Fubá Engorda? – Análise e Calorias! – Veja.

O fubá é versátil e ideal para o preparo de receitas como bolo, mingau, polenta, cremes e até das famosas sopas.

Por ter baixo custo e ser acessível, caiu nas graças das pessoas. Mas um alimento tão popular e consumido, gera dúvidas. Afinal, será que fubá engorda?

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre o alimento e saber de uma vez por todas se poderá ou não ganhar uns quilinhos a mais devido ao consumo.

Mas, o que é o fubá?

Ele é feito a partir da moagem do milho, o grão precisa estar seco e depois passa por uma série de moinhos e peneiras. O resultado é uma farinha fina, que dá origem ao famoso fubá mimoso.

Além disso, existe a versão feita em moinha d’água, sua produção é toda artesanal e possui tanto granulação fina como grossa.

Já para receitas como broas ou aquelas mais crocantes. O ideal é o fubá mais grosso, o qual também pode ser produzido de forma industrial.

Com o fubá em mãos, são produzidos diversos pratos amplamente nutritivos e saborosos, que tornam a nossa culinária ainda mais especial.

Afinal, o fubá engorda?

O fubá não precisa ser considerado inimigo da dieta. Pois, o que determina se vai ou não causar problemas como ganho de peso, é a quantidade ingerida.

Sobretudo, porque ele é rico em amido, um tipo de carboidrato o qual é encontrado em grãos e cereais como o milho. Sendo a mais importante fonte de energia ao organismo.

Segundo dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, os carboidratos representam a maior parte dos macronutriente e calorias no fubá

Em 100 gramas de fubá cru, 78,9 gramas são carboidratos, 1,9g de gorduras e 7,2g em proteínas, com total de 353 calorias.

Embora os carboidratos sejam fonte de energia, o problema é que quando são ingeridos em excesso, o corpo transforma essa energia excedente em gordura.

Por isso, para reduzir o risco do ganho de peso, é essencial ter moderação na ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como o fubá.

Porém, com equilíbrio no consumo, seja da canjica, farinha ou do fubá, esses derivados de milho serão saudáveis e não vão atrapalhar a dieta.

Isso porque eles são boas fontes de energia e nutrientes como vitaminas, fibras e minerais que são benéficos para a saúde.

Portanto, é preciso desmistificar que por si só fubá engorda, pois tudo dependerá das quantidades que você consome.

Contudo, antes de colocá-lo em sua dieta. O ideal é sempre procurar a orientação de um nutricionista ou nutrólogo.

Consumindo o fubá de forma saudável!

Fubá é um amido mais delicado. Por isso, é usado em receitas como, mingau, creme e até sopas.

A forma mais saudável de consumo é junto a outros alimentos de alto valor nutricional. Como vegetais, grãos integrais e carnes magras.

Pelo seu alto teor de calorias e carboidratos. O fubá pode ser usado no pré e pós treino por quem deseja hipertrofia. Pois ajuda no ganho de massa muscular e peso.

Benefícios para o corpo

Observados os cuidados necessários, o fubá torna-se uma fonte de nutrientes e promove muitos benefícios ao corpo. Confira alguns:

  • Não possui níveis consideráveis de colesterol
  • É baixo em gorduras saturadas
  • Não contém glúten
  • Combate a anemia ferropriva
  • Possui alto teor de fibras solúveis
  • Fonte de energia

Fubá prende ou solta o intestino?

O milho é uma fonte significativa de fibras, assim derivados como o fubá possuem esses componentes essenciais para uma boa saúde.

As fibras alimentares promovem vários benefícios para o corpo, como prevenir problemas como a constipação.

Contudo, para que a ingestão do fubá seja benéfica, precisa estar associado a alimentos e hábitos saudáveis na sua rotina.

Sendo assim, é preciso praticar exercícios físicos, beber bastante água e consumir vegetais, grãos integrais e probióticos.

Desse modo, o fubá em um contexto alimentar saudável, facilita o trânsito intestinal e ajuda a manter a saúde do órgão.

Valores nutricionais

Para ilustrar de maneira mais apurada as substâncias presentes no fubá. Trouxemos os dados mais recentes constantes na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

Todos os valores a seguir são baseados na quantidade de 100g do alimento.

Calorias 353
Carboidratos78,9g
Fibras alimentar 4,7g
Gorduras saturadas0,4g
Fibras solúveis 0,1 g
Gorduras monoinsaturadas0,9g
Gorduras poli-insaturadas1,3g
Niacina0,8 mg
Tiamina B10,3 mg
Proteínas 7,2g
fosforo107,8 mg
Cálcio2,7 mg
Cobre 0,1ug
Manganês41,2 mg
Potássio168,3mg
Ferro0,9mg
Zinco1,1mg
Fonte: Tabela: TACO

Considerações finais

Assim como outros alimentos, o fubá pode tanto beneficiar quanto prejudicar a dieta ao depender das quantidades que forem consumidas.

Sobretudo porque ele não possui poucas calorias e os carboidratos são os nutrientes mais encontrados no produto. Sendo que o excesso no corpo não é saudável.

Desse modo, é possível dizer que o fubá engorda se não houver moderação nele e nos demais alimentos em sua rotina alimentar.

Logo, com o consumo consciente do alimento, desfrutaremos não apenas do seu sabor, mas ainda de todos os seus nutrientes.

Sair da versão mobile