Manga Com Sal Faz mal? | Alimentação e saúde

Manga com sal tem gostinho de infância e aposto que até hoje muita gente fica com água na boca só de lembrar. Porém, há quem acredite que a combinação faz mal á saúde.

De fato crenças associadas à lendas são do tempo da vovó e atravessam gerações, a manga em especial, está envolvida em várias delas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Provavelmente você já deve ter ouvido amigos ou familiares advertindo que a fruta combinada com leite pode ser um veneno.

Já muitos temem que o sal e as frutas não são uma boa combinação, no entanto, a prática é comum não apenas aqui no Brasil.

Na Ásia, se consome manga, goiaba, melão, melancia e até mamão com sal e diversos temperos. Uma das principais razões de colocar uma pitada de sal à fruta, é que ele é um potenciador de sabor.

Deste modo, torna o sabor na fruta mais intenso e praticamente qualquer coisa que o acompanhe.

Então, será que manga com sal faz mal?

De acordo com Dr. Hardenson Rodríguez, em condições normais não é considerado ruim para a saúde.

Em geral, a fruta é considerada saudável, porque contém fibras, vitaminas e minerais.

O médico explica que consumi-la com sal de fato torna mais agradável, contudo, ele adverti.

“Para pessoas que sofrem de gastrite ou refluxo, o consumo da manga verde com sal pode piorar esses episódios, já em pessoas hipertensas, recomenda-se não consumir alto teor de sal”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O sal não interfere nos nutrientes das frutas, porém, a maioria das pessoas ingerem mais dele do que precisam.

Saiba que o sal em excesso pode contribuir para condições de saúde como hipertensão, acidente vascular cerebral e doença renal, portanto, é indicado moderação.

Além disso, uma outra crença bastante propagada é que misturar manga com leite é prejudicial.

Entretanto, segundo o nutrólogo, Dr Durval Ribas Filho, isso é uma inverdade científica, ou seja, um mito!  Acredita-se que a lenda teve sua origem no Brasil colonial.

Embora não exista contraindicação no consumo de frutas com sal, vimos que é recomendado moderação no sal que adicionamos nas frutas ou qualquer outro alimento.

Por último, vale lembrar que a manga verde também pode causar desconfortos abdominais e indigestão devido a fruta ainda não estar madura,

Nutrientes

Consumir frutas como a manga é muito saudável, pois essa fruta é uma boa fonte de vitaminas B6, vitamina E, vitamina K, vitamina A e vitamina C.

Ainda a fruta possui minerais essenciais como: magnésio, cobre, ferro potássio, cálcio e zinco.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Artigos relacionados

Curiosidades sobre as mangas!

Você sabia que hoje no mundo há mais de 1600 variedades de mangas? Pois é, saiba que cerca de 1000 delas estão na Índia, a crença geral, é que somente as frutas maduras são nutritivas.

No entanto, isso não é verdade, as frutas verdes são as melhores fontes de vitamina C.

De acordo com uma pesquisa, a manga verde da variedade Langra, de 300 gramas, produz tanta vitamina C quanto, 35 maçãs ou 18 bananas ou 9 limões ou 3 laranjas ou 1 abacaxi pesando um kg.

Referências: