Comer Camarão Menstruada Faz Mal? | Veja e Entenda!

comer camarão menstruada faz mal

Seja em casa, na praia ou no restaurante, difícil mesmo é resistir a um bom camarão.

Porém, há quem diga que ingerir o crustáceo faz mal quando a mulher está menstruada.

A lista de proibições durante a menstruação é bem grande, vai desde alimentos, andar descalça ou até lavar a cabeça.

Contudo, antes de mudar a sua rotina por causa dessas crenças, é preciso saber se possuem fundamentos na ciência.

Afinal, pode comer camarão menstruada?

O camarão não deve ser consumido por pessoas alérgicas ou intolerantes, porém é permitido durante o período menstrual.

Não existem evidências científicas que o camarão ou qualquer alimento seja prejudicial quando a mulher está menstruada.

A ideia de que certos alimentos são proibidos durante a menstruação, não possui respaldo na ciência.

São crenças que existem por razões culturais e sobrevivem até nos dias de hoje.

No caso do camarão, o risco não está associado ao período menstrual, mas sim a condição de saúde do consumidor.

Por exemplo, a restrição ao alimento se aplica a pessoas que possuem alergia ou intolerância ao camarão.

Além disso, ele também deve ser evitado por quem possui níveis elevados de ácido úrico.

Isso porque o camarão é rico em purinas, substâncias que quando em excesso no corpo, elevam os níveis de ácido úrico.

Quais os sintomas da alergia ao camarão?

Os peixes e frutos-do-mar, possuem potencial risco alergênico. Isso significa ser mais comum ter alergia a alimentos do gênero.

A alergia ao camarão, é uma reação do sistema imunológico a certa substância no alimento, e pode ocasionar em alérgicos sintomas como;

  • Vômito
  • Caroços
  • Falta de ar
  • Cólicas 
  • Dor de cabeça
  • Inchaço sob a pele
  • Tontura
  • Diarreia
  • Tosse
  • Coceira

Contudo, essas reações só ocorrem em pessoas com predisposição genética.

Se o camarão faz parte da sua dieta e nunca provocou reação adversa, é possível que este não seja o seu caso.

Contudo, se após a ingestão do crustáceo apresentar quaisquer dos sintomas citados, é recomendado buscar ajuda médica.

Benefícios do camarão durante a menstruação

Apesar da fama de vilão, o camarão contém nutrientes que são essenciais quando a mulher está menstruada.

A nutricionista americana Brianna Elliott, explica que este alimento é baixo em calorias e não tem carboidratos.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em 100 g de camarão, há 99 calorias, enquanto a sardinha tem 208 kcal.

Além disso, o camarão é fonte de ferro, um mineral muito importante para a saúde da mulher.

O alimento ainda possui ácidos graxos ômega 3, e é fonte do mineral magnésio. 

Estudos apontam que o ômega-3 melhora o humor e combate a inflamação.

Sendo importante sua ingestão durante o período menstrual e pré-menstrual. 

Já o magnésio atua aliviando cólicas e reduzindo a retenção de líquidos, que é comum nessa fase feminina.

O camarão ainda é fonte de outros nutrientes essenciais para o corpo, confira a relação abaixo:

  • Vitamina B12
  • Proteínas
  • Cálcio
  • Potássio
  • Selênio
  • Zinco e colina

O controle com o sódio nos alimentos

Antes e durante a menstruação, uma queixa comum entre as mulheres, é o inchaço corporal, que dá aquela sensação de ganho de peso.

A retenção de líquidos durante a menstruação é devido ao aumento do hormônio progesterona no corpo da mulher.

Este hormônio ativa um outro chamado aldosterona, que faz com que os rins retenham mais água e sal.

Este processo provoca inchaço em áreas como rosto, seios, braços e abdômen, e alimentos ricos em sódio podem piorar esse quadro.

Limite na dieta os alimentos ricos em sódio

Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, recomenda reduzir na dieta alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e açúcar.

Apesar do camarão ser nutritivo, ele é rico em sódio e a versão embalada ou empanada, possuem taxas ainda maiores da substância.

Portanto, vale a pena não exagerar no consumo!

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, confira os valores de sódio para 100g de alguns alimentos.

Alimento sódio
Camarão cozido367 mg
Frango51 mg
Sardinha inteira cru60,4 mg
Fonte: tabela TACO

Embora o camarão seja mais rico em sódio, não é necessário excluir o crustáceo do cardápio, mas consumi-lo sem exageros.

De olho na procedência

Outra questão sobre os perigos do camarão, são as possíveis contaminações, aliás, isso é muito comum.

Os frutos do mar podem estar contaminados por microrganismos ou elevados índices de substâncias tóxicas.

Portanto, para evitar esses problemas, é preciso buscar por camarões de boa procedência e evitar os de origem duvidosa.

Se for comprá-los frescos, observe se a cauda e a cabeça estão presas ao corpo, pois quando não estão, indica que o fruto-do-mar está velho.

Veja se a casca está firme e brilhante, sem manchas amarelas ou escuras, o camarão também deve ter o cheiro suave do mar.

Caso for comprar o camarão congelado, observe sua embalagem, o fabricante e a data de processamento. 

Considerações finais.

Hoje explicamos se faz mal comer camarão menstruada, porém vimos que vários fatores devem ser considerados.

Com ajuda de um médico e nutricionista, é possível criar um plano alimentar adequado às suas necessidades e condições de saúde.

Por isso, é muito importante consultar o profissional antes de fazer qualquer alteração em sua dieta.

Esperamos que tenham gostado da matéria e até a próxima!


Revisão Marianne Rocha Nutricionista

Mestra em Ciências – FSP/USP Pós-graduanda em Nutrição Esportiva – CEFIT

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