Manga é remoso? | Ela causa inflamação? Veja!

A manga é suculenta, docinha e muito versátil, a fruta é bastante apreciada do Norte ao Sul do Brasil.

Contudo, existe uma dúvida se manga é remosa ou não. Afinal, a fruta é capaz de atrapalhar a cicatrização?

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Nesse artigo, vamos conhecer o perfil nutricional do alimento e como ele pode impactar em nossa saúde.

Sobre o processo de cicatrização

Antes de avaliarmos se a manga é um alimento remoso, é essencial compreender como o processo de cicatrização funciona.

A cicatrização é um processo complexo que envolve a reparação e regeneração dos tecidos danificados.

O corpo responde a uma lesão produzindo células que reparam e reconstituem o tecido lesado.

Este processo é separado por três fases: a inflamatória, a proliferação e a fase de reparo.

Embora a inflamação faça parte da cicatrização, quando em excesso, pode acabar atrapalhando o processo.

Então, manga é remoso?

A manga não é remosa devido ser fonte de nutrientes que são importantes para a cicatrização da pele.

A fruta possui compostos polifenólicos, como a mangiferina, kaempferol, o ácido gálico e a benzofenona, que possuem atividades anti-inflamatórias.

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Estudos ainda mostram que a mangiferina e o kaempferol na manga, pode ajudar a combater doenças degenerativas, como doenças cardíacas e câncer. (1) (2)

Além disso, manga é fonte das vitaminas A e C que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a combater infecções.

Inclusive, a vitamina C é importante para a produção de colágeno no corpo, uma proteína fundamental para a cicatrização.

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A fruta ainda carrega minerais essenciais como ferro, fósforo, potássio magnésio, cálcio e zinco.

Portanto, o consumo da manga é visto como saudável, especialmente para pessoas em processo de cicatrização.

Este alimento só deve ficar de fora do cardápio em casos de alergia ou intolerância à fruta.

A seguir, vamos entender porque a nutrição é essencial na cicatrização de feridas e quais os cuidados nessa fase.

A nutrição e a cicatrização

A nutrição é um fator crucial no processo de cicatrização, já que a deficiência de nutrientes pode prejudicar a cura da ferida.

Os alimentos ricos em proteínas, vitamina C e zinco são importantes para apoiar o processo cicatricial.

As proteínas são necessárias para criar novos tecidos e a vitamina C atua na produção de colágeno, o qual é essencial para a pele.

Já o zinco é um mineral necessário para a síntese de proteínas e a reparação celular.

As melhores fontes destes nutrientes são as frutas, legumes, verduras, assim como ovo, leite e carnes.

Cuidados com a cicatrização.

A nutrição não é o único fator que afeta a cura de feridas. Outras coisas como idade, estilo de vida e doenças crônicas também têm influência.

As doenças como diabetes e problemas circulatórios também podem atrapalhar a cicatrização.

Além disso, o estresse pode fazer com que a ferida demore mais para sarar.

Já fumar e consumir álcool pode reduzir a circulação sanguínea e prejudicar a cicatrização.

Outro cuidado, é referente aos alimentos ricos em açúcar e as frituras, que podem aumentar os níveis de inflamação no corpo.

Portanto, o ideal é evitar comidas ultra processadas, como sorvetes, biscoitos recheados e refrigerantes.

Por outro lado, as frutas são excelentes fontes de vitaminas, minerais e compostos com ação anti-inflamatória.

Benefícios da manga

Aqui estão algumas das razões pelas quais você deve incluir a manga na sua dieta:

A fruta ajuda a manter o trato intestinal saudável, pois é rica em fibras.

A manga é uma fonte natural de açúcares, o que a torna uma opção saudável para quem precisa de energia.

Nutrientes na fruta

MineralQuantidade por porção de 100g
Potássio250-300 mg
Ferro0,5-1 mg
Magnésio10-20 mg
Fósforo10-30 mg
Cálcio10-20 mg
Zinco0,1-0,2 mg

Tabela com as vitaminas presentes na manga:

VitaminaQuantidade por 100g
Vitamina C25.7 mg
Vitamina B60.3 mg
Vitamina A28 µg
Vitamina E0.6 mg
Vitamina K2.7 µg

A manga tem vários nutrientes. Lembre-se que a quantidade deles na fruta pode mudar dependendo do tipo, local de cultivo, clima e outras coisas.

Receita de Suco de Manga

Ingredientes:

  • 2 mangas maduras e sem sementes
  • 1 xícara de água (250ml)
  • 1 colher de sopa de açúcar (opcional)
  • 2 cubos de gelo (opcional)

Modo de preparo:

  1. Corte as mangas em pedaços pequenos e retire as sementes.
  2. Coloque os pedaços de manga em um liquidificador e adicione a água.
  3. Bata tudo até obter uma mistura homogênea.
  4. Se quiser, adicione açúcar para dar mais doçura ao suco. Se quiser, também pode adicionar cubos de gelo para deixá-lo mais refrescante.
  5. Sirva imediatamente e desfrute do suco de manga.

Este é um suco simples e fácil de fazer, perfeito para o verão ou para uma refeição rápida e saudável.

Se quiser, pode adicionar outros ingredientes para variar o sabor, como hortelã, limão ou gengibre. Experimente e aproveite!