Revisão

Dra. Marianne Rocha Nutricionista

Pão Dormido Engorda? | Tem menos calorias? – confira!

Será que pão dormido engorda menos? Pois é, esta é a dúvida de gente por aí, e claro, nosso site foi em busca de informações a respeito.

Quando o assunto é a manutenção ou a perda de peso, o cuidado com a alimentação passa a ser prioridade.

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No entanto, nem sempre é tarefa fácil escolher os melhores alimentos não é mesmo?

Em geral, o pão é visto como vilão de qualquer dieta, mas há quem diga, que quando dormido, ou seja, passado de um dia para o outro, não engorda.

Afinal, pão dormido engorda? Tem menos calorias?

O que os nutricionistas afirmam, é que não importa se o pão é fresco ou dormido, o ideal, é consumir sem exageros.

O pão tradicional, é feito de farinha de trigo refinada, embora seja uma boa fonte de carboidratos, é digerido de forma mais acelerada pelo corpo.

Isso porque, possui menos fibras alimentares, o que não proporciona muita saciedade.

Quando está desidratado, apenas significa que perdeu umidade, e é por isso que fica mais sequinho no dia seguinte.

Contudo, o pão amanhecido contínua com as mesmas substâncias e não contém menos calorias que o alimento fresco.

De acordo com a nutricionista, Susan Mills-Gray, da universidade de Missouri Extension, nos USA.

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Devido à concentração de nutrientes, os alimentos desidratados têm mais calorias por porção em relação aos frescos.

Além disso, fizemos uma comparação entre as calorias do pão francês e a torrada, com base nas informações nutricionais da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

O resultado foi que a torrada apresentou mais calorias que o pão francês, veja na tabela abaixo.

Alimento Calorias
Pão francês300
Torrada377
fonte: tabela TACO

Realmente, o pão mais sequinho dá a sensação de alimento leve, mas isso não significa carregar menos calorias.

Logo, a afirmação que pão dormido ou a torrada tem menos calorias, por isso não engorda, é um mito.

A boa notícia, é que o pão dormido ou fresco, não vão trazer problemas coma balança, desde que sejam ingerido de forma equilibrada.

Isso porque, de acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, muitos fatores estão associados ao ganho de peso.

Entretanto, a agência enfatiza, que o principal motivo é o desequilíbrio entre as calorias ingeridas e as gastas.

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A OMS aponta alternativas para prevenir o ganho de peso, portanto, confira algumas delas;

  • Incluir na dieta, frutas e vegetais
  • Grãos integrais e nozes
  • Praticar exercícios físicos diários

Também sempre busque auxílio de um nutricionista, para obter informações sobre os melhores alimentos de acordo com o seu atual estado de saúde.

Saiba também!

Afinal, existe uma quantidade certa de pão na dieta?

Uma das maiores dúvidas em relacionadas ao pão, é sobre a quantidade que não engorda, contudo, não existe uma única resposta para essa pergunta.

Isso porque, ela depende de uma série de fatores, desde o tipo de alimentação que você mantém até a sua rotina.

Por exemplo, uma pessoa que prática pouca atividade física, não é recomendado ingerir a mesma quantidade de pão, que um atleta de alto rendimento.

O motivo é que o atleta vai necessitar de mais calorias por dia por conta dos treinos intensos.

Contudo, a regra geral, é não exagerar, o sugerido para aqueles que visam a perda de peso, são opções que dão mais saciedade como o pão integral.

A propósito, abaixo separamos uma lista com informações sobre vários tipos de pães.

Pão Branco

Esta variedade, é feita com farinha branca refinada, essa opção é considerada pouco nutritiva, uma vez que no processo de refinação do trigo, a maioria das fibras e nutrientes foram perdidos.

Com isso, quando você ingere esse tipo de pão, se sente estufado e temporariamente satisfeito.

Contudo, como ele é digerido rapidamente (uma vez que o corpo transforma os carboidratos em energia), logo você sente fome novamente.

• Pão integral ou de grãos

Está variedade utiliza grãos integrais, o que aumentam as fibras alimentares no produto.

Por essa razão, a pão integral, auxilia diretamente na saúde intestinal e também promove maior saciedade.

Além disso, é importante ressaltar, que a quantidade e variedade de nutrientes está associada ao tipo de grão que o alimento tem.

O pão de linhaça, por exemplo, vai ter substâncias diferentes de um de sete grãos, porém, essas duas opções se mostram mais nutritivas que o feito de trigo refinado.

Outro ponto importante, é que no caso de celíacos (intolerantes a glúten) o cuidado com pães e outros derivados de farinha de trigo deve ser redobrado, uma vez que boa parte leva o glúten.

Revisão Geral Dra. Marianne Rocha

Fontes:

  • https://extension2.missouri.edu/gh1562
  • https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf
  • https://www.webmd.com/diet/features/truth-about-bread-and-diet#1
  • https://www.healthline.com/nutrition/is-bread-bad-for-you