Bem, se você é do tipo que não resiste a um bom churrasco de final de semana, deve saber que a linguiça é presença garantida. Porém, você já se questionou se linguiça engorda?

Ingredientes da linguiça

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando vemos a linguiça já pronta, nem imaginamos a variedade de ingredientes dentro dela.

Vai de carnes nobres a miúdos e cartilagens, mas a campeã nos churrascos de final de semana, geralmente é a toscana feita a base de carne de porco e temperos como:

Sal, pimenta preta, açúcar, alho e aditivos químicos.

Linguiça na dieta pode engordar?

Na maioria das vezes quando falamos em alimentos que engordam, aqueles ricos em carboidratos são os primeiros a serem citados. De fato o consumo exagerado deles são as principais causas de obesidade no mundo.

No entanto, o que nem todos sabem, é que a linguiça possui relativamente poucos carboidratos, mas por outro lado, elas são ricas em gorduras e sódio.

Segundo valores nutricionais da Empresa Sadia,  1/2 linguiça de porco toscana contém: 222 calorias, 12% de gorduras saturadas e 18% de gorduras totais, ainda contém 630 g de sódio,

Normalmente carnes processadas como linguiças e salsichas podem ser mais ricos em calorias em relação às carnes em natura (sem processamento).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso acontece porque na fabricação desses embutidos, são adicionados diversos ingredientes, além de aditivos alimentares, açúcar e gorduras a fim de conservar e intensificar o sabor.

Carnes em natura x processados 

  • Picanha 238 Calorias
  • Acém 277 Calorias
  • Linguiça toscana perdigão 282 Calorias
  • Linguiça toscana sadia 444 Calorias

Fontes: valores 100g, Usda data base, Perdigão e Sadia

Embora a linguiça possua maior teor calórico, o que determina se você engorda ou emagrece, é o número de calorias ingeridas diariamente.

Se você consome mais calorias do que gasta nas atividades diárias, este excesso é estocado como gordura em seu corpo.

As pesquisas que tratam se carnes em especial promovem ou não o ganho de peso, ainda são bastante controversas, no entanto, a moderação parece ser o melhor a se fazer.

Se você está em uma dieta para perda de peso, mas ainda não quer deixar de consumir alimentos como a linguiça, uma boa opção é a substituição.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma alternativa a se considerar, é a linguiça feita de frango, pois contém menos calorias que a suína ou bovina.

Linguiças se consumidas com moderação são importantes fontes de proteínas, mas em excesso podem causar obesidade e aumento do colesterol devido aos seus teores em gorduras saturadas.

Portanto, a moderação é a palavra mágica aqui para uma boa forma e vida mais saudável!

Linguiça frita ou grelhada?

Bem, para conquistar uma boa forma e também uma vida mais saudável, o ideal seria preparar o alimento grelhado.

Os alimentos fritos normalmente são mais ricos em calorias do que os grelhados ou cozidos, independentemente do óleo que se use.

Isto acontece porque o óleo usado na fritura acrescenta calorias extras ao alimento.

Veja também!

Qual linguiça tem menos calorias?

Este embutido é produzido com os mais variados tipos de carnes, de aves a suínos.

Sendo assim, os teores em calorias e gorduras podem variar de acordo com o que cada fabricante adiciona ao produto, porém, separamos um rank de calorias e informações.

Número de calorias e informações

1º Linguiça calabresa: defumada, feita com carne suína, e os mais variados temperos, possui sabor mais picante e seco. É muito utilizada em pratos como: arroz carreteiro e feijoada. (50 g) são 322 calorias.

2º Linguiça toscana: feita com 100% de carne de porco e condimentos, parece ser a predileta nos churrascos, suas calorias (50 g) são, 222 calorias.

3º Linguiça mista, bovina/suína: uma mistura de carne suína e bovina, tem seu sabor mais suave, e sua cor mais homogênea, (50 g) em média 160 calorias.

4º Linguiça suína comum: feita com carne suína assim como a toscana, porém, mais fina e seus temperos variam, (50 g)  tem em média 120 calorias.

5º Linguiça de frango: como o próprio nome diz, feita de frango, sua cor clara se diferencia das demais, suas características são de sabor leve e suave. (50 g) tem em média 114 calorias.