Queijo é Remoso? | Segredo Revelado!!!

Se você está lendo este artigo é porque já ouviu amigos ou familiares lhe advertindo sobre os alimentos remosos.

No entanto, uma dúvida comum é se também o queijo é remoso. Bem, para esclarecer essa e outras dúvidas trouxemos algumas informações bem interessantes sobre o assunto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas, o que são alimentos remosos?

De acordo com a sabedoria popular, os alimentos remosos são um grupo de comidas que devem ser evitadas em certas condições de saúde.

Segundo a crença, esses alimentos podem provocar alergias na pele, inflamações e retardar o processo de cicatrização.

Por essa razão, quem se recupera de cirurgia ou mesmo fez tatuagem, teme que a ingestão cause reações e atrapalhe na cicatrização da pele.

Embora a contraindicação dos alimentos remosos não seja totalmente aceita pela classe médica, ela é frequentemente feita por alguns médicos à pessoas em pós-cirúrgico.

Afinal, queijo é remoso?

De acordo com a nutricionista clínica e esportiva, Aline Amaral, alimentos como queijo, chocolate, carne de porco e camarão são considerados remosos.

A especialista explica que o motivo de certos alimentos prejudicarem pessoas que estão com a saúde sensível, é o excesso de gordura.

Pois podem prejudicar as funções digestivas e assim atrapalhar a recuperação do paciente. Além disso, ela adverte que outros alimentos também devem ser evitados após cirurgia.

Por exemplo, os enlatados e embutidos devido a serem ricos em conservantes ou sal que retém líquidos e pode levar ao inchaço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma explicação sobre os remosos

O que a cultura popular chama de remoso, aquele alimento rico em gordura e proteína, por vezes, a ciência entende como alimento que pode gerar alergias, como no caso do camarão.

No entanto, se alguns são sensíveis a certos alimentos, saiba que uma dieta adequada é importante no processo de recuperação.

Inclusive, saiba existem alimentos com propriedades que auxiliam na cicatrização da pele, então vamos conferir quais são?

Alimentos cicatrizantes

É indicado consumir frutas ricas em vitamina C, como acerola, laranja, tangerina e kiwi, que são excelentes para cicatrização da pele.

Da mesma forma, é indicado incluir na dieta proteínas e alimentos ricos em fibras. Por exemplo, feijão, grãos e castanhas que contêm importantes vitaminas e minerais.

Já os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, a exemplo da linhaça e alguns peixes são benéficos, porque possuem óleos que auxiliam na cicatrização e mantém uma boa saúde.

Remoso no dicionário…

Segundo o dicionário o adjetivo “remoso” não é apenas qualquer coisa que faz mal ao sangue, mas também pessoas mal-humoradas e rabugentas.

A palavra reima é uma variação de reuma, que vem da palavra reumatismo, o que na raiz quer dizer corrimento ou catarro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Veja também!

Veja fatos nutricionais sobre o queijo!

De fato queijos são saborosos e até nutritivos. Em geral, o produto é feito do leite de vaca, mas pode ser produzido a partir de outros leites, como o de cabra, ovelha e búfala.

Hoje em dia existem diversos tipos no mercado, tudo isso devido às várias fórmulas no processo de fabricação ao longo dos séculos.

Aqui no Brasil, um dos mais famosos é o queijo minas, porém, vários outros são apreciados por aqui. Tendo como exemplo o mussarela, coalho, cheddar, parmesão e o provolone.

Em geral, queijos são saudáveis, pois possuem os mesmos nutrientes que você iria encontrar no leite ou no iogurte.

Os nutrientes mais encontrados no alimento são: proteínas, fósforo, selênio, zinco, cálcio e vitamina B12, A, B2, B12, D e K2.

De fato o produto possui várias propriedades benéficas para o corpo, no entanto, cada tipo de queijo tem sua característica. O importante são os benefícios em uma dieta balanceada.

Receita de mussarela caseira!

Ingredientes:

  • 2 litros de leite de vaca fresco (ou seja, não pasteurizado não esterilizado)
  • 1 limão
  • 15 gotas de coalho (disponível em grandes lojas do ramo: é um coagulante para coalhar o leite)

Modo de preparo:

Coloque dois litros de leite em uma panela em fogo baixo. após alguns minutos, quando o leite atingir a temperatura de 34 °C desligue o fogo.

logo após, despeje no leite o equivalente a dez colheres de chá de suco de limão, e em seguida 15 gotas de coalho e misture bem.

Após isso, cubra a panela e espere por cerca de 30 minutos para separar o leite em duas partes. A coalhada deve ter uma consistência  firme.

Em seguida, corte a massa em quadrados e coloque em uma panela a uma temperatura de 40 ° C, para que a coalhada permaneça quente.

Com uma escumadeira recoloque a coalhada em uma peneira, escorra bem (não despeje tudo no coador, porque a coalhada é frágil nesse estágio e você perde um pouco na peneira).

A coalhada vai crescer em consistência e você pode espremer em suas mãos para drená-lo ao máximo.

  • Coloque em uma tigela por um minuto no micro-ondas na potência máxima.
  • Esvazie o excesso de soro de leite e amasse com uma espátula ou à mão, claro se  o calor não for um problema para você.
  • Depois passe-o por 25 segundos no micro-ondas e assim por diante – até ter uma consistência de uma massa de modelagem.

Por fim, é necessário mantê-la em água salgada gelada!

Referências: