Revisão

Marianne Rocha Nutricionista

Leite Ninho Engorda? | É rico em calorias? | Confira!

Leite ninho engorda? Hoje esclareceremos esta e outras dúvidas sobre esse tradicional produto que faz parte da vida de muita gente.

O alimento é comum na dieta de muitos, mas quando o tema é o ganho de peso, o produto gera muitas controversas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Portanto, nós partimos em busca de mais informações como seu teor em calorias, nutrientes e muito mais.

Conhecendo um pouco sobre o leite ninho

O produto se trata de um tipo de leite que está presente na mesa de muitos brasileiros. É utilizado tanto na alimentação infantil, quanto na dieta de adultos.

Antes de esclarecermos se leite ninho engorda ou não, é importante falar um pouco sobre o que ele é. O produto se trata de uma versão desidratada do leite normal.

Ou seja, ele passa por todo um processo para retirar sua água, até que se transforme num pó. O alimento é conhecido por ser nutritivo e bastante prático.

Afinal, leite ninho engorda?

Segundo apresentado na tabela nutricional do produto, 2 colheres de sopa de leite ninho num copo de 200 ml de água, equivale a 126 calorias.

Enquanto 200 ml de leite UHT integral (aquele de caixinha comum) tem na média entre 116 a 117 calorias. Aqui, se nota que o leite ninho pode ser mais rico em calorias.

Contudo, esses valores em calorias podem aumentar em ambos os leites, principalmente quando não existe controle no açúcar que é adicionado à bebida.

No entanto, um alimento sozinho é incapaz de engordar, considerando que nas refeições consumimos diferentes tipos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entretanto, ao menos no que diz respeito as calorias, os alimentos com maior teor devem ser apreciados com maior cautela.

Afirmar se o leite ninho engorda ou não, depende de vários fatores, mas aqui vamos destacar as quantidades ingeridas, pois são a resposta para essa questão.

Quando as necessidades calóricas do corpo são excedidas, o que varia de acordo com cada indivíduo, se o excedente de calorias não for gasto por meio de atividades físicas, pode se tornar gordura no corpo.

Portanto, o consumo deste ou qualquer alimento em demasiado contribui para essa condição.

No entanto, o produto poderá integrar sua dieta sem qualquer risco, desde que as porções sejam moderadas, associadas a uma dieta equilibrada, nutritiva em conjunto a exercícios físicos regulares.

Portanto, vale a pena sempre buscar auxílio de um nutricionista para obter melhores resultados na perda de peso.

Leite ninho contém lactose?

De acordo com a tabela fixada na embalagem do produto, sim, cerca de 9,6 gramas, visto que é o açúcar natural do leite.

Segundo o Doutor Juliano Pimentel – médico fisioterapeuta, a lactose é um tipo de açúcar, o médico explica que o açúcar em excesso de fato não é o melhor aliado na perda de peso. fonte 3

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Será que lactose engorda mesmo?

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, estima-se que 65% da população adulta sofra com algum grau de intolerância a lactose. fonte 3

O que acontece com as pessoas que sofrem com essa condição, é que elas possuem baixa ou nenhuma produção de lactase, uma enzima. Com isso, sintomas como a retenção de líquidos, cólicas, diarreia e distensão abdominal podem ocorrer.

O que não está ligado ao ganho de gordura, no entanto, uma redução em alimentos ricos em lactose, pode levar a perda de peso, porém esse efeito é devido apenas á restrição calórica, visto que alguns alimentos foram “retirados” da alimentação.

Para aqueles que buscam uma opção de leite em pó sem lactose, vale apena conferir a versão do leite ninho sem lactose, já disponível no mercado.

Agora quando ocorre alteração

Quando você dilui o leite ninho somente em água (para realizar o preparo). Por conta da água não possuir calorias, a bebida acaba ficando com a mesma quantidade de calorias que citamos aqui antes.

No entanto, o problema acontece quando você mistura o produto com outros ingredientes. Especialmente no preparo de bolos e biscoitos, por exemplo.

Uma vez que você juntará as calorias do leite ninho com as calorias de cada ingrediente. E isso é ainda pior quando esses outros são extremamente calóricos.

Há casos que no preparo da bebida existe adição desmoderada de açúcar. Como achocolatados ou até mesmo alto teor de açúcar no preparo, o que tornará o alimento mais calórico.

Assim, você estará transformando um alimento nutritivo, que  possuí cálcio e vitaminas, em uma bomba calórica.

É bom para as crianças?

O leite ninho é um alimento importante para o crescimento e desenvolvimento da criança, pois tem vitaminas e minerais essenciais para seu adequado crescimento.

Foi realizado um estudo com 56 crianças, sendo que 26 delas receberam uma dieta isenta de leite de vaca e 30 delas receberam dieta com nenhum tipo de restrição.

O resultado foi que aquelas que fizeram uma dieta isenta de leite apresentaram menor ingestão de proteínas, cálcio, lipídios e energia em comparação com as que fizeram o uso desse alimento.

Por muitos anos o ninho tem sido utilizado na alimentação, e quando usado com moderação, não tem sido associado com casos de obesidade nas crianças.

Algo importante é que a mãe não prive seu bebê da alimentação materna até os 2 anos de idade, conforme recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

Quando a bebida não afeta o peso

O número de calorias no leite ninho, por vezes pode ser maior que o leite comum de caixinha, porém para quem tem o objetivo de emagrecer, é interessante considerar o consumo do leite desnatado.

O consumo da bebida desnatada é recomendado pois possui menos calorias e gorduras que o leite integral.

Artigos relacionados!

Conclusão

Hoje vimos que o leite ninho não engorda se for utilizado com moderação, E para aqueles que sofrem de intolerância a lactose, ainda existe a versão do alimento zero lactose.

Entretanto, também os consumidores podem optar pelo consumo de leites vegetais, tais como de soja ou de arroz, por exemplo.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para esclarecer essas dúvidas. Caso ainda tenha alguma, não hesite em deixar sua pergunta.

Revisão Geral Dra. Marianne Rocha