Revisão

Dra. Marianne Rocha Nutricionista

Canjiquinha Engorda? | Descubra Bem aqui! | Confira!

Considerado uma iguaria típica da culinária brasileira, a canjiquinha já faz parte do dia a dia de muitas pessoas em várias regiões do Brasil.

Seja da forma tradicional ou até com adição de outros ingredientes como linguiça, creme de leite, pimenta e outros, a verdade é que muita gente não consegue resistir a esse saboroso prato. Mas, será que canjiquinha engorda?

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Qual será o verdadeiro impacto que esse alimento provoca em nosso organismo?

Para responder essa pergunta, é necessário entender mais a fundo a composição desse prato, e como ele pode influenciar no funcionamento do organismo.

E é exatamente isso que mostraremos no decorrer desse post. Confira!

Afinal de contas, canjiquinha engorda ou é mito?

A canjiquinha de milho sem o acréscimo de acompanhamentos, tem uma composição nutricional bem interessante.

Isso porque, apesar da quantidade de carboidratos, ela também é rica em proteínas e fibra alimentar.

E no caso dos carboidratos, eles são de lenta absorção, diferente dos encontrados nos biscoitos, doces ou pão, feitos com farinha branca, que dão pouca saciedade, devido ao baixo teor em fibras.

As fibras alimentares favorecem a dieta de quem deseja emagrecer. Veja abaixo a relação completa dos valores nutricionais:

Canjiquinhavalores
Proteínas3,6g
Gorduras saturadas0
Gorduras monoinsaturadas0
Carboidratos37g
Gorduras trans0
Gorduras poli-insaturadas0,7g
Colesterol0
Gorduras totais1g
Fibras1,1g
Porção: 50G

Agora vamos analisar as informações acima. Esse prato é fonte de fibras e apresenta baixo teor de gorduras, não havendo também gorduras saturadas que são associadas à problemas do coração

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Devido ao seu índice de fibras, a canjiquinha ajuda a aumentar a saciedade, o que evita que você sinta fome por um bom tempo, e também evita os exageros alimentares.

Além disso, as fibras também agem regulando o funcionamento intestinal, evitando problemas como a constipação.

Quanto ao número de calorias, em 50 g da canjiquinha amarela, há em média, entre 165 e 175 calorias.

Vale destacar, que um pacote de macarrão instantâneo, já contém 388 kcal e 7,2 gramas de gordura saturada, o que mostra que a canjiquinha pode ser muito mais saudável em sua dieta.

A alta ingestão de gordura saturada está relacionado ao aumento do colesterol LDL, o que eleva os riscos de doenças cardiovasculares”. Harvard Health Publishing.

Entretanto, apesar da sua boa composição nutricional, os acompanhamentos utilizados com a canjiquinha podem favorecer o ganho de peso pelo aumento das calorias ingeridas.

O perigo dos acompanhamentos da canjiquinha

Um dos motivos que faz muita gente pensar que canjiquinha engorda, é por conta dos acompanhamentos que esse prato geralmente leva.

E realmente, alguns deles podem aumentar e muito a quantidade de calorias e outros componentes que não são tão bacanas para o corpo.

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O creme de leite, por exemplo, quando adicionado, 1 1/2 colher de sopa, já acrescenta 2,5 gramas de gorduras totais e até 30 calorias a mais ao prato.

Por sua vez, a linguiça, que é um acompanhamento extremamente comum da canjiquinha, também acaba deixando a refeição bem mais gordurosa e calórica.

Observe que, apenas meia linguiça toscana, adiciona 5,4 g de gorduras saturadas, 630 mg de sódio e 222 calorias na canjiquinha!

Ainda falando da linguiça, é preciso levar em conta que o alimento tem adição de vários tipos de conservantes e elevado teor em sódio.

Estas substâncias estão em maior quantidade em carnes processadas como linguiça, bacon e calabresa.

O excesso de sódio na dieta pode prejudicar a eliminação de toxinas do organismo, fazendo com que o corpo acabe retendo líquidos, isso sem falar da sua ação sobre a pressão arterial.

Qual a melhor opção, canjiquinha com costelinha ou frango?

Quando o objetivo é a manutenção ou perda de peso, escolher os alimentos com menos calorias se torna fundamental neste processo.

Visto que, a Organização Mundial da Saúde, diz que o excesso de calorias no corpo, se não gastas por atividades físicas, pode promover o ganho de peso.

Embora a costelinha de porco e a canjiquinha amarela formem um par perfeito, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, a costelinha tem maior teor calórico, com 256 calorias em 100 gramas do alimento.

No entanto, a tabela mostra que a mesma quantidade só que de frango, tem 170 calorias, ou seja, a ave se mostra uma opção mais adequada para sua dieta.

Veja ainda! Ovo tem carboidrato?

Canjiquinha e seus benefícios na dieta

Brasileira, a canjiquinha é uma iguaria típica da nossa culinária, se constitui basicamente da moagem do milho, processo este que também dá origem ao fubá.

Muitas pessoas não sabem, mas o milho é um alimento benéfico em diferentes aspectos.

Para começar, o cereal é rico em vários nutrientes como vitamina C, magnésio, vitaminas do complexo B e potássio.

Inclusive, possui em sua composição, dois antioxidantes que são muito benéficos para a saúde, a zeaxantina e luteína.

Os antioxidantes desempenham papel fundamental no corpo, uma vez que ajudam a combater os radicais livres.

Essas são moléculas maléficas que podem gerar uma série de problemas no organismo, desde o envelhecimento precoce, até mesmo o surgimento de doenças.

Um outro benefício do milho, é ser naturalmente sem glúten, e o que isso importa para quem deseja ter uma vida mais saudável?

É preciso ter em mente, que existem pessoas que são intolerantes ou alérgicas a esse tipo de substância. Logo, o glúten pode acabar gerando uma série de efeitos colaterais graves.

Outro ponto interessante sobre o milho, é que em porções bem pequenas ele pode estar em dietas Low carb.

Isso porque apesar da quantidade de carboidratos, o cereal tem proteínas e fibras alimentares, que contribuem para o controle da glicemia

Inclusive, se comparado com a batata ou pão, o milho e outros grãos integrais acabam sendo mais vantajoso para quem deseja emagrecer.

Fatores que exigem cuidado em relação ao milho

Quando o assunto é milho não existem apenas benefícios. Os alimentos processados e derivados como os xaropes de milho, podem ser bem prejudiciais.

No caso dos xaropes, os níveis de açúcar no produto são altos, e o consumo deve ser moderado.

Sobretudo, ainda é necessário levar em consideração a questão dos transgênicos.

Isso porque vários estudos apontam que determinados componentes dos milhos transgênicos podem gerar efeitos como:

  • Mudanças no sistema intestinal;
  • Aumento de resistência antibiótica;
  • Problemas hormonais.

Por essa razão, é importante optar pelo cereal orgânico.

Conclusão.

Como pode ver acima, a afirmação que canjiquinha engorda depende de vários fatores.

O alimento pode ser uma boa alternativa para quem deseja perder peso, desde que se tenha cuidado com os acompanhamentos e quantidades na dieta.

Inclusive, cabe ressaltar que é sempre importante procurar um nutricionista para saber mais sobre a dieta adequada, e as devidas quantidades recomendadas.

Fontes:

  • https://www.nestle.com.br/marcas/nestle-creme-de-leite/creme-de-leite-nestle-tradicional
  • Tabela Brasileira de Composicao de Alimentos – TACO 4 Edicao Ampliada e Revisada
  • https://www.sadia.com.br/produtos/linguica-toscana-1kg
  • https://www.yoki.com.br/produto/canjica-amarela-mungunza-500-g/
  • https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/saiba-o-que-sao-os-alimentos-transgenicos-e-quais-os-seus-riscos