Revisão

Marianne Rocha Nutricionista

Requeijão é Remoso? | Descubra Aqui!

É comum estarmos em dúvida se um alimento é ou não remoso. Afinal, muitas são as recomendações para evitar essa categoria de alimentos, mas será que requeijão é remoso?

Para responder essa pergunta, vamos trazer informações não apenas sobre o requeijão, mas também sobre o conceito dos alimentos chamados de remosos ou “carregados”.CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

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A cultura dos alimentos remosos

O termo remoso pode ser desconhecido para muitos, mas é bastante utilizado especialmente nos estados do Norte e Nordeste do Brasil.

A expressão vem do conhecimento popular e está associada à alimentos que supostamente são prejudiciais em certos estados do organismo.

Desta forma, acredita-se que a ingestão de um alimento remoso, possa causar efeitos indesejáveis, como, vermelhidão na pele, coceiras e até retardar o processo cicatrização.

Por isso, a crença é que tais alimentos devem ser limitados ou evitados em circunstâncias como pós-operatório, tatuagem, doenças de pele etc.

Então, requeijão é remoso?

A cultura popular, tem por vezes como remoso,  alimentos de alta carga protéica e de gorduras, normalmente de origem animal.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás, relata como em parte os alimentos remosos são entendidos do ponto de vista imunológico.

O que a tradição popular chama de alimento remoso, pode ser entendido pela ciência, como alimento alergênico, que provoca reações somente em pessoas predispostas.

De fato, os alimentos ricos em proteínas e gorduras como os lácteos, são potenciais causadores de reações alérgicas por alimento.CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

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Com isso, o consumo de produtos lácteos, o que inclui o requeijão, pode causar reações adversas para um grupo especifico, alérgico à proteína do leite de vaca.

Contudo, o requeijão não é prejudicial (remoso) para o público em geral, exceto para quem é alérgico ou intolerante a um ou mais componentes no produto.

Portanto, considerando a individualidade de cada um, o consumidor deve estar atento as possíveis reações após o consumo de cada alimento.

Quando existe reação desfavorável após a ingestão do requeijão ou qualquer outro alimento, deve sempre o indivíduo ser acompanhado por um médico.

Alem disso, é sugerido para aqueles que buscam uma dieta anti-inflamatória, evitar ou mesmo limitar a ingestão de comidas ultraprocessadas, por exemplo, biscoitos recheados, salgadinhos, doces, frituras por exemplo (aquela coxinha ou quibe.)

Embora seja comum o consumo do requeijão junto a esses alimentos, eles são pró- inflamatórios, ou seja, aumentam a produção de substâncias que fazem o corpo inflamar, e assim atrapalham a cicatrização.

Embora o requeijão seja rico em vários nutrientes, os argumentos de que o produto deva ser consumido com moderação, são pelo fato de 60 % da sua gordura ser na forma saturada.

A gordura saturada é inflamatória?

Um artigo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry,  demonstrou que a gordura saturada a mais comum na dieta, tem efeito pró-inflamatório no corpo.CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

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A gordura saturada está presente em alimentos como carne vermelha, leite integral e seus derivados como requeijão, queijos, manteiga, além de muitos produtos industrializados.

De acordo com o estudo, a alta ingestão da gordura saturada por adultos saudáveis magros e obesos, aumentou a produção de citocinas inflamatórias.

O estudo comparou a dieta dos participantes por três semanas, sendo os períodos separados da seguinte forma.

A primeira semana com dieta baixa em gordura saturada, na segunda, os participantes receberam dieta rica em gordura monoinsaturada, e terceira dieta alta em gordura saturada.

Após cada dieta, os pesquisadores identificaram que aquela rica em gordura saturada estimulou a produção de citocinas assim causando a inflamação.

Em oposto os pesquisadores relataram que uma dieta que inclui alimentos ricos em gordura monoinsaturada não apenas reduz a inflamação, mas também o risco de doenças metabólicas.

A gordura saturada no requeijão é boa ou ruim?

A gordura saturada é o tipo de gordura mais comum na dieta dos brasileiros, assim como na alimentação de boa parte do mundo ocidental.

Segundo a Escola Médica da Universidade de Harvard, a pior gordura que podemos consumir é a trans, já a saturada deve ser ingerida com moderação.

Outras gorduras como as poliinsaturadas e monoinsaturadas são descritas como benéficas à saúde.

De acordo com a escola medica, embora estudos mostram a falta de evidências suficientes para concluir que a gordura saturada aumenta o risco de doença cardíaca, substitui-la pela gordura poliinsaturada pode diminuir o risco dessa doença.

A instituição cita outros estudos sugerindo limitar a gordura saturada e substituição por gorduras polinsaturadas, o que é o mais indicado para reduzir o risco de doença cardíaca.

Revisão Geral Dra. Marianne Rocha

Referencias:

  • https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/the-truth-about-fats-bad-and-good https://www.sciencedaily.com/releases/2015/09/150924142927. htmhttp://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pivic/trabalhos/JOSE%20NEIVA%20MESQUITA%20NETO.pdf