Carne de Hambúrguer Engorda? | Confira bem aqui!

Ela está na maioria das vezes em sanduíches ou em churrascos, a carne de hambúrguer de alguma forma está presente em nossas refeições.

Suas características são de um alimento leve e de rápido preparo, mas quem está de dieta tem dúvida se o alimento é ou não uma boa escolha.

A carne de hambúrguer é feita do músculo bovino, mas também pode ser feita de frango. A carne é moída, compactada e depois modelada na forma de disco como conhecemos.

O alimento é fonte de proteínas e contém importantes vitaminas e minerais para o corpo.

Contudo, se engana quem pensa que a carne de hambúrguer possui menos calorias que a carne comum, portanto, vale a pena ficar de olho nas quantidades.

De acordo com as informações nutricionais das duas principais fabricantes aqui no nosso país, 1 1/2 unidades já chegam a ter entre 160 a 225 calorias.

Já a versão feita de frango possui um pouco menos, e carrega entre 133 a 201 kcal.

Afinal, carne de hambúrguer engorda?

Bem, como outras carnes processadas, o hambúrguer engorda se não houver controle sobre as quantidades ingeridas. Portanto, é mais saudável optar pelas versões caseiras feitas com carnes magras.

Embora o ganho de peso seja o resultado do desequilíbrio entre quanta caloria você ingere e quanto gasta, estudos sugerem que o tipo de alimento também é um fator.

Uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, liderada pelo Dr. Dariush Mozaffarian e Dr. Frank Hu, acompanhou os hábitos alimentares e o estilo de vida de 120.000 pessoas, por 12 a 20 anos.

Eles descobriram que aqueles que tinham dietas compostas por carnes processadas, bebidas açucaradas ou batatas fritas, ganhavam mais peso.

O mesmo resultado foi observado nas pessoas que dormiam menos de 6 horas por dia ou mais de 8 horas.

O interessante é que as dietas constituídas por frutas, legumes, grãos inteiros, nozes e iogurte, foram relacionadas a perda de peso.

Embora o estilo de vida seja importante, os pesquisadores chegaram à conclusão que as escolhas alimentares são essenciais para reduzir o risco do ganho de peso.

O hambúrguer caseiro é mais saudável que o industrializado.

A falta de controle com a carne processada não apenas engorda, mas também é prejudicial à saúde.

Isso porque as carnes industrializadas são mais ricas em gorduras saturadas e principalmente sódio.

Portanto, esse tipo de alimento precisa ser consumido de maneira eventual e sem exageros, especialmente na dieta de quem tem doenças cardiovasculares.

Sendo assim, vale a pena optar pela carne de hambúrguer feita aí em sua casa, devido à possibilidade de escolher os ingredientes mais saudáveis.

No preparo, escolha os cortes magros como patinho, coxão duro, maminha, filé mignon e lagarto, pois possuem menos calorias.

Ao invés de temperos industrializados, use cebolinha, salsinha, alho, cebola, pimenta e coentro, eles dão sabor e mais fibras alimentares aos alimentos.

Aliás, você sabia que os alimentos preparados fritos tem mais calorias que os assados?

Pensando nisso, preparamos uma receita de carne de hambúrguer light assada para sua dieta, e o melhor é super fácil de fazer!

Receita de carne de hambúrguer light!

ingredientes:

  • 3 dentes de alho ralados
  • Salsinha picada a gosto
  • 400 g de maminha moída 2 vezes
  • 2 cebolas raladas
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

  1. Num recipiente, misture bem a carne moída e os temperos, depois modele a carne na forma de bolas, e então dê o formato de hambúrguer.
  2. Leve ao forno micro-ondas, coberto com a tampa por 3 minutos em potência alta. Deixe em repouso por 2 minutos.
  3. Sirva com arroz branco, salada ou legumes.

Considerações finais

É importante ter em mente que o ganho de peso não acontece devido apenas a um tipo de alimento.

Isso porque as calorias totais ingeridas diariamente são obtidas de diferentes alimentos, do café da manhã ao jantar.

A carne de hambúrguer não precisa ser totalmente retirada do cardápio, porém consumir porções moderadas e não ter um estilo de vida sedentário, é o ponto mais importante nessa questão.

Para desfrutar de uma vida saudável e ainda estar em boa forma, é essencial associar a sua dieta a atividades físicas.