Pastel Engorda? | Calorias, Dicas e Opções | Veja Só!

Seja na feira, no bar ou no restaurante, o pastel é a preferência da maioria dos brasileiros, e o que não falta é criatividade na receita, salgado, doce, frito ou assado, vale tudo para agradar os mais diferentes paladares.

Contudo, com tantas variedades de recheios e sabores, fica fácil cair em tentação e deixar o regime de lado, mas será que pastel engorda mesmo?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste artigo, você vai entender se o alimento deve ou não ser visto como um vilão da dieta, conhecer o número de calorias, os sabores mais nutritivos e muito mais.

Fatos e curiosidades sobre o pastel

O pastelzinho tradicional do Brasil, foi inventado nos anos 40, por descendentes de imigrantes japoneses, em Santos.

A receita é uma modificação do gyoza, o pastel oriental cozido no vapor ou frito comum a cultura asiática. Os recheios também foram abrasileirados, inclusive o toque diferente da massa é a cachaça.

Logo na década de 40, se tornou um dos quitutes mais populares de São Paulo. Nos anos 50, a maravilha chegou ao Rio e Minas Gerais.

Nos anos 60, foi a vez de fazer sucesso no Sul, se tornando uma iguaria apreciada nacionalmente, difícil de ser retirada do cardápio, mas será que deveria? Confira a análise nutricional do pastel.

Quantas calorias tem um pastel?

Para sabermos, se pastel engorda ou não, primeiro, a composição, modo de preparo e o teor de calorias precisam ser analisados.

A massa é composta basicamente de carboidratos, já que a base da receita é farinha de trigo refinada e água, além do ovo e um pouquinho de óleo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Algumas receitas podem levar bebida alcoólica, como a cachaça, segredo para deixar a massa sequinha e crocante.

Ao ser frito, mais um pouco de óleo é absorvido na massa, mas se for feito com óleo fresco na temperatura correta, nem tanto assim.

Só na massa, cada pastel de 32 gramas, aquele pastelzinho pequeno de festa, contém por volta de 85 calorias.

O recheio é boa parte do pastel, e é nele que está a maior parte das calorias. porém, depende do que consiste e do tamanho do recheio para determinar o teor calórico.

Por isso, há uma variação tão grande entre os valores encontrados, no entanto, um pastel de feira frito tem entre 200 e 500 calorias.

Sendo assim, opte por recheios mais saudáveis, como carnes magras e vegetais, já os de queijo são os mais calóricos!

Pastel de carne, número de calorias

Segundo a TACO, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, feita pela UNICAMP, em 100 gramas de pastel de carne frito, há 388 calorias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Contudo, pode ser considerado um recheio saudável, pois é apenas carne moída refogada com temperos. É uma ótima fonte de proteína com um pouco de gordura presente na carne.

Pastel de queijo, número de calorias

Já em 100 gramas de pastel de queijo, existem 420 calorias, como aponta a tabela TACO.

Além de ser mais calórico que o pastel de carne, o sabor queijo contém um teor maior de gordura e carboidrato, ou seja, essa versão merece maior moderação.

Afinal, pastel engorda ou não?

Em suma, o pastel não possui poucas calorias, e é rico em carboidratos e gorduras, principalmente se preparado frito.

Portanto, para reduzir o risco de engordar, é importante consumir o pastel sem exageros.

Outra questão, é a gordura da fritura, a qual costuma ser ruim para o organismo, se o pastel é frito em óleo reutilizado muitas vezes, a gordura se torna saturada com o calor.

Todavia, o pastel nem sempre é prejudicial ou vai arruinar a dieta, já que tudo depende da qualidade dos ingredientes, quantidade na dieta e o modo de preparo.

Portanto, é errado atribuir o ganho de peso apenas ao pastel, já que tudo consiste no contexto que o alimento será inserido.

Quando a dieta é equilibrada e composta por alimentos nutritivos, o consumo eventual e moderado do pastel não é prejudicial.

Por exemplo, comer um pastel frito, mas se alimentar de forma saudável, no restante da semana ainda é um bom hábito.

E para concluirmos, aqui vai uma dica, além do delicioso pastel de feira, aproveite para comprar frutas e vegetais, os quais fornecem vários nutrientes necessários para o corpo.

Inclusive, se deseja manter ou perder peso, é crucial buscar por opções de pasteis que são mais saudáveis e com menos calorias.

Sendo assim, confira uma análise nutricional do alimento conforme seus ingredientes e o modo de preparo.

Calorias: pastel frito X assado. Qual engorda mais?

O número de calorias na versão assada do alimento, depende da composição da massa e do tipo de recheio, mas em geral, assado em forno sem óleo, ao invés de frito, é menos calórico sem dúvida.

A fritura em imersão faz com que a massa absorva gordura, o que aumenta significativamente o valor calórico de um alimento.

Na TACO, o teor calórico da massa crua de pastel, é de 310 calorias a cada 100 gramas, porém apresenta 570 calorias na massa frita, indica a tabela.

Portanto, o risco do pastel engordar, é maior nas preparações onde é adicionada muita gordura, como na fritura.

Já quem pensa que aqueles pastéis que são vendidos em padarias, redes de fast-food e conveniências são muito melhores, precisa ter cuidado.

É comum, o produto ser carregado de calorias, sódio e gorduras, dado que, 1 unidade de pastel, (75 G) pode apresentar até 223 calorias, 12 gramas de gorduras e 444 mg de sódio.

Além disso, observamos que o alimento possui gordura saturada e trans, esta última, é relatada pela Harvard Health Publishing, como a pior gordura dietética que podemos ingerir.

Embora você possa gostar deste tipo de comida, o problema é consumir o pastel de fast-food, pensando que é muito mais saudável que o de feira, quando na verdade, não é.

Os alimentos industrializados, são cheios de aditivos para durarem bastante nas prateleiras dos mercados. 

O tipo do processamento do alimento vem se mostrando importante para a saúde, bem mais que apenas o número de calorias.

Um grande estudo de corte mostrou que o consumo de ultraprocessados está associado com doenças cardíacas, acidente vascular cerebral entre outros eventos.

Evite as massas prontas que contém gordura hidrogenada e recheios com produtos processados e calóricos.

Veja ainda? Queijo é remoso?

Conteúdo extra: Confira diferentes sabores de pasteis para sua dieta!

Pastel de pizza

O pastel de pizza não é encontrado na tabela brasileira de composição de alimentos, mas é muito similar ao sabor queijo, apenas com adição do tomate e orégano.

Pode conter poucas calorias a mais, nada significativo, porém é mais saudável, já que o tomate e o orégano fornecem nutrientes e fibras alimentares, as quais ajudam a fornecer maior saciedade.

Pastel de frango (com catupiry e sem)

O pastel de frango é uma opção de recheio saudável, pois é rico em proteínas magras, que equilibram com os carboidratos existentes na massa.

Já, o pastel de frango com catupiry, carrega mais calorias que a versão apenas com carne.

Embora o frango não seja tão calórico, o catupiry compensa as calorias na refeição, uma vez que 1 colher de sopa do produto, agrega até 85 calorias ao lanche.

Além disso, o catupiry é um tipo de queijo ultraprocessado, ou seja, é diferente de queijos artesanais, pois contém aditivos químicos e até açúcar. Então, é menos saudável do que um recheio totalmente caseiro.

Pastel de carne com queijo

A mistura dos dois recheios mais populares, também é mais calórica do que a versão apenas com carne moída. Por outro lado, contém mais proteínas do que o salgado recheado apenas com queijo.