Farofa engorda? Quais são as melhores opções? Estas e outras respostas você encontra aqui.

Afinal, a farofa é o acompanhamento predileto de muitas pessoas. Há quem não abra mão dela em todas as refeições, então como não pecar pelo exagero? Descubra isso e muito mais a partir de agora!

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Será que Farofa engorda?

A farofa não precisa ser considerada inimiga da dieta, porém o ideal é não cometer exageros. Principalmente quando a farofa é acompanhada de outras fontes de carboidratos como macarrão ou arroz.

A cada porção de 35 gramas de farofa (1 colher de sopa) até 28 gramas são carboidratos.

Embora os carboidratos sejam essenciais para o funcionamento do corpo, é preciso ter moderação para o controle do peso.

Em geral, é possível comer farofa e ainda não engordar, o segredo é saborear sem exageros e não combiná-la com alimentos muito gordurosos e calóricos.

Além disso, sabia que dá para reduzir as calorias no prato apenas fazendo substituições inteligentes?

Confira agora como tornar o alimento saudável e sem abrir mão do sabor!

Reduzindo as calorias na farofa

Para saborear a farofa sem colocar a boa forma em risco, separamos algumas dicas de ouro para sua dieta.

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Uma farofa tradicional tem ingredientes como:

  • Farinha de mandioca ou milho
  • Bacon;
  • Linguiça
  • Ovos;
  • Azeitona;
  • Salsa;
  • Óleo;
  • Cebola;
  • Alho.

Por exemplo, a farofa com bacon, batata palha ou linguiça é muito saborosa, mas a preparação é cheia de calorias!

Note que meia linguiça toscana agrega 222 kcal e 50 gramas de bacon até 270 kcal ao prato.

Contudo, para consumir sem comprometer a dieta, basta caprichar nos ingredientes saudáveis.

Ao invés da linguiça ou bacon, utilize carnes magras ou ovos cozidos, pois são boas fontes de proteínas e tem menos calorias.

Além disso, vegetais e temperos naturais como, alho, salsinha e cebolinha tornam a refeição mais saudável e rica em fibras.

Os alimentos naturais têm nutrientes que promovem uma boa saúde e as fibras oferecem maior saciedade e regulam o intestino.

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Inclusive, para saborear a farofa sem peso na consciência, reduza a margarina ou óleo da receita, já que podem elevar o teor de gorduras na refeição.

Farofa pronta ou feita em casa, qual a melhor para dieta?

O indicado é deixar as farofas vendidas prontas para ocasiões especiais e optar no dia a dia pela feita em casa.

O motivo é que a farofa pronta é rica em sódio e gorduras saturadas, além dos temperos industrializados e conservantes.

Esses componentes são seguros, desde que exista cuidado na frequência e nas quantidades ingeridas.

Sendo assim, o ideal é preparar o alimento em casa e escolher os componentes com menos calorias e mais saudáveis.

Informações nutricionais do alimento

FarofaCarboidratos CaloriasFibras
Tradicional de farinha de mandioca 28g143 kcal2,8 g
Feita com farinha de milho 25g138 kcal 1,7
Farofa de mandioca light 26g137kcal 2,0g
Com batata palha 26 g153 kcal2,5 g
Porção 35 g (1 colher de sopa)

Qual farinha possui menos calorias para usar na farofa? Milho ou mandioca?

Quando se pensa se farofa engorda ou não, logo temos a dúvida de qual farinha escolher.

Em geral, as farinhas têm valor calórico parecido, o que muda é quantidade de fibras.

Sendo assim, a farinha de milho se destaca no universo das dietas por agregar mais fibras.

O que contribui para maior saciedade, redução de gorduras vindas dos alimentos e melhora do funcionamento intestinal.

Além disso, não contém glúten servindo como aliada a quem tem intolerância ao glúten.

E mais! Pode ajudar na prevenção do tratamento da anemia por conter boa quantidade de ácido fólico.

Uma dica muito legal é substituir a farinha de mandioca ou milho por opções low carb como:

  • Farinha de linhaça;
  • Farinha de amêndoa;
  • Farinha de coco;
  • Farinha de aveia.

Hora de opinar

Agora que você já descobriu se farofa engorda ou não e quais as melhores opções, aproveite este espaço para compartilhar conosco qual sua receita preferida light.

Se gostou de saber mais sobre este assunto, não deixe de curtir e compartilhar com os amigos. Até a próxima!