Revisão

Marianne Rocha Nutricionista

Geleia de Mocotó Engorda? | Pode na dieta? | VEJA

Este está entre os doces mais tradicionais em nosso país, mas é certo pensar que geleia de mocotó engorda? Bem, para tentar dar fim a essa dúvida, trouxemos algumas informações bem interessantes.

Quando o objetivo é a manutenção ou a perda de peso, é muito importante verificar a tabela nutricional nas embalagens de cada alimento. Pois, lá obtemos informações como teores em vitaminas, minerais, gorduras, calorias e muito mais!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Saiba que ao criar este hábito, evitamos adquirir produtos ricos em calorias que podem atrapalhar a nossa dieta.

Portanto, tendo isso em mente, tenho certeza que quando comprar sua geleia de mocotó, vai dar preferência as versões com menos calorias.

Geleia natural ou de caixinha?

Embora a geleia leve a fama de alimento rico em nutrientes, pois é feita de mocotó, considerado um fortificador.

Grande parte da população consome o produto industrializado, já na caixinha. O que infelizmente perde muitas de suas virtudes nutricionais.

Portanto, para aqueles que desejam aproveitar melhor os nutrientes do alimento, a sugestão é optar pela versão artesanal.

Afinal, geleia de mocotó engorda?

De acordo com OMS, Organização Mundial da Saúde, o fator principal que nos leva a ganhar peso, é ingerir mais calorias do que gastamos.

A tendência é que esse excedente, caso não gasto por meio de atividades físicas, seja armazenado no organismo na forma de gordura.

De fato, a composição do alimento está associado ao seu teor em calorias, igualmente a geleia de mocotó não foge a essa regra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os ingredientes básicos que se destacam na geleia de mocotó são; açúcar, corante caramelo e extrato proteico bovino.

No entanto, é importante enfatizar que ingerir quaisquer desses itens em excesso pode favorecer no ganho de peso corporal.

As iguarias como doces e compotas são naturalmente ricos em açúcar e calorias, e no caso da geleia de mocotó não é diferente.

Uma colher de sopa, já carrega em média 26 calorias, portanto, ao consumir apenas 5 colheres da geleia, o seu corpo já recebeu 130 calorias.

Note que em cinco colheradas do doce, existem mais calorias que em meio quilo de tomate, (105 kcal) ou pepino (50 kcal).

Esta comparação demonstra que em excesso, não apenas a geleia de mocotó engorda, mas também qualquer doce ou compotas em geral.

Contudo, existem outros fatores a serem considerados em relação à geleia, e para evitar o ganho de peso, vale a pena conferir logo abaixo.

Geleia de mocotó e os acompanhamentos.

Embora também seja ingerida pura, a geleia combina muito bem com vários alimentos. De modo geral, o produto é adicionado no pãozinho, torradas, roscas, bolos dentre outros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Todavia, essas combinações podem sabotar a sua dieta, pois itens de padaria são ricos em carboidratos, baixo em fibras e elevados em calorias.

Sendo assim, quanto mais geleia adicionada, maior é o número de calorias na refeição, o que de fato aumenta o risco do ganho do peso.

No entanto, a resposta se a geleia de mocotó engorda ou não, está no tamanho das porções consumidas e o estilo de vida do consumidor, devendo ser limitada na dieta de sedentários.

Sobretudo, vale lembrar que a geleia de mocotó possui alta carga de açúcar, o qual deve ser limitado também na dieta de diabéticos, por exemplo.

No entanto, ninguém aqui está dizendo que devemos parar de apreciar esse alimento. Mas sim consumi-lo com moderação.

De fato, os alimentos açucarados são comumente associados ao ganho de peso, de modo que o controle com esses é essencial para uma boa forma e saúde.

LEIA TAMBÉM!

Fica a dica: você pode optar pela versão zero açúcar!

Com o número crescente de pessoas que buscam a boa forma e vida mais saudável, a indústria alimentícia também vem mudando.

Assim, aqueles alimentos que tanto apreciamos têm a sua versão zero açúcar, a boa notícia é que a geleia de mocotó não ficou de fora!

Hoje em dia, é comum encontrar o alimento na versão sem açúcar, o que é ótimo para aqueles que apreciam e querem manter a boa forma.

Embora o número de calorias mude de acordo com cada fabricante, é possível encontrar em 100 g da geleia até 50 calorias.

Considerações finais

Com equilíbrio na dieta e as escolhas adequadas, é possível sim apreciar nossos alimentos favoritos sem medo de engordar.

Do mesmo modo, buscar ajuda especializada como a de um nutricionista traz vários benefícios para a saúde.

Pois o profissional vai analisar fatores individuais, como o seu estado de saúde, sexo e níveis de atividades físicas.

Isso ajudará a criar um plano alimentar adequado para você. Esperamos que tenha gostado desse artigo, então vejo vocês na próxima!

Revisão Dra. Marianne Rocha

Fontes:

  • Fonte TACO- Tabela Brasileira de Composicão de Alimentos
  • Arisco – Tabela nutricional
  • Organização Mundial de Saúde