Grávida pode tomar sonrisal? – Veja os cuidados.

Como a maioria das gestantes já sabem, é necessário ter cautela com os medicamentos durante a gravidez, inclusive aqueles de venda livre.

Isso porque, a probabilidade de causar riscos à saúde da mãe e a do bebê é alta. Por isso, é comum que muitas mulheres se perguntem quais remédios podem tomar no período gestacional.

Afinal, será que grávida pode ou não tomar Sonrisal para azia?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Sonrisal durante a gravidez

A azia é um dos problemas que acometem entre 17% e 45% das gestantes, segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Endocrinologia de Cuba.

O Sonrisal é uma das opções mais populares aqui em nosso país, ao mesmo tempo, ele  gera muitas dúvidas.

O medicamento é produzido pela companhia GlaxoSmithKline, sendo um antiácido e analgésico, indicado para o tratamento de azia, má digestão e acidez excessiva no estômago.

Este remédio é composto por ácido cítrico, bicarbonato de sódio e carbonato de sódio.

Desse modo, o Sonrisal ajuda a neutralizar o excesso de ácido no estômago e reduz o desconforto estomacal.

Além disso, ele atua aliviando dores de intensidade leve a moderada, já que possui ácido acetilsalicílico na composição.

Será que grávida pode tomar sonrisal?

Segundo a companhia farmacêutica que produz o medicamento, o Sonrisal não deve ser ingerido por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como já mencionado, o Sonrisal possui ácido acetilsalicílico, conhecido popularmente como aspirina.

Segundo a ginecologista americana, Yvonne S Tobah, o uso da aspirina em baixa dosagem – 60 a 100 mg por dia não é prejudicial durante a gravidez.

Contudo, ela explica que doses mais altas são capazes de aumentar não só o risco de aborto espontâneo, mas ainda defeitos congênitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ácido acetilsalicílico pode ser prejudicial para mãe e o bebê quando ingerido em altas doses ou por longos períodos.

A vista disso, a gestante deve sempre consultar um médico (a) antes de ingerir qualquer medicamento, inclusive, aqueles de venda livre como o Sonrisal.

Além disso, o ideal sempre é ler as informações na bula e nunca se automedicar.

Sonrisal: efeitos colaterais

Embora muitas mulheres tenham dúvida se grávida pode ou não tomar sonrisal, existem outros cuidados relacionados ao medicamento.

O uso pode causar alguns efeitos colaterais indesejáveis, tanto durante a gestação como em condições normais. Dentre as reações, estão;

  • Arroto
  • Gases
  • Vômito
  • Náusea
  • E distensão abdominal.

Contraindicações do Sonrisal

De acordo com a bula, o sonrisal é contraindicado para alérgicos ao ácido acetilsalicílico, salicilatos, anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs) ou qualquer outra substância da fórmula;

Além do mais, indivíduos com doenças cardíacas, renais ou no fígado devem sempre buscar orientação médica antes de ingerir este medicamento.

Outro cuidado, é em relação às pessoas que seguem uma dieta restrita ao sódio, bem como aqueles com suspeita de dengue, histórico de gota, úlcera estomacal, sangramento ou perfuração no estômago.

Caso você se enquadre em alguma das condições citadas, o melhor é consultar um profissional da saúde e buscar tratamento adequado.

Considerações finais.

O cuidado com os medicamentos é algo muito importante em todas as fases da vida, mas se torna maior durante o período da gestação.

De acordo com o fabricante, não é recomendado que mulheres grávidas utilizem o Sonrisal sem orientação e prescrição médica.

Apesar de serem vendidos sem receitas, muitos fármacos possuem substâncias que podem ser prejudiciais à saúde, sobretudo, durante a gravidez.

Sendo assim, é mais seguro falar com seu ginecologista obstétrico antes de ingerir qualquer medicamento.

Fontes:
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4562453/
  • https://www.mayoclinic.org
  • https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5839927/mod_resource/content/1/MEDICAMENTOS%20NA%20GESTA%C3%87%C3%83O.pdf
  • https://consultaremedios.com.br/
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28081850/
  • https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5839927/mod_resource/content/1/MEDICAMENTOS%20NA%20GESTA%C3%87%C3%83O.pdf