Refrigerante é remoso? Descubra bem aqui!

Refrigerantes costumam estar presentes em qualquer hora do dia, seja para acompanhar o seu almoço ou mesmo um lanche rápido.

Contudo, quem recentemente fez uma tatuagem ou colocou piercing, tem dúvida se refrigerante é remoso ou não.

Nesta leitura, vamos saber se a bebida entra ou não para a lista dos chamados alimentos remosos. A propósito, você sabe de onde vem o termo remoso?

Sobre o alimento remoso

Remoso é um termo popular e muito antigo, ele define um alimento inflamatório.

Portanto, em condições onde existam ferimentos na pele, o alimento remoso é visto como proibido na dieta.

Entre os vilões, estão as carnes processadas, por conter muita gordura e sódio, e os alimentos ricos em açúcar refinado.

Além disso, frutos do mar como camarão, são tidos como remosos, mas vale destacar, eles não são prejudiciais a todas as pessoas, mas somente aos alérgicos.

Afinal, refrigerante é remoso?

O refrigerante, fast-foods, frituras e os carboidratos refinados, são considerados remosos”, explica Samara Santos.

Segundo a nutricionista, todos eles possuem na composição substâncias que se ingeridas em excesso, estimulam a inflamação em nosso corpo.

O refrigerante é rico em açúcar processado, o problema é que açúcar demais, contribui para o surgimento de processos inflamatórios” afirma.

Samara lembra que o ideal é reduzir esses alimentos na dieta, pois contribuem para o estresse oxidativo, desencadeando a inflamação no organismo.

Em geral, essas comidas e bebidas possuem uma quantidade enorme de açúcar e conservantes, além de muita gordura saturada e sódio.

O ideal é evitar ou reduzir esses na dieta, não apenas depois de uma tatuagem ou cirurgia, mas na rotina alimentar” conclui a especialista.

Quais alimentos ajudam na cicatrização?

Vários alimentos podem ser ferramentas poderosas para combater a inflamação, e assim auxiliar na cicatrização da pele.

De acordo com Samara, manter uma alimentação composta por alimentos naturais é o ideal, as frutas, verduras, legumes e cereais integrais são boas escolhas.

Além disso, vale a pena optar por alimentos com propriedades com ação anti-inflamatória, por exemplo, castanhas, amêndoas, sementes de chia, linhaça etc.)

Do mesmo modo, priorize os alimentos anti-inflamatórios, principalmente os que são fontes de ômega 3. A sardinha fresca, salmão, atum e outros peixes de águas profundas são boas opções”, ressalta a nutricionista.

Refrigerante causa alergia?

A alergia pode ocorrer contra alguma substância natural ou artificial contida no alimento ou bebida. Por exemplo, os corantes possuem a finalidade de modificar a cor dos refrigerantes, e podem gerar reações alérgicas.

Embora rara, em pessoas sensíveis, a alergia ao corante causa sintomas como inchaço, coceira, erupções e vermelhidão na pele, e até choque anafilático.

Contudo, os aditivos alimentares, incluindo corantes, sejam seguros para consumo, algumas pessoas são mais sensíveis aos corantes do que outras.

Por este motivo, caso após a ingestão do alimento ou bebida, apresentar os sintomas acima descritos, é necessário buscar imediatamente ajuda médica.

Além disso, é indicado a realização de um exame de sangue ou de provocação oral supervisionada, para diagnosticar alergias alimentares.

Consultora: nutricionista SAMARA SANTOS CRN 8726.


Sair da versão mobile