Comer Camarão Menstruada Faz Mal? | Veja os Cuidados!

Antes e até durante a menstruação, normalmente as mulheres têm dor de cabeça, se sentem mal-humoradas, têm cólicas e ansiedade. No entanto, será que comer camarão menstruada faz mal?

Não há evidências científica que a ingestão do camarão seja prejudicial no período da menstruação. Contudo, ingerir este alimento pode ter vantagens e desvantagens nessa fase.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Primeiro: Os benefícios do camarão

No ponto de vista nutricional, o camarão se mostra um alimento rico em vários nutrientes.

A nutricionista americana Brianna Elliott, do site Healthline, afirma que crustáceo possui baixo teor em calorias, não tem carboidratos e fornece mais de vinte vitaminas e minerais diferentes.

Além disso, saiba que o alimento contém antioxidantes e ômega 3. Durante a menstruação (início do ciclo), a mulher fica sensível e indisposta.

Por isso, é recomendado consumir alimentos ricos em ômega 3, que fortalece o sistema imunológico, aumenta a concentração e neutraliza o estresse.

No entanto, agora vamos falar de algumas desvantagens de consumir o camarão quando você está menstruada.

É rico em sódio e colesterol

Saiba que o camarão é rico em sódio, de acordo com a TBCA, tabela brasileira de composição de alimentos. 100 g do crustáceo cozido carrega 367 mg de sódio.

Enquanto a mesma porção de frango sem pele possui apenas 51 mg

Alimentos ricos em sódio podem piorar sintomas como o aumento da retenção de líquidos e a sensibilidade nos seios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além do teor elevado em sódio, o camarão tem quantidades significativas em colesterol. Conforme a tabela, uma porção de 100 gramas do alimento já contém 241 mg.

Não é recomendado consumir mais que 300 mg de colesterol por dia, sendo que o valor cai para 200 mg em casos de doenças ligadas ao coração.

De acordo com estudos feitos na Universidade da Carolina do Norte, Universidade Estadual de Nova York e o Sistema de Ciências da Saúde da Universidade de Nevada.

Os níveis de colesterol nas mulheres variam de acordo com a fase do ciclo menstrual. A pesquisa mostrou que os níveis de colesterol correspondem a mudanças mensais nos níveis de estrogênio.

O Dr. Schisterman um dos membros da pesquisa, explica que é provável que os níveis de colesterol sejam maiores antes da ovulação. De modo que poderia ter um impacto em mulheres cujos níveis de colesterol já são altos.

A ovulação normalmente acontece entre 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação. Portanto, antes dessa fase é sugerido uma dieta moderada com alimentos ricos em colesterol.

SAIBA MAIS!

Afinal, qual o melhor? Camarão frito ou cozido?

Por fim, evite o camarão frito e dê preferência aos preparados cozidos. Isso porque alimentos fritos podem ter forte influência na atividade hormonal em seu corpo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As alterações hormonais durante o ciclo menstrual estão ligadas a sintomas como inchaço e sensibilidade mamária.

Além disso, procure consumir camarões de procedência, isso porque alguns crustáceos podem conter conservantes usados para evitar a descoloração. Portanto, frutos do mar de origem duvidosa podem causar sérios danos à saúde.

Referências nutricionais: (TBCA) tabela brasileira de composição de alimentos.