Farofa Engorda? | Dicas e opções na dieta.

A farofa é um acompanhamento delicioso e combina muito bem com o arroz, peixe, feijoada e não pode faltar num bom churrasco, mas será que farofa engorda?

Para entendermos os efeitos desse prato em nosso corpo, é preciso considerarmos a sua composição e também o número de calorias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O excesso no consumo e os acompanhamentos são os motivos mais comuns pelos quais a farofa engorda.

A farofa quase sempre é feita de farinha de mandioca ou milho, essas farinhas possuem baixo teor de gordura, mas são ricas em carboidratos. Se a farofa leva bacon, linguiça ou manteiga, pode ser um problema para quem precisa perder peso.

Neste caso, a ingestão deve ser moderada e eventual, pois exagerar engorda e não será saudável, por conta dos ingredientes da receita.

O mesmo cuidado serve para a farofa comprada pronta, pois essas opções não possuem poucas calorias e contém altas taxas de sódio e gordura saturada.

Em 1 colher de sopa da farofa pronta, é possível conter entre 135 a 153 calorias, vale destacar que em uma lata de 350ml de refrigerante do tipo cola contém 149 calorias.

A farofa industrializada também precisa ser evitada por pessoas com hipertensão ou problemas renais devido conter muito sal e gorduras saturadas.

No entanto, não é preciso riscar a farofa do cardápio para manter ou conquistar a boa forma, aliás, dá para consumir todo dia e de maneira saudável.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como preparar a farofa de forma saudável e sem engordar

Quem disse que farofa e dieta não combinam? Basta substituir alguns ingredientes para o prato ficar saudável e ajudar na perda de peso.

Como alternativa a farinha de mandioca ou de milho usada na farofa, os grãos integrais como a aveia são mais vantajosos em diferentes aspectos.

Estudos mostram que as fibras presentes na aveia ajudam no controle do peso, reduz os níveis de açúcar no sangue e diminui o chamado colesterol ruim (LDL.) (1) (2) (3)

A aveia contém um tipo de fibra alimentar chamado beta glucanas, a qual pesquisas apontam que o consumo associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis ajuda a alcançar esses benefícios.

Segundo um estudo do instituto de pesquisa científica em Addison, no estado de Illinois, nos EUA, adicionar a aveia na dieta ajudou a reduzir os níveis de colesterol LDL e a circunferência da cintura dos participantes envolvidos na pesquisa. (4)

Em comparação com a farinha, é mais vantajoso usar na farofa o farelo de aveia porque têm menos carboidratos e mais proteínas e fibras solúveis que ajudam a controlar a fome.

Além disso, outros grãos integrais podem ser utilizados na farofa por quem precisa controlar os níveis de açúcar no sangue ou visa a manutenção do peso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

5 farinhas que podem ser usadas na farofa

Farinha de linhaçaÉ rica em fibras.
Tem ação antioxidante por ser fonte de lignina.
Contém ômega-3.
Farinha de amêndoasTem substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória.
Baixo teor de carboidratos.
Faz bem para o coração, pois é fonte de gordura monoinsaturada
Farinha de quinoaAjuda a reduzir o apetite, já que é rica em proteínas.
É fonte de aminoácidos essenciais.
Tem um baixo índice glicêmico e pode ser útil para diabéticos.
Muito rica em antioxidantes.
Farinha de cocoPor ser livre de glúten é uma opção para os celíacos.
Tem ação antimicrobiana e antifúngica, devido a ser fonte de ácido láurico.
Alto teor de fibras que aceleram o trânsito intestinal.
Farinha de Grão de BicoAjuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Fonte de magnésio e potássio, importantes para a saúde do coração.
Contém ácido fólico, vitamina C e E.
É fonte de saponinas, a qual pode prevenir certos tipos de câncer

Note que, mesmo essas farinhas sendo saudáveis, o consumo precisa ser moderado e associado a outros alimentos nutritivos. Além disso, as farinhas podem causar prisão de ventre se não houver uma boa ingestão de água.

Temperos saudáveis para farofa

Usar temperos naturais ao invés dos industrializados é mais saudável devido aos nutrientes e fibras contidos nessas especiarias. Algumas opções para deixar a farofa ainda mais saborosa e nutritiva são;

  1. Cebola
  2. Salsinha
  3. Alho
  4. Tomilho
  5. Cúrcuma
  6. Cebolinha
  7. Pimentas
  8. E coentro

Farofa no churrasco, opções menos calóricas.

O receio que farofa engorda também está associado àquele churrasco de final de semana, mas para não comprometer a dieta é preciso escolher os cortes com menos gorduras.

A carne assada ou grelhada é mais saudável do que a preparada frita, já que a gordura adiciona calorias extras aos alimentos.

Abaixo separamos alguns cortes de menor teor de gorduras e calorias para colocar na dieta sem medo, confira algumas sugestões.

  • Filé mignon
  • Patinho
  • coxão duro
  • maminha
  • Alcatra

Receita de farofa de aveia com ovo

ingredientes

  • 2 xícaras de chá de farelo de aveia
  • 1 ovo cozido picado
  • Meia cenoura cozida picada
  • Meio tomate cortado em cubos
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal, cebolinha e salsinha a gosto.

Modo de preparo

Em uma frigideira aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola, o alho, a cenoura e o tomate.

Em seguida, adicione o ovo e o farelo e misture bem, desligue o fogo e coloque os temperos e misture tudo até homogeneizar os ingredientes.

Caso queira dar um sabor adocicado a receita, basta colocar cubinhos de maçã ou frutas secas de sua preferência. Sirva com arroz, feijão, salada e peito de frango cozido.

Receita de farofa light

ingredientes

  • 5 g de semente de girassol
  • 3 dentes de alho picados
  • 10 g de castanha-do-pará
  • 10 g de semente de chia
  • 100 g de quinoa em flocos
  • 1 cebola picada
  • Sal e salsinha a gosto
  • 1 colher de margarina light

Modo de preparo

Junte a quinoa, as castanhas, a semente de girassol e a chia, bata bem no liquidificador e depois reserve.

Na frigideira, coloque a margarina e refogue a cebola e o alho até dourar. Depois adicione as farinhas e deixe torrar um pouco e adicione o sal e a salsinha. Sirva e bom apetite.

Agora que você já descobriu quais as melhores opções, aproveite este espaço para compartilhar conosco qual sua receita preferida light.

Se gostou de saber mais sobre este assunto, não deixe de curtir e compartilhar com os amigos. Até a próxima!


Artigos Relacionados

Sair da versão mobile