Comer ovo à noite faz mal? | Descubra.

O que importa para a saúde não é o horário do consumo do ovo, mas a qualidade e o modo de preparo dele.

Portanto, você pode comer ovo à noite, pela manhã ou à tarde, pois se trata de um alimento rico em vários nutrientes para o corpo.

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Fato é que o ovo é uma das melhores fontes de vitaminas, minerais e aminoácidos para se colocar na dieta.

Além disso, ele é rico em triptofano, um aminoácido que ajuda a produzir serotonina, um hormônio que regula o sono, o apetite e o ritmo cardíaco.

Baixos níveis de serotonina causam dificuldade para dormir, ansiedade e até depressão, por isso, é essencial consumir alimentos ricos nesse componente.

Além de tudo, o ovo possui melatonina, segundo a Revista Nutrients, ele carrega mais melatonina que a carne e outros alimentos de origem animal.

A melatonina ajuda no sono, protege contra a depressão e melhora o sistema imunológico.

Portanto, não faz mal comer ovos à noite, desde que não exagere nas quantidades em seu prato.

De onde vem a ideia?

A ideia de que comer ovos à noite pode causar indigestão vem de conselhos dos mais antigos.

Alguns pensam que alimentos ricos em proteínas são mais difíceis de digerir e podem causar problemas de digestão.

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Sendo assim, é comum as pessoas preferirem comer algo leve no período noturno, como por exemplo biscoitos.

No entanto, não há estudos científicos que provem que ovos à noite são prejudiciais, contanto que você consuma sem exageros.

Quantidade na dieta?

Segunda a nutricionista americana Cecília Snyder, a quantidade para um adulto saudável gira em torno de 1 ou 2 ovos por dia.

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E para evitar o ganho de peso, vale a pena fugir de preparações muito gordurosas, já que elas escondem muitas calorias.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, em 100 g de ovo cozido há 145 calorias, Já quando frito, sobe para 240!

Além disso, a fritura dificulta o processo de digestão, sendo um problema ainda maior próximo a hora de dormir.

Portanto, principalmente durante a noite, o ideal é optar por refeições preparadas cozidas, como poché ou mollet.

Comer ovo cozido emagrece?

Comer ovos cozidos pode promover saciedade por mais tempo, o que nos leva a ingerir menos calorias.

Os alimentos proteicos são bons para aumentar a massa muscular e a saciedade porque eles são absorvidos lentamente pelo corpo.

Mas, para emagrecer, é essencial controlar não apenas as calorias, mas em conjunto fazer exercícios regularmente.

Além de tudo, opte na dieta por vegetais como brócolis, espinafre e pepino, pois são nutritivos e baixos em calorias.

O mesmo serve para as proteínas magras, como frango, peixe e ovos, já que ajudam a aumentar os músculos e a sensação de saciedade.

Já para dar aquela força para a saúde cardíaca, vale a pena consumir fontes de gorduras boas, como linhaça e salmão, em virtude de serem benéficas para o coração.

    Em conclusão, o consumo de proteínas e vegetais, controlar as porções e se exercitar regularmente são chaves para emagrecer de forma saudável!

    Evite frituras próximo a hora de dormir

    Ovos fritos podem dificultar a digestão, e com isso piorar quadros de azia e gastrite em pessoas nestas condições.

    A fritura pode agravar esses problemas devido ao aumento da produção de ácido e à capacidade de irritar a mucosa gástrica.

    Logo, se você tem problemas como Refluxo gastroesofágico ou gastrite, vale a pena evitar frituras, especialmente durante a noite.

    Cuidados com os ovos

    Algumas pessoas podem sofrer de intolerância ou alergia ao alimento, apresentando inchaço, coceira, problemas intestinais entre outros.

    Entretanto, nem todo mundo precisa se preocupar, pois a alergia depende de uma predição genética, não acometendo a todos.

    Porém ao apresentar qualquer sintoma grave após a ingestão do alimento busque sempre ajuda medica.

    Já ao comprar o ovo, coloque ele num local fresco e arejado, certifique-se de que o recipiente esteja limpo e bem fechado.

    Verifique se a embalagem possui selo de aprovação sanitária e data de validade. Nunca utilize ovos rachados, quebrados ou sujos.

    Receita da hora!

    1. Encha uma panela pequena com água e deixe ferver.
    2. Se quiser, adicione um pouco de vinagre branco.
    3. Quebre um ovo em uma tigela.
    4. Coloque ele na água fervente.
    5. Deixe cozinhar por 4-5 minutos.
    6. Use uma escumadeira para retirar o alimento da água.
    7. Escorra o excesso de líquidos com papel toalha.
    8. Repita o mesmo para mais ovos.
    9. Tempere com sal.
    10. Sirva e bom apetite!