Pipoca é Remoso? Confira tudo em detalhes!

A pipoca é o lanche do cinema, do encontro com a galera e indispensável nas festas infantis. Mas depois de uma tatuagem ou cirurgia é ou não uma boa opção?

Normalmente, durante o processo de cicatrização surge a dúvida de qual alimento podemos ou não consumir. Algumas pessoas acreditam que a pipoca é remoso e o ideal seria evitá-la.

Fato é que o cuidado com alimentação e os curativos durante a cicatrização é essencial para garantir uma pele bonita e sem marcas.

Para saber se a pipoca é a vilã ou mocinha nessa história, trouxemos uma matéria completa sobre o tema.

Portanto, para ficar bem informado e atualizado, se acomode aí e acompanhe a leitura até o final.

Afinal, pipoca é remoso?

Segundo a nutricionista Fernanda Diniz, a pipoca não é remoso e não há motivos para preocupação com o petisco.

A especialista explica que a pipoca é rica em antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, e assim auxilia nas defesas do corpo.

Fernanda ainda destacou que a casca da pipoca é rica em fibras que dão saciedade e auxiliam no funcionamento intestinal.

Contudo, ela alerta que o problema está nos acompanhamentos, “o excesso de óleo e sal no preparo podem sim ser prejudiciais”, detalha Fernanda.

Além disso, a nutricionista chama atenção para a pipoca de micro-ondas, que não é nada saudável, afirma ela.

Essa versão, além de conter uma grande quantidade de sal, apresenta em sua composição produtos químicos para melhor conservação e sabor.

Para a especialista, o ideal é consumir a boa e velha pipoca de panela, com água ou pouco óleo, sempre com o mínimo de sal possível.

Alimentos que ajudam na cicatrização

A inflamação é um processo natural para combater lesões e infecções. Embora faça parte da cicatrização, quando permanece mais que o necessário, acaba sendo prejudicial.

Por isso, quem tem ferimentos na pele precisa colocar na dieta alimentos nutritivos e que ajudem o corpo a se restabelecer e manter a inflamação controlada.

A seguir confira quais alimentos combatem a inflamação e, assim, auxiliam na cicatrização da pele.

Conheça a dieta anti-inflamatória

A dieta tanto pode estimular ou reduzir a inflamação em nosso organismo. Sendo assim, é preciso identificar quais alimentos são benéficos nesse aspecto.

No geral, os vegetais possuem várias propriedades com ação antioxidantes e anti-inflamatória.

Por exemplo, as frutas vermelhas contém polifenóis e antioxidantes como as antocianinas, as quais pesquisas mostram conter forte ação anti-inflamatória. (1)

Algumas variedades de frutas ricas no antioxidante são;

  • Amora
  • morango
  • açaí
  • uva
  • framboesa

Além disso, as gorduras também estão relacionadas ao combate a inflamação, no geral, aquelas encontradas em alguns peixes e no azeite de oliva.

O que os estudos dizem sobre esses alimentos?

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, em Davis, nos EUA, analisou 14 mulheres e 10 homens que receberam e suas dietas, bebida de morango ou placebo por 6 semanas.

No final do estudo, os cientistas descobriram que aqueles que consumiram morango, uma fruta rica em polifenóis e antioxidantes, tiveram redução na inflamação no corpo.

Além de combater a inflamação, o consumo regular de frutas oferece ao nosso organismo várias vitaminas, minerais e fibras alimentares. Sendo importante a sua ingestão na dieta.

Outros alimentos como os vegetais crucíferos contêm poderosos antioxidantes que promovem ação anti-inflamatória, como a couve, couve-flor e brócolis.

Inclusive, o brócolis é rico em um antioxidante chamado sulforafano, que combate a inflamação e tem ação anticancerígena, segundo as pesquisas.

Além disso, uma dieta anti-inflamatória consiste na inserção de alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

As gorduras ômega 3, há muito tempo são associadas à redução da inflamação. Estes ácidos graxos poliinsaturados estão em peixes como, salmão, sardinha, atum, anchovas e arenque.

Do mesmo modo, as gorduras monoinsaturadas que são bastante encontradas no azeite de oliva, se mostram benéficas.

Estudos feitos pela Universidade Deakin, na Austrália, mostraram que no azeite de oliva há vários compostos fenólicos que exercem potente ação anti-inflamatória. 

Aliás, o efeito de um composto chamado oleocanthal, encontrado no azeite, foi comparado a medicamentos anti-inflamatórios como o ibuprofeno.

O que é remoso e quais alimentos são considerados?

Remoso é um termo popular associado ao alimento que estimula a inflamação no organismo, e assim pode atrapalhar no processo de cicatrização.

Por isso, quando se possui uma lesão na pele, seja por uma tatuagem ou cirurgia, é preciso evita-lo para uma boa cicatrização.

Os alimentos remosos são comidas processadas, que normalmente são ricas em gorduras saturadas ou trans, açúcar e conservantes.

Além disso, a carne de porco e mariscos como caranguejo e camarão também estão passíveis do título.

Vale destacar, que remoso não é um termo que vem da ciência, e sim uma palavra do vocabulário popular, relativo ao que faz mal à saúde.

No caso dos alimentos que se encaixam na classificação, como os mariscos, podem sim causar alergia, pois possuem substâncias inflamatórias e alérgicas.

Porém, a alergia alimentar não ocorre em todas as pessoas, mas apenas em determinados indivíduos. Sendo a predisposição genética a principal causa, seguida de fatores ambientais.

E aí, o que achou da nossa matéria de hoje? Esperamos te encontrar em breve, então, até a próxima leitura!

Consultora: nutricionista FERNANDA DINIZ CRN3: 31577


Referências:

  • Universidade Tomas Bata em Zlin, nam
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26501271/
  • Charité University Medicine
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22326554/
  • Food Safety and Health, Illinois Institute of Technology, Bedford Park
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21736853/
  • Centro Nacional de Segurança Alimentar e Tecnologia
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21736853/
  • University of California-Davis, CA, USA
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21242652/

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