Cupuaçu Engorda? | Análise e calorias – Confira!

O Cupuaçu é uma fruta presente na América do Sul, e pode ser aproveitada de maneira rica para a culinária – principalmente quando o assunto é sobremesa. Seu sabor inigualável desperta interesse, mas ao mesmo tempo, preocupação, pois muitas pessoas têm a duvida se o cupuaçu engorda ou auxilia no emagrecimento.

A seguir, saiba tudo sobre o assunto. Além de sanar a dúvida, também descubra diversos benefícios que a fruta traz para o seu corpo!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um pouco sobre o cupuaçu

Como você já sabe, o Cupuaçu é uma fruta amplamente disponível no Brasil. Isso porque, ela é nativa da Floresta Amazônica, e assim, pode ser encontrada em todos os estados do nosso país.

Ele vem de uma árvore com mais de 20 metros de altura, que costuma amadurecer seus frutos em períodos chuvosos.

Seu sabor e odor são frutados, e lembram um pouco o cacau. Na região amazônica, frequentemente é consumido como sobremesa.

Propriedades da fruta

Afinal, de que é composto o cupuaçu? Em geral, pode-se dizer que a fruta traz consigo uma série de benefícios para a saúde, isso porque é rica em vitaminas (A, B, C), proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, e muito mais.

Além disso, fornece energia ao organismo, visto que possui, em média, 52 calorias e 10,4 gramas de carboidrato em 100 gramas da fruta.

Em avaliação energética, o cupuaçu possui menos calorias que o açaí, que carrega em média (67 kcal) ou mesmo a manga que tem (64 kcal).

No entanto, a fruta á mais calórica que o mamão papaia que possui 42 (kcal) ou até a melancia que contém (29 kcal)

Afinal, cupuaçu engorda?

Como você viu anteriormente, o cupuaçu pode ser mais rico em calorias em relação à outras frutas, o que pode preocupar indivíduos que desejam emagrecer. Porém, é preciso levar em conta outros benefícios deste alimento, como por exemplo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Estímulo ao metabolismo;
  • Garantia do bom funcionamento intestinal;
  • Potencial de aumentar a saciedade e diminuir o apetite;
  • Capacidade de diminuir os processos inflamatórios;
  • Grande quantidade de gorduras benéficas;

Para responder a dúvida de que o cupuaçu engorda ou não, devem ser levadas em conta todas estas questões.

Quando consumido com moderação, o cupuaçu só tem benefícios a oferecer, inclusive para indivíduos que estão de dieta. Portanto, para evitar que o cupuaçu engorde, é preciso:

  • Consumi-lo com moderação;
  • Associá-lo com outros alimentos com menor quantidade de calorias;
  • Aumentar o consumo de termogênicos – a exemplo do gengibre;
  • Tomar muita água;
  • Praticar exercícios físicos regularmente

Quando o cupuaçu pode atrapalhar a sua dieta

Assim como o açaí, o cupuaçu é muito utilizado na culinária brasileira, e o que não falta é ideias de como usar o fruto em varias receitas.

Embora devamos enaltecer a criatividade de nossos chefs de cozinha, receitas como o delicioso creme de cupuaçu são muito ricas em calorias.

Por exemplo, o leite condensado utilizado na receita é extremamente calórico, carregando até 65 calorias em apenas 1 colher de sopa.

Ao mesmo tempo, o saboroso e refrescante sorvete de cupuaçu, por vezes está cheio de gorduras e açúcar, que levará ao ganho de peso corporal, caso o consumidor não tenha moderação.

Portanto, é recomendado para aqueles que desejam a manutenção ou a perda de peso, limitar essas receitas e buscar a ingestão da fruta in natura, ou seja, em seu estado natural, sem adição de ingredientes.

Agora conheça os benefícios do cupuaçu!

O cupuaçu traz uma série de benefícios à saúde, que serão listados a seguir! Então anote aí e descubra o quão nutritivo essa fruta pode ser.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bom funcionamento intestinal

Devido o fato de ser rico em fibras, o cupuaçu ajuda a regular o trânsito intestinal, e consequentemente, controla o número de evacuações.

Portanto, indivíduos que possuem constipação (intestino preso) ou mesmo diarreia, poderão beneficiar-se da fruta. Também, para aqueles que desejam emagrecer, esta é uma grande vantagem!

Diminuição do apetite

Alimentos que são ricos em fibras (como o cupuaçu), ajudam a diminuir o apetite. Isso porque, há uma tendência a aumentar a saciedade, e consequentemente, diminuir a fome.

Sendo assim, quando consumido entre as grandes refeições, o cupuaçu pode ser um aliado para quem deseja emagrecer.

Combate a inflamação e o envelhecimento

O alimento possui uma série de compostos que agem combatendo a inflamação do organismo. Com isso, há a diminuição de dores crônicas, sintomas de reumatismos (como a artrite), e muito mais.

A presença de antioxidantes na fruta, ajuda a diminuir o número de radicais livres em nosso corpo, que previne a morte precoce das células. Consequentemente, o cupuaçu é um bom aliado para combater o envelhecimento precoce da pele. Veja também Abacaxi à noite faz mal?

Saúde cardiovascular

Pelo fato de ser rico em vários nutrientes, incluindo antioxidantes, assim o fruto favorece no aumento do bom colesterol”, melhorando a saúde cardiovascular – isto é, do coração e dos vasos sanguíneos. Com isso, pode-se amenizar e prevenir condições como:

  • Pressão alta;
  • Aterosclerose;
  • AVC;
  • Infarto agudo do miocárdio;

6) Estímulo ao metabolismo

O metabolismo pode ser estimulado por uma série de alimentos e hormônios, inclusive o cupuaçu.

Mas, para que este benefício seja real, é preciso que toda a dieta esteja voltada para este fim. Para isso, nada melhor que investir na alimentação saudável.

7) Aumento da disposição

Pelo fato de fornecer energia ao organismo, o cupuaçu é um excelente aliado quando o assunto é aumentar a disposição.

Para isso, ele pode ser consumido antes da prática de atividades físicas. Além de aumentar o rendimento dos exercícios, você estará mais disposto e com mais energia para ultrapassar seus limites!