Grávidas Podem Comer Feijoada? | Veja os cuidados

Escolher bem os alimentos é muito importante para uma vida saudável, mas torna-se especial em condições como na gestação.

Existem diversos pratos na culinária brasileira que despertam dúvidas entre as gestantes. Uma pergunta comum é se grávidas podem ou não comer feijoada.

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Afinal, grávidas podem ou não comer feijoada? Existe algum risco?

Embora a dieta seja algo bastante individual, considerando as diferentes condições de saúde de cada pessoa, em geral, não existe contraindicação médica no consumo da feijoada na gravidez, exceto em quadros alérgicos.

Cabe a cada gestante junto ao seu obstetra e nutricionista buscar os melhores alimentos e restringir aqueles menos saudáveis.

É necessário destacar que no período da gestação, os riscos de contaminações por microorganismos são maiores, e muitas vezes pode ocorrer pela alimentação.

Portanto, para evitar contaminações, o cuidado na hora do preparo e conservação dos alimentos é importante, de modo que aqueles de origem animal como ovos, carnes e lácteos estão entre os passíveis de transmissão.

A feijoada é um prato que tradicionalmente leva carne suína, contudo, é possível ser encontrado nela crua ou mal cozida, os mais diversos microorganismos, abaixo confira alguns exemplos.

  • Salmonela
  • Shigella
  • escherichia-coli
  • Staphylococcus aureus
  • Toxoplasma gondii
  • Yersinia enterocolitica
  • Listeria monocytogenes

Estes patógenos são capazes de causar problemas em um hospedeiro em condições normais, mas em especial na gravidez, podem causar; Parto prematuro, infecção do recém-nascido, aborto espontâneo, natimorto dentre outros.

Confira alguns cuidados no preparo da feijoada

Embora a incidência de infecções por microorganismos através da ingestão de carnes tenham diminuído devido a maior higiene na criação e alimentação adequada dos animais, ainda existem riscos.

Desta forma, a carne de porco utilizada na feijoada merece alguns cuidados . A começar pela manipulação da própria carne e utensílios de cozinha que devem ser feito sempre com muita higiene.

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De acordo com ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, para uma boa conservação da carne, o alimento deve ser preservado no congelador e nunca a temperatura ambiente.

já a temperatura e o tempo de cozimento adequado da carne de porco ajuda a destruir as bactérias nocivas que causariam vários problemas de saúde.

De acordo com o portal de segurança alimentar dos Estados Unidos, o foodsafety.gov, a temperatura mínima de cozimento considerado segura para a carne de porco, vitela e cordeiro é de 160 ° F, convertendo para nossa medida em Celsius, daria cerca de 71 graus.

Feijoada enlatada na gravidez é uma boa ideia?

Pela praticidade do produto, muitas vezes a feijoada enlatada se faz presente na dieta de muitos, inclusive das gestantes. No entanto, o alimento pode apresentar alto índice de sódio, conservantes e gorduras saturadas.

Na atualidade, existe consenso médico e científico estabelecido que tais substâncias devem ser limitadas na dieta não só em condições normais, mas também na gestação.

Portanto, o sugerido é nunca exagerar nesse ou qualquer enlatado pois quase sempre esse tipo de comida é rica em substâncias nada saudáveis.

Feijoada enlatada: porção (120 g) tem em média 134 calorias, 708 mg de sódio e 3 g de gorduras saturadas.

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Alimentação saudável na gestação

A gestação é um período em que o bebê busca nutrientes de qualidade para melhor se desenvolver. Portanto, é recomendado uma dieta equilibrada, diversificada e nutritiva.

Considerando que a alimentação saudável na gestação, inclui dar preferência em alimentos como; peixes, frutas, grãos integrais, vegetais, carnes magras e produtos lácteos. Já comidas ultraprocessadas ou guloseimas cheias de açúcar pode não ser uma boa ideia.

De fato, estar atenta a sua dieta é fundamental, afinal, são 9 meses que irão gerar uma vida, não é mesmo? 😉

Nossa dica extra!

Embora o foco do nosso artigo de hoje foi se as grávidas podem consumir feijoada, também vamos trazer algumas informações extras e muito úteis na gestação.

Durante este período, você precisará de proteína e cálcio para os tecidos e ossos do bebê. Além disso, Ácido fólico para proteger contra os defeitos de nascimento do tubo neural e coluna vertebral.

Inclusive, saiba que segundo recentes pesquisas, também é muito importante uma dose diária 10 mg de vitamina D. Inclusive, é indicado ingerir alimentos ricos em ferro, que ajuda as células vermelhas do sangue transportar oxigênio para seu bebê.

Já o consumo de alimentos ricos em ômega 3 é fundamental para saúde tanto da mãe quanto do filho. Portanto, abaixo separamos uma pequena lista de alimentos ricos nesse tipo de gordura.

  • Sardinha
  • Arenque
  • Atum
  • Bacalhau
  • Salmão
  • Óleo ou a semente de linhaça
  • Azeite de oliva
  • Espinafre
  • Brócolis
  • Rúcula.

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