Manga Com Sal Faz mal? | Alimentação e saúde

Manga com sal tem gostinho de infância e aposto que até hoje muita gente fica com água na boca só de lembrar. Porém, há quem acredite que a combinação faz mal á saúde.

De fato crenças associadas à lendas são do tempo da vovó e atravessam gerações, a manga em especial, está envolvida em várias delas.

Provavelmente você já deve ter ouvido amigos ou familiares advertindo que a fruta combinada com leite pode ser um veneno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já muitos temem que o sal e as frutas não são uma boa combinação, no entanto, a prática é comum não apenas aqui no Brasil.

Na Ásia, se consome manga, goiaba, melão, melancia e até mamão com sal e diversos temperos. Uma das principais razões de colocar uma pitada de sal à fruta, é que ele é um potenciador de sabor.

Deste modo, torna o sabor na fruta mais intenso e praticamente qualquer coisa que o acompanhe.

Então, será que manga com sal faz mal?

De acordo com Dr. Hardenson Rodríguez, em condições normais não é considerado ruim para a saúde.

Em geral, a fruta é considerada saudável, porque contém fibras, vitaminas e minerais.

O médico explica que consumi-la com sal de fato torna mais agradável, contudo, ele adverti.

“Para pessoas que sofrem de gastrite ou refluxo, o consumo da manga verde com sal pode piorar esses episódios, já em pessoas hipertensas, recomenda-se não consumir alto teor de sal”.

O sal não interfere nos nutrientes das frutas, porém, a maioria das pessoas ingerem mais dele do que precisam.

Saiba que o sal em excesso pode contribuir para condições de saúde como hipertensão, acidente vascular cerebral e doença renal, portanto, é indicado moderação.

Além disso, uma outra crença bastante propagada é que misturar manga com leite é prejudicial.

Entretanto, segundo o nutrólogo, Dr Durval Ribas Filho, isso é uma inverdade científica, ou seja, um mito!  Acredita-se que a lenda teve sua origem no Brasil colonial.

Embora não exista contraindicação no consumo de frutas com sal, vimos que é recomendado moderação no sal que adicionamos nas frutas ou qualquer outro alimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por último, vale lembrar que a manga verde também pode causar desconfortos abdominais e indigestão devido a fruta ainda não estar madura.

Nutrientes

Consumir frutas como a manga é muito saudável, pois essa fruta é uma boa fonte de vitaminas B6, vitamina E, vitamina K, vitamina A e vitamina C.

Ainda a fruta possui minerais essenciais como: magnésio, cobre, ferro potássio, cálcio e zinco.

Artigos relacionados

Curiosidades sobre as mangas!

Você sabia que hoje no mundo há mais de 1600 variedades de mangas? Pois é, saiba que cerca de 1000 delas estão na Índia, a crença geral, é que somente as frutas maduras são nutritivas.

No entanto, isso não é verdade, as frutas verdes são as melhores fontes de vitamina C.

De acordo com uma pesquisa, a manga verde da variedade Langra, de 300 gramas, produz tanta vitamina C quanto, 35 maçãs ou 18 bananas ou 9 limões ou 3 laranjas ou 1 abacaxi pesando um kg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Referências: