Creme de leite engorda? | Confira os cuidados na dieta.

Oh dúvida cruel, será que creme de leite engorda ou não? Ele tem muito carboidrato?

creme de leite é um alimento usado em receitas doces e salgadas, onde concede maior cremosidade e sabor.

Contudo ele é rico em gorduras, que é o macronutriente mais calórico. Para fins de comparação, apenas um grama de gordura fornece ao organismo 9 calorias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por este motivo, muita gente deixa de usar o creme de leite com medo de engordar. Mas, será que o creme de leite engorda mesmo? 

Quais são os outros nutrientes presentes no alimento? Confira a seguir.

O que tem no creme de leite? Veja a composição nutricional

A seguir encontram-se as informações nutricionais de uma marca de creme de leite famosa no mercado de produtos lácteos:

Porção de 15 gramas ou 1 colher e meia de sopa 

  • Calorias: 30kcal 
  • Carboidratos: 0 g
  • Proteínas: 0 g
  • Gorduras Totais: 3 g
  • Gorduras saturadas: 2 g
  • Gorduras trans: 0 g
  • Fibras: 0 g
  • Sódio: 6,3 mg 

Existem muitas marcas de creme de leite no mercado. Por este motivo, a composição nutricional do creme de leite varia de acordo com o percentual de gordura.

Em geral, a maioria dos fabricantes de cremes de leite usam de 17% a 25% de teor de gordura para fabricar o alimento.

Creme de leite engorda?

A partir das informações fornecidas no rótulo acima, é possível analisar qual é a capacidade do creme de leite de engordar.

Sendo assim, vamos começar falando do valor calórico. A princípio, 30 calorias não é um valor tão alto, assim como a quantidade.

Entretanto, uma caixinha de creme de leite costuma ter 200 gramas e quase sempre é usada completamente em uma receita. Dessa forma, 200 gramas de creme de leite fornecerão ao corpo cerca de 400 calorias após ingeridas.

Sem falar que o creme de leite costuma acompanhar outros alimentos como batata palha, frango, queijos e carboidratos.

Além disso, o creme de leite não possui fibras, tampouco proteínas, que são nutrientes importantes para tornar um alimento saudável.

Em resumo, o creme de leite engorda quando consumido em excesso ou de uma só vez, já que acrescenta uma quantidade notável de calorias na dieta.

Creme de leite traz algum benefício para a saúde?

Embora seja um alimento capaz de engordar de forma fácil, o creme de leite está longe de ser o pior alimento do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em geral, ele fornece uma boa quantidade de cálcio, que é um mineral importante para a saúde do sistema ósseo, muscular e dentário.

Devido ao fato de ter pouco sódio, o creme de leite não é um alimento que prejudica a pressão sanguínea, diferente de alguns queijos amarelos ricos em sódio.

Com relação às vitaminas, possui vitamina A, D e vitamina C, mas em pequenas quantidades.

Os malefícios do creme de leite superam os benefícios

Classificar o creme de leite como um alimento saudável é impossível. Afinal, mais da metade do seu conteúdo é composto por gorduras saturadas.

As gorduras saturadas estão associadas a problemas de saúde perigosos como:

  • Aumento do risco cardíaco
  • Redução do colesterol bom 
  • Aumento do colesterol ruim
  • Entupimento das artérias e vasos sanguíneos
  • Acidente vascular cerebral 
  • Obesidade e sobrepeso 

Além disso, o creme de leite pode conter estabilizantes, conservantes e espessantes artificiais, que de acordo com alguns estudos podem favorecer a inflamação intestinal e provocar doenças como o câncer.

Sendo assim, é correto afirmar que os malefícios do creme de leite superam os benefícios. Portanto, consuma este alimento com cautela e moderação no dia a dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É possível incluir o creme de leite em uma dieta saudável?

É importante lembrar que a base do creme de leite são as gorduras, que devem fazer parte de pelo menos 20% do total de alimentos consumidos na dieta.

Dessa forma, o creme de leite deve ser ingerido em pouca quantidade uma ou duas vezes por semana, desde que não seja em uma quantidade exagerada.

Na prática, existem outros alimentos mais saudáveis que podem trazer a mesma cremosidade que o creme de leite como:

  • Iogurte natural 
  • Creme de ricota 
  • Molho branco feito com leite desnatado e amido de milho 
  • Ovos 
  • Kefir 

Conclusão

O creme de leite engorda quando consumido todos os dias e por meio de uma dieta rica em gorduras, carboidratos e pobre em proteínas.

Assim, quando usado em pequena quantidade não é capaz de alterar o peso, mas recomenda-se utilizá-lo poucas vezes na semana.

Pessoas que sofrem de hipertensão, portadores de doenças cardíacas e hipercolesterolemias devem optar por alimentos mais saudáveis que o creme de leite no dia a dia.

Lembre-se que a melhor forma de combater o ganho de peso é controlando a ingestão calórica e por meio da prática frequente de atividade física.

Por: Renato Fernandes – Nutricionista

Sobre o autor: Renato Fernandes é Nutricionista formado pelo grupo Unisepe com Especialização em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional. Atua como Nutricionista há 4 anos em consultório particular na cidade de São Lourenço-MG e é colunista de sites e blogs da internet com foco em saúde e alimentação. CRN9/ 22289 MG.