Mortadela é Remoso? | Veja os Cuidados

É difícil achar quem não gosta dela, Afinal, quem resiste aquele pãozinho crocante com mortadela? Porém, será que esse alimento é remoso mesmo?

Em geral, quem fez cirurgia ou mesmo tatuagem, se preocupa com a cicatrização da pele, pois de fato, nessas condições muitos recomendam evitar certos alimentos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sendo assim, nosso site saiu em busca de várias informações sobre o assunto, e claro, vamos te contar tudo sobre esse tema tão discutido e polêmico.

Conhecendo um alimento remoso

Remoso não é um termo relativo à ciência médica, e sim uma expressão antiga que vem da cultura popular brasileira. Em geral,  o termo está associado à alimentos que fazem mal ao sangue, assim causando reações no organismo do consumidor.

De acordo com a crença dos antigos, consumir um alimento denominado como remoso ou carregado, pode provocar reações como inflamação, coceira e atrapalhar no processo de cicatrização.

Infelizmente poucos são os estudos científicos realizados nesse tema, fazendo do assunto algo mais condizente com a sabedoria popular.

Afinal, a mortadela é remoso?

Na cultura popular, sem dúvida alimentos como a mortadela, salsicha e presunto são vistos como remosos.

Isso porque são produtos ricos em gordura e também derivados da carne suína, sendo que essa ocupa topo na lista dos alimentos reprovados.

Embora muitas vezes o assunto seja visto como tabu alimentar, no caso da mortadela, é sugerido moderação em seu consumo.

A razão é que se trata de um alimento processado rico em substâncias como gorduras saturadas, sódio e conservantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Veja só, a mortadela é rica em sódio

O sódio desempenha um papel fundamental no corpo, sendo uma de suas funções regular os líquidos no organismo.

Apesar de atuar de forma benéfica, quando ingerido em excesso está ligado á condições de saúde como hipertensão e problemas renais.

Semelhantemente a outros embutidos, a mortadela possui um alto teor em sódio, sendo possível encontrar em 40 gramas do alimento até 562 mg da substância.

De acordo com a OMS, sigla para Organização Mundial da Saúde, o sugerido é de 5 gramas de sal por dia, o que corresponde à 2 gramas de sódio.

O alimento contém gorduras saturadas

A gordura mais comum na mortadela, é a saturada, um artigo publicado no Harvard Health Publishing, mostra que esse tipo de gordura tem efeitos pró-inflamatórios no corpo, e deve ser limitada na dieta (1)

Além disso, de acordo com essa mesma publicação, uma dieta rica em gorduras saturadas, também pode aumentar os níveis do “colesterol ruim”, conhecido pela sigla LDL.

Este aumento no colesterol LDL pode formar placas de gorduras nas artérias do coração e levar à doenças cardiovasculares.

Grande parte dos especialista em nutrição concordam que a gordura saturada não seja maior que 22 gramas por dia, recomendação referente a uma dieta de 2000 caloria dia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Alimentação x cicatrização

Uma alimentação adequada é muito importante no processo de cicatrização da pela, a razão, é que os nutrientes ajudaram na reconstrução dos tecidos lesionados.

Nessa ocasião, é necessário buscar por alimentos com ação cicatrizante e anti-inflamatória, portanto, boas fontes de proteínas como peixes, ovos e amêndoas são opções saudáveis.

Já frutas como acerola, goiaba e laranja contêm vários nutrientes, inclusive, vitamina C. Saiba que essa vitamina atua fortalecendo o seu sistema imunológico, assim combatendo infecções, e na produção de colágeno, o que é excelente para a sua pele.

Já o consumo regular das chamadas “gorduras boas” como a poliinsaturada e monoinsaturada está associado por diminuir a resposta inflamatória no organismo.

Você pode encontrar essas gorduras saudáveis em alimentos como;

  • Castanha
  • Sementes de abóbora
  • Óleo de oliva
  • Peixes como salmão, cavala, arenque, atum e truta

Por fim, sugerimos que converse com o seu médico e nutricionista e crie um plano alimentar para a sua dieta. Esperamos que tenham gostado do nosso artigo.

Fontes:

  • The Everything Anti-Inflammation Diet Book:
  • https://www.health.harvard.edu/heart-health/how-its-made-cholesterol-production-in-your-body
  • TACO, Tabela brasileira de composição de alimentos
  • https://www.heart.org
  • http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732000000200006&script=sci_arttext