Kibe Engorda? | Confira Aqui! |

O kibe é uma tradição da culinária árabe que caiu no gosto dos brasileiros, mas será que kibe engorda?

Afinal, o quitute é rico em calorias? E qual a melhor opção na dieta, assado, cru ou frito?

Para respondermos essa e outras perguntas, nosso site trouxe uma análise completa sobre o alimento, e claro, você confere em primeira mão por aqui!

As informações a seguir, nos revelam o perfil nutricional do kibe, de acordo com seu modo de preparo, número de calorias e muito mais.

Entãokibe engorda?

O kibe frito tem mais gorduras e calorias que a versão assada ou cru.

Embora o kibe cru pareça vantajoso, a ingestão não é indicada devido os riscos de contaminação por bactérias.

Porém, seja assado ou frito o que engorda é ingerir calorias demais e não gastar, ou seja, exagerar no kibe aumenta o risco do ganho de peso.

Inclusive, o risco é maior se for acompanhado de refrigerante, molhos e outros itens calóricos.

No entanto, dá para comer o kibe sem culpa desde que exista moderação nele e nos demais alimentos que compõe a dieta.

Tenha em mente que não importa a origem das calorias, se do kibe ou da coxinha, o excesso sempre vai favorecer no ganho de peso.

Portanto, o que determina se kibe engorda ou não, são as quantidades que você come, e assim basta ter moderação.

Aliás, você sabia que o kibe tem menos calorias que aquele pãozinho francês?

Segundo a tabela brasileira de composição de alimentos. Em 100 gramas de kibe assado há 136 calorias, já no pão francês, 300 calorias.

Trigo para kibe é saudável?

O kibe é feito de triguilho ou trigo de quibe. Se trata de um cereal integral nutritivo, baixo em gorduras e rico em fibras.

Tudo isso o torna saudável, pois as fibras promovem saciedade, controlam a glicemia e melhoram o funcionamento do intestino.

Além disso, o triguilho é fonte de vitaminas do complexo B e minerais como ferro, zinco, fósforo, potássio e ainda tem proteínas.

Isso faz do kibe mais saudável que a coxinha ou a empada, já que esses são feitos com farinha branca refinada.

Este tipo de farinha tem poucos nutrientes e é baixo em fibras alimentares, sendo menos saudável e de menor saciedade.

Kibe na dieta: dicas e opções saudáveis!

O que torna verdadeiro que kibe engorda são os exageros alimentares. Porém, os molhos e recheios também contribuem para aqueles quilinhos a mais.

A razão é que aumentam o valor energético do alimento e assim o número de calorias ingeridas.

colher de sopa de ketchup, aumenta entre 14 a 16 calorias no kibe e mais sódio ao lanche.

Já uma colher do requeijão tradicional eleva em média 82 kcal e torna a refeição mais rica em gorduras.

Esses itens não só agregam sabor, mas calorias extras. Dessa forma, limita-los reduzem as calorias no prato.

Também fazer o kibe em casa é uma boa para reduzir as calorias. Isso porque podemos escolher os ingredientes e a forma de preparo.

Opte por carnes magras como a maminha, paleta e lagarto e evite recheios ricos em calorias como queijo.

Temperos naturais como salsicha, cebolinha e cominho dão sabor e muito mais fibras.

Além disso, se deve considerar o modo de preparo, como no caso da fritura.

Ela acrescenta gorduras e calorias ao alimento e o deixa menos saudável.

As gorduras, os carboidratos e as proteínas, são um grupo de macronutrientes essenciais para o corpo.

Entretanto, na questão calorias, as gorduras são as campeãs. A cada grama tem 9 calorias, enquanto o (carboidrato 4 kcal.) e (proteína 4 kcal.)

Além disso, as frituras aumentam o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Estudos sobre a fritura e seus efeitos na saúde

Segundo estudos da Escola de Saúde Pública de Harvard e da Universidade Nacional de Cingapura.

Pessoas que consomem frituras pelo menos uma vez por semana, tinham maior risco de desenvolver doenças do coração e diabetes tipo 2.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão, após mais de duas décadas de pesquisas que examinou 100.000 homens e mulheres.

O risco aumentava de acordo com a frequência que eram consumidos esses alimentos concluiu o estudo.

Sendo assim, para a boa forma e vida saudável é indicado preparar os alimentos de modo que sejam grelhados ou cozidos.

Já as frituras devem integrar a dieta de forma moderada e esporádica.

Agora confira uma super receita de kibe fit de aveia. Achou interessante? Portanto, confira essa delícia!

Receita de kibe de aveia fit

Ingredientes, anote aí!

  • Uma colher de azeite de oliva extra virgem.
  • 1 cebola roxa ralada.
  • Um ovo.
  • 2 Abobrinhas cozidas e picadas.
  • 190 gramas de aveia em flocos finos.
  • Sal a gosto.

Recheio

  • 180 gramas de frango cozido desfiado.
  • Sal, salsinha e cebolinha a gosto.

Modo de Preparo.

  1. Misture os ingredientes até obter uma massa com liga, o suficiente para formar um bolinho.
  2. Com o dedo ou ajuda de uma colher, faça uma abertura no bolinho e adicione o recheio.
  3. Adicione os quibes em uma forma já untada com azeite.
  4. Leve ao forno em uma temperatura de 180° por 20 minutos.
  5. Deixe esfriar e sirva!