Comer Abacaxi À Noite Faz Mal? | Saiba bem Aqui!!!

Embora as frutas sejam importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais, reza um ditado popular que diz. “Fruta de manhã é ouro à tarde é prata e à noite mata”, porém, será que comer abacaxi à noite faz mal?

Existem mitos alimentares em quase todas as culturas, acerca de vários alimentos, inclusive sobre as frutas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A crença que se deve evitar o consumo de frutas à noite se estendeu pelo mundo todo. No entanto, antes de excluirmos as frutas do jantar, é necessário ouvir o que os especialistas dizem a respeito.

A nutricionista Sara Sabbah, formada em Nutrição e Dietética e possui mestrado em ciências médicas básicas, explica que muitos evitam frutas no período noturno porque acreditam fazer mal.

Os motivos vão desde que o alimento pode favorecer no ganho de peso, causar indigestão ou elevar os níveis de açúcar no sangue.

A nutricionista conta que apesar das frutas serem alimentos naturais e saudáveis para o corpo, de fato elas contêm açúcares.

A alta ingestão de qualquer alimento em especial à noite, quando gastamos pouca energia, pode causar o ganho de peso. No entanto, para evitar isso é só ter moderação.

Naomi Tupper, formada em nutrição dietética e biotecnologia, ressalta que o risco do açúcar na fruta aumentar a glicemia para valores anormais, é mais comum em diabéticos.

A nutricionista sugere frutas com baixo índice glicêmico (IG), como, por exemplo maçã, pera e morango. Por fim, ela acredita ser é improvável que frutas causem indigestão. no caso do abacaxi, o alimento contém enzimas como a bromelaína que ajuda no processo digestivo.

De fato, conhecer a composição dos alimentos é muito importante e no caso do abacaxi não é diferente. Saber de algumas particularidades antes de consumi-lo à noite pode ser interessante. Então vamos conferir?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Saiba que o abacaxi é rico em água!

Uma das características do abacaxi é ser rico em água, o que pode ter um efeito diurético.

Claro que exagerar nas porções próximo à hora de dormir não é uma boa ideia. Como resultado poderá proporcionar viagens indesejadas ao banheiro e atrapalhar o seu sono.

A fruta contém ácido:

O abacaxi é uma fruta relativamente ácida e pode não ser uma boa escolha à noite se você sofre de refluxo gastroesofágico (azia). O período noturno é quando o seu estômago precisa de descanso, neste caso, considere conversar com seu médico antes de ingerir a fruta.

Entretanto, se você não despensa aquela saborosa fruta antes de ir para cama, agora é bom ter cuidado com os dentes.

O ácido presente em frutas como limão e o abacaxi pode trazer danos aos seus dentes, portanto, após o consumo é recomendado escovar os dentes antes de se deitar.

Agora vamos aos benefícios do abacaxi para o seu corpo

Já faz algum tempo que estudos mostram as propriedades benéficas do abacaxi, um exemplo é a grande quantidade de vitamina C na fruta, cerca de 47,8 mg, este nutriente ajuda na imunidade do corpo.

A fruta também não está entre as mais ricas em calorias, o que pode ser uma opção para aqueles que buscam a perda de peso. 100 gramas fornecem 50 calorias de acordo com a USDA

A propósito, essa refrescante fruta ainda é rica em fibra alimentar, com o valor de 1,4 g, que trazem diversos benefícios como promover um bom funcionamento do intestino e também saciedade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM!

Contém potássio e antioxidantes.

Os antioxidantes não só estimulam a sua imunidade, mas também mantêm a aparência da sua pele mais jovem.

De acordo com o nutricionista e médico certificado em medicina natural. Dr Josh Axe, essa fruta pode proteger contra doenças cardiovasculares devido ao seu teor de fibra, potássio e vitamina C.

Um estudo descobriu que um dos benefícios do suco de abacaxi é habilidade cardioprotetora, como observado em testes realizados em ratos.

Se concluiu que o suco do abacaxi pode reduzir os riscos de doença coronariana e também pode auxiliar na digestão.

Por fim, dentre os inúmeros benefícios do abacaxi também podemos citar os efeitos anti-inflamatório da bromelina como demostrados em estudos.

Referências

  • https://www.archyworldys.com/list-of-recommended-foods-for-before-going-to-sleep-2/
  • https://www.salud180.com/nutricion-y-ejercicio/es-malo-comer-fruta-antes-de-ir-dormir
  • https://www.caloriesecrets.net