Grávidas Podem Comer Miojo? | Saiba os Cuidados!

Saboroso e fácil de fazer, o macarrão instantâneo faz sucesso no mundo todo, estando presente na rotina alimentar de adultos e crianças.

O alimento também gera dúvidas entre as gestantes, afinal, será que grávida pode comer miojo?

Neste mundo moderno a rapidez no preparo dos alimentos é cada vez mais importante e os chamados fast-foods foram adotados de vez.

Embora sejam vistos como prejudiciais, que atire a primeira pedra quem nunca comeu miojo ou qualquer comidinha rápida no almoço, não é mesmo?

Contudo, o que não faltam são alertas de profissionais da área de saúde e nutrição para limitar ou banir o macarrão instantâneo da dieta.

Isso porque o alimento carrega elevados teores de sódio, gorduras saturadas e conservantes, substâncias que se consumidas em excesso são prejudiciais.

A seguir, vamos entender como esse alimento pode impactar na saúde das gestantes e como podemos incluir na dieta de forma segura.

Entenda o que é o miojo.

Conhecido como miojo ou cup noodles, esse macarrão instantâneo é uma massa frita inventada no ano de 1958 pelo empresário japonês, Momofuku Ando, fundador da Nissin Product.

No entanto, o macarrão só chegou ao Brasil em 1965, seja como for, hoje já somos o décimo maior consumidor de miojo do mundo, com 2,37 bilhões de pacotinhos por ano.

Atualmente, a Nissin Brasil oferece diversos sabores de macarrão instantâneo em pacote e na versão Cup Noodles.

Será que as grávidas podem comer miojo?

A gestante não precisa riscar o miojo do cardápio, mas no dia a dia é melhor optar por alimentos de alto valor nutricional e consumir o macarrão instantâneo de vez em quando.

Isso porque o miojo é pobre em nutrientes e rico em sódio e gorduras saturadas, os alimentos com essas características devem ser consumidos com moderação.

Segundo a (OMS) Organização Mundial de Saúde, é recomendado para adultos ingerir no máximo 5 gramas de sal por dia, cerca de 2000 mg de sódio.

No entanto, em alguns casos um pacotinho de macarrão instantâneo chega a ter 1724 mg de sódio, 72% do valor diário.

 A alta ingestão de sal ou gorduras saturadas está associado ao aumento no risco de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, renais e doenças autoimunes.

O controle com macarrão instantâneo e demais alimentos ricos em sal, gorduras e açúcar deve ser maior na dieta de pessoas com diabetes ou doenças cardíacas.

Portanto, as gestantes com essas condições de saúde precisam reduzir ainda mais a quantidade e a frequência de consumo.

Além disso, o macarrão instantâneo possui poucas fibras alimentares e não promove muita saciedade, provocando fome mais rapidamente.

Sendo assim, é seguro dizer que grávidas podem comer miojo de forma eventual, mas diariamente vale a pena dar preferência para alimentos mais nutritivos.

Estudos sobre o tema

Segundo estudo feito pela Harvard School of Public Health, mulheres que consomem macarrão instantâneo duas vezes por semana, são 68% mais propensas a sofrerem de síndrome metabólica.

O grupo de fatores de risco, incluem;

  • Diabetes
  • Obesidade
  • Hipertensão
  • E glicemia elevada

Segundo os pesquisadores, mesmo associado a uma dieta saudável, a ingestão do macarrão instantâneo 2 vezes por semana, ainda apresenta riscos à saúde.

Segundo o autor do estudo, o professor Frank Hu, consumir o macarrão instantâneo uma ou duas vezes por mês não é problema, mas algumas vezes por semana é.

O estudo citado analisou 10.711 adultos na Coreia do Sul, onde o consumo de macarrão instantâneo é o mais alto do mundo.

Considerações finais

Alimentos como miojo, embutidos e refrigerantes devem ser consumidos sem excessos e ocasionalmente.

Eles nunca devem substituir as principais refeições do dia, como o café da manhã, almoço e o jantar.

Já na sua rotina alimentar, você pode trocar o macarrão instantâneo por alimentos mais saudáveis, como o macarrão comum.

Embora demore mais tempo para o preparo é mais saudável, aliás, na preparação opte por molhos com vegetais frescos e temperos como orégano, louro, tomilho entre outros.

Do mesmo modo, os peixes ricos em ômega 3, como salmão, sardinha e atum são uma boa combinação para o macarrão.

Além de adicionarem mais sabor a massa, esses alimentos contém importantes nutrientes para mãe e seu bebê.

Por fim, busque também ingerir alimentos ricos em vitamina D, pois a vitamina é muito importante no período da gestação.

E aí, que tal colocar mais alimentos saudáveis na sua dieta? Tenho certeza que a sua saúde e a do seu bebê vão agradecer!