Linguiça Engorda? | Saiba mais! | Mecontaaqui.com.br

Bem, se você é do tipo que não resiste a um bom churrasco de final de semana, deve saber que a linguiça é presença garantida. Porém, você já se questionou se linguiça engorda?

Ingredientes da linguiça

Quando vemos a linguiça já pronta, nem imaginamos a variedade de ingredientes dentro dela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vai de carnes nobres a miúdos e cartilagens, mas a campeã nos churrascos de final de semana, geralmente é a toscana feita a base de carne de porco e temperos como:

Sal, pimenta preta, açúcar, alho e aditivos químicos.

Linguiça na dieta pode engordar?

Na maioria das vezes quando falamos em alimentos que engordam, aqueles ricos em carboidratos são os primeiros a serem citados. De fato o consumo exagerado deles são as principais causas de obesidade no mundo.

No entanto, o que nem todos sabem, é que a linguiça possui relativamente poucos carboidratos, mas por outro lado, elas são ricas em gorduras e sódio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo valores nutricionais da Empresa Sadia,  1/2 linguiça de porco toscana contém: 222 calorias, 12% de gorduras saturadas e 18% de gorduras totais, ainda contém 630 g de sódio,

Normalmente carnes processadas como linguiças e salsichas podem ser mais ricos em calorias em relação às carnes em natura (sem processamento).

Isso acontece porque na fabricação desses embutidos, são adicionados diversos ingredientes, além de aditivos alimentares, açúcar e gorduras a fim de conservar e intensificar o sabor.

Carnes em natura x processados 

  • Picanha 238 Calorias
  • Acém 277 Calorias
  • Linguiça toscana perdigão 282 Calorias
  • Linguiça toscana sadia 444 Calorias

Fontes: valores 100g, Usda data base, Perdigão e Sadia

Embora a linguiça possua maior teor calórico, o que determina se você engorda ou emagrece, é o número de calorias ingeridas diariamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você consome mais calorias do que gasta nas atividades diárias, este excesso é estocado como gordura em seu corpo.

As pesquisas que tratam se carnes em especial promovem ou não o ganho de peso, ainda são bastante controversas, no entanto, a moderação parece ser o melhor a se fazer.

Se você está em uma dieta para perda de peso, mas ainda não quer deixar de consumir alimentos como a linguiça, uma boa opção é a substituição.

Uma alternativa a se considerar, é a linguiça feita de frango, pois contém menos calorias que a suína ou bovina.

Linguiças se consumidas com moderação são importantes fontes de proteínas, mas em excesso podem causar obesidade e aumento do colesterol devido aos seus teores em gorduras saturadas.

Portanto, a moderação é a palavra mágica aqui para uma boa forma e vida mais saudável!

Linguiça frita ou grelhada?

Bem, para conquistar uma boa forma e também uma vida mais saudável, o ideal seria preparar o alimento grelhado.

Os alimentos fritos normalmente são mais ricos em calorias do que os grelhados ou cozidos, independentemente do óleo que se use.

Isto acontece porque o óleo usado na fritura acrescenta calorias extras ao alimento.

Veja também!

Qual linguiça tem menos calorias?

Este embutido é produzido com os mais variados tipos de carnes, de aves a suínos.

Sendo assim, os teores em calorias e gorduras podem variar de acordo com o que cada fabricante adiciona ao produto, porém, separamos um rank de calorias e informações.

Número de calorias e informações

1º Linguiça calabresa: defumada, feita com carne suína, e os mais variados temperos, possui sabor mais picante e seco. É muito utilizada em pratos como: arroz carreteiro e feijoada. (50 g) são 322 calorias.

2º Linguiça toscana: feita com 100% de carne de porco e condimentos, parece ser a predileta nos churrascos, suas calorias (50 g) são, 222 calorias.

3º Linguiça mista, bovina/suína: uma mistura de carne suína e bovina, tem seu sabor mais suave, e sua cor mais homogênea, (50 g) em média 160 calorias.

4º Linguiça suína comum: feita com carne suína assim como a toscana, porém, mais fina e seus temperos variam, (50 g)  tem em média 120 calorias.

5º Linguiça de frango: como o próprio nome diz, feita de frango, sua cor clara se diferencia das demais, suas características são de sabor leve e suave. (50 g) tem em média 114 calorias.