Leite é Remoso? | Segredo Revelado!!!

Hoje vamos falar se o leite é remoso ou não, mas antes de qualquer coisa, você sabe o que significa a palavra remoso? Pois bem, de acordo com o dicionário, o termo diz respeito a algo que faz mal.

No caso dos alimentos, ser remoso quer dizer ser gorduroso, perecível. Também está relacionado a componentes que dificultam a cicatrização, e capazes de provocar inflamações.

Popularmente, alimentos remosos são atrelados aos que contém alto nível de proteína e também gordura. E, dentre os alimentos ditos remosos, destacam-se:

  • Carne suína;
  • Frutos do mar;
  • Carne de pato.

Assim como também são denominados por “alimentos carregados”, os quais podem provocar reações negativas em quem consome.

Uma vez que se compreende o que é um alimento remoso, percebe-se que é importante saber quais são ou não, para então adaptar a dieta com o que for mais saudável!

Alimentos remosos: 

Existe uma variedade de alimentos que são considerados remosos, e se listados, são aparentemente diferentes. Mas, quando estudados a fundo, percebe-se que possuem um ponto em comum.

Em geral,  esses alimentos tem origem em animais, os quais possuem uma dieta na qual se alimentam de uma série de coisas, as quais nem sempre passam por controle de qualidade, e visam apenas o crescimento da criação.

Outro ponto que se destaca é que, os alimentos considerados remosos, são aqueles provindos de animais mais velhos, já em idade reprodutiva.

Considera-se que este tipo de alimento traz consigo as bactérias presentes na alimentação desses animais. Mas, através do processo de cozimento, se torna possível exterminá-las.

Dessa forma, torna-se mais seguro consumir este tipo de alimento, embora muitas toxinas podem sobreviver!

Existem muitas hipóteses que envolvem o consumo de remosos, uma delas é que estes não podem ser consumidos em períodos de vulnerabilidade do sujeito.

Essa situação vulnerável, diz respeito a questões de nível orgânico, tal como:

  • Períodos menstruais;
  • Doenças intestinais;
  • Presença de machucados, feridas;

Dentre outros. De acordo com as hipóteses existentes, consumir alimento remoso nestes períodos pode ser perigoso. E isso se deve à possibilidade de a ingestão agravar o quadro.

Tal hipótese baseia-se em pesquisas científicas, as quais apontam que as toxinas presentes nestes alimentos resultariam em danos ao organismo.

Em resposta as toxinas, o corpo atua com um mecanismo inato de imunidade, e isso, somado à vulnerabilidade inicial do sujeito, resultaria em aumento do processo inflamatório no organismo, piorando os quadros.

Ainda que existam essas hipóteses, atualmente não há confirmações a esse respeito. Entretanto, já existem evidências de resultados negativos frente à ingestão de alimentos remosos.

Dessa forma, compreende-se que possivelmente o consumo ou não de tais alimentos vai muito além de um tabu.

É necessário que, futuramente, sejam feitas mais pesquisas para que se possa compreender realmente como alimentos remosos agem no corpo daqueles que o consomem.

Saiba também! Leite ninho engorda?

Então, o leite é remoso ou não?

Enquanto define-se de modo categórico uma série de alimentos como sendo remosos, outros a definição é mais complexa.

O leite é um desses alimentos que, por vezes, gera dúvidas sobre ser ou não passível da classificação.

Grande parte deste questionamento se dá pelo fato de que ele não compreende todas as características de uma comida remosa!

Ainda assim, sabe-se que o leite é um alimento proteico, o qual pode ser gorduroso e que a depender da forma que é reservado, pode ser considerado perecível, estragando com rapidez.

Portanto, observa-se que o leite possui sim, características que podem o definir como remoso. Por este motivo, muitos povos e culturas tem receio em consumi-lo.

Talvez por crenças populares, muitas retiram o leite da sua dieta, a fim de promover a transmissão de um alimento mais saudável para o consumo.

E, dentre as restrições dietéticas de quem está amamentando, está o leite de vaca. Mesmo que não seja um tipo de carne, sua origem é animal e muitos sujeitos o consideram como remoso.

Ainda assim, é importante compreender, que não há uma única definição a respeito destes alimentos. Não há uma lista baseada em estudos científicos que defina quais são esses alimentos.

O que existe é uma compreensão, uma crença, que varia entre localidades, povos e culturas.

A depender da região do país em que estiver, é possível que o leite seja considerado como remoso. Mas, em outros pontos ele não o é.

E isso faz todo sentido, se for levada em consideração a produção e os cuidados existentes acerca da qualidade do leite oferecido. Ainda existem muitas divergências, mesmo em âmbito científico, sobre o assunto.