Limão com Sal Faz mal? | O que acontece?

Enquanto alguns fazem careta só de pensar na mistura, outros adoram limão com sal, pode até parecer desejo de grávida, mas de fato o sal torna o sabor na fruta mais intenso.

Também não é difícil encontrar remédios caseiros que utilizam a combinação, porém, será que limão com sal pode fazer mal ?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando o assunto é saúde é muito importante estarmos cientes sobre os alimentos, portanto, em seguida iremos apresentar o que especialistas dizem a respeito e muitos mais!

Composição do limão

Sabemos que o consumo de frutas está relacionado a diversos benefícios para o corpo. O limão em especial, é popularmente conhecido pelo o seu teor em vitamina C, porém, o alimento não se limita apenas a isso.

A fruta ainda é rica em água e contém vários nutrientes essenciais para o organismo, as vitaminas, E, A,B1, B2, B3, B5, B6 e B9 também estão na fruta.

Já os minerais que se destacam no alimento, são em geral, o potássio, magnésio, ferro, zinco, cálcio, manganês dentre outros.

Afinal, limão com sal faz mal?

Quem nos responde é o médico Sebastian Vanegas, formado em medicina geral na Universidade Del Rosário. A princípio ele esclarece que não, no entanto, adverte sobre as quantidades.

O médico explica que o consumo excessivo de limão aumenta a possibilidade de apresentar quadros de gastrite quando não há nutrição adequada e controle do estresse.

Já em pessoas jovens, o consumo de sal não tão perigoso, porém, deve-se tomar cuidado para não exceder o consumo.

O excesso de sal na dieta produz retenção de líquidos e aumenta a pressão sanguínea. Sendo assim, o médico conclui que combinar limão com sal é recomendado apenas em quantidades moderadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já quando o consumo é exagerado pode causar alterações como gastrite, refluxo, hipertensão e cálculos renais conclui o especialista.

Outra dúvida é: Limão afina o sangue?

De acordo com a nutricionista com doutorado em Nutrição e Bioquímica, Dra Ingrid van Heerden, isso é um mito!

A especialista afirma que o suco de limão ou a fruta inteira não vai afinar o sangue e nem fazer você perder peso, aliás, vamos tratar disso logo abaixo.

Comumente vemos em redes sociais, relatos que o limão por si só é capaz desintoxicar o corpo, mas será que isso é verdade?

A fruta desintoxica o corpo?

De acordo com o portal de saúde americano, o healthline, o conceito de uma desintoxicação baseada apenas em água com limão é falso.

Segundo o portal, o trato gastrointestinal tem como uma de suas funções remover toxinas, o que demanda de fibras alimentares, a água com limão não possui fibras o bastante para que o organismo se auto limpe.

Contudo, do ponto de vista nutricional, de fato é muito importante ter o limão na dieta. Pois o consumo regular adiciona ao corpo nutrientes essenciais como a vitamina C, minerais e antioxidantes.

Além disso, vale destacar que a ingestão do alimento ajuda a absorver o ferro, um mineral essencial para várias funções do corpo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Então como desintoxicar o organismo?

Certamente nosso corpo pode ser limpo através da alimentação, a começar pela ingestão de água. Beber bastante água juntamente com uma dieta que inclua alimentos ricos em fibras e nutrientes é a melhor opção.

Aqui podemos recomendar vegetais e frutas, já itens alimentares elevados em açúcar branco, sódio e gorduras trans e saturadas precisam ser limitados.

É verdade que o suco de limão prejudica os dentes?

Embora o assunto de hoje foi se limão com sal faz mal, também queremos trazer informações extras para os nossos leitores.

Um estudo realizado no ano de 2015, que comparava uma variedade de bebidas e seus efeitos nos dentes, trouxe algumas revelações interessantes.

O estudo mostrou que especialmente o suco de limão tem maior erosividade significativa nos dentes do que qualquer outra bebida. O ácido cítrico presente na fruta, pode causar a erosão do esmalte dos dentes e aumentar a sensibilidade ao calor e ao frio.

Dentre os efeitos ainda pode causar descoloração e perda de brilho. Portanto, após o consumo da fruta é recomendado imediatamente escovar os dentes.

VEJA TAMBÉM!

Então, será que emagrece?

O emagrecimento acontece por diversos fatores, sendo o principal deles, a redução das calorias ingeridas diariamente.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, no ano de 2008, apontou que os polifenóis presentes no limão podem ajudar a limitar o aumento da gordura.

No entanto, o estudo foi realizado apenas em animais, de modo que é necessário pesquisas aplicadas em seres humanos para determinar os efeitos e qual a quantidade necessária.

De fato não existem evidências científicas que apenas a ingestão do limão é capaz de promover a perda de peso.

Esperamos que esse artigo tenha sanado suas dúvidas, você pode compartilhar com seus amigos e familiares através das redes sociais. Vejo vocês na próxima!

Fontes usadas para matéria: