Farinha de arroz engorda ou não? Análise e calorias!

Com a demanda crescente de alimentos sem glúten, a farinha de arroz é uma opção para substituir à farinha de trigo na dieta.

Contudo, será que farinha de arroz engorda ou não? A resposta para a pergunta você confere neste artigo.

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Mas antes, vamos conhecer melhor as características desse alimento?

Sobre a farinha de arroz

O grão de arroz, milho, aveia e trigo são compostos por três partes: o farelo, gérmen e o endosperma

A farinha de arroz integral é mais saudável porque preserva todos esses componentes, sendo mais rica em fibras.

Já a versão da farinha refinada, o farelo e o germe são removidos, devido o descascamento e polimento do arroz,

Sendo assim, a farinha de arroz integral é mais saudável se comparada com a versão refinada.

Farinha de arroz engorda ou emagrece?

Muitas pessoas usam a farinha de arroz pensando que ela possui menos calorias que outras farinhas, mas isso não é verdade.

Segundo a nutricionista Samara Santos, a farinha de arroz contém praticamente as mesmas calorias encontradas nas farinhas de trigo, milho ou mandioca.

Samara sinaliza para o fato da farinha de arroz também ser rica em carboidratos, assim como as demais farinhas no mercado.

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De acordo com a nutricionista, não ter moderação com a farinha de arroz e derivados pode ser um convite ao ganho de peso.

A melhor maneira de incluir o alimento no cardápio sem correr o risco de engordar, é consumir a farinha com moderação, explica.

Embora a farinha de arroz seja uma aliada das dietas para celíacos, ela pode engordar sim, se for consumida em grandes quantidades.

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O mesmo cuidado serve para os produtos feitos com farinha, como bolos, biscoitos e outros tipos de massa em geral, finaliza.

A farinha não engorda porque não tem glúten

Um outro mito é que a farinha de arroz não engorda devido não ter glúten, mas é preciso compreender que essa afirmação não possui respaldo na ciência.

A maioria dos estudos não mostram evidências suficientes que o glúten sozinho é capaz de favorecer o ganho de peso.

Então. como consumir a farinha sem atrapalhar a dieta?

Para colocar a farinha de arroz na sua dieta sem engordar, a primeira coisa que deve ser feito é monitorar a quantidade.

Quando o alimento é consumido dentro de uma dieta balanceada, ele não engorda e ainda oferece diversos benefícios para o corpo.

Por outro lado, a farinha de arroz engorda se for ingerida em quantidades que excedem as calorias que seu corpo precisa.

Contudo, a farinha não precisa ser uma vilã, o ideal é buscar consumi-la sem exageros e, assim, aproveitar seus nutrientes.

Número de calorias em diferentes farinhas:

100g do alimento.

AlimentoCalorias
Farinha de Arroz363 kcal
Farinha de mandioca crua361 kcal
Farinha de trigo360 kcal
Farinha de milho, amarela351 kcal
Fonte: Tabela TACO – NEPA/Unicamp.

A farinha de arroz não contém glúten, mas isso não significa conter menos calorias que as demais.

A farinha de arroz integral é rica em fibras

Quando se trata de perda de peso é preciso apostar em alimentos nutritivos e que promovem maior saciedade.

A farinha de arroz integral é a melhor opção devido ser rica em fibras que ajudam a controlar a sensação de fome.

Muita gente tem dificuldade para emagrecer pela falta de saciedade após a refeição, e os alimentos integrais podem ajudar nesse aspecto.

A farinha é low carb?

A resposta é não, isso porque o carboidrato é o nutriente predominante na farinha de arroz, a cada 100g do alimento 85,5 g são carboidratos.

Contudo, há várias farinhas low carb, como por exemplo, a de maracujá, amêndoas, linhaça e coco.

Além disso, elas também são ricas em fibras e possuem diversos nutrientes importantes para a saúde.

Tabela nutricional da farinha de arroz

100g do alimento.

Calorias363.kcal
Fibras solúveis3,5g
Carboidratos85,5g
Proteínas1,3g
Gorduras saturadas0,2g
Gorduras poliinsaturadas0,2g
Gorduras monoinsaturadas 0,1g
Niacina24,4 mg
Fósforo36,0mg
Piridoxina B63,5mg
Sódio17,1 mg
Magnésio4,3mg
Fonte: tabela TACO. – NEPA/Unicamp.

Como usar a farinha de arroz na dieta?

Ela pode ser usada na preparação de pães, bolos, macarrão, panqueca e massas em geral. A ideia é substituir a farinha de trigo.

A farinha de arroz não contém glúten e é fonte de fibras e nutrientes, por isso, ela é uma opção na dieta de pessoas com doença celíaca.

Agora, que tal conhecer uma deliciosa receita de farofa feita com farinha de arroz?

Modo de preparo

  1. Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de azeite de oliva.
  2. Adicione 2 xícaras de farinha de arroz integral.
  3. 1 cebola picada.
  4. Milho, cebolinha e sal a gosto.
  5. Em fogo médio, misture os ingredientes até dourar.
  6. Em seguida adicione 1 xícara de água e mexa por 3 minutos.
  7. Se desejar, pode colocar frango desfiado ou atum.

Consultora: nutricionista SAMARA SANTOS CRN 8726.


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