Heart Association – recomenda reduzir ao máximo a gordura saturada.

História do uso da banha na culinária.

A banha suína é utilizada há séculos em vários lugares do mundo, sendo fundamental para a sobrevivência humana.

A gordura do porco é retirada do tecido adiposo do animal, sendo usada na culinária para cozinhar, fritar ou assar alimentos.

Antes, era comum usar a banha para preservar carnes, tendo em vista que a geladeira ainda não tinha sido inventada.

Nos dias de hoje, a gordura do animal está presente em cosméticos, sabão e comidas processadas.

Composição nutricional:

Uma das vantagens é que a banha de porco tem menos gorduras trans que a margarina ou óleo de canola, sendo rica ainda em vitamina B8.

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Outro benefício é seu teor em ácido oleico e vitamina D, ambos conhecidos por ajudar em vários aspectos na nossa saúde.

Além disso, o alimento inclui ácidos graxos saudáveis, monoinsaturados e poliinsaturados.

Então, banha de porco engorda?

A banha de porco engorda porque é uma bomba calórica, a cada 100 gramas tem cerca de 902 calorias. Sendo assim, abusar no consumo, é o caminho certo para o ganho de peso.

Apesar do teor calórico, o que engorda não é o alimento em si, mas o quanto é consumido no dia a dia.

Portanto, o consumo desmoderado da banha pode impactar não somente na circunferência da barriga, mas também prejudicar a saúde.

Uma vez que a gordura mais encontrada no alimento, é a do tipo saturada, que pode promover problemas do coração.

No entanto, dá pra colocar um pouquinho da banha na dieta, desde que o foco seja a moderação.

Conteúdo calórico: banha e azeite

Para aqueles que precisam manter ou perder peso, o ideal é optar pelo azeite de oliva extra virgem.

Pensando nisso, nosso site trouxe uma tabela com o teor de calorias em diferentes gorduras disponíveis no mercado. Confira a seguir. 

GorduraCalorias
Azeite de oliva, extra virgem884
Gordura de porco902
Óleo, de canola884
Fonte: USDA,  valores 100g
Debate muito polêmico.

Na cozinha brasileira, existe uma discussão antiga, uns defendem a banha dizendo que é tradicional e gostosa, outros preferem o azeite.

Debates a parte, a gordura suína tem sido muito questionado entre especialistas da área da saúde, devido ser rica em ácidos graxos saturados.

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Este tipo de gordura em grandes quantidades na dieta está associado a problemas do coração.

Já o azeite de oliva vem ganhando fama de alimento saudável, em função do alto teor de ácidos monoinsaturados e poliinsaturados, ambos bons para saúde cardiovascular.

Além disso, este  óleo é mais versátil na cozinha, combinando bem com saladas, assados e refogados.

Em suma, o azeite é extraído das azeitonas, as quais possuem propriedades nutricionais que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. 

O produto ainda tem vitamina E, nutriente capaz de combater os radicais livres e reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes. 

Vale dizer, que a produção de olivas é mais sustentável para o meio ambiente, pois requerem menos água e pesticidas na plantação. 

Outro ponto, é que gera menos resíduos que outros óleos vegetais, fazendo deste produto excelente em diversos aspectos.

E aí, qual opção você mais gosta? Aproveite e leia outros artigos interessantes em nosso site.

Fontes;

  • https://www.washingtonpost.com/national/health-science/lard-may-not-be-as-bad-for-your-health-as-the-fats-detractors-sa
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9708346/
  • https://health.clevelandclinic.org/benefits-of-olive-oil