Vinagre corta a menstruação? | Veja Bem Aqui!

Será que o vinagre corta a menstruação? Não há efeitos colaterais? Existe comprovação científica? Hoje vamos esclarecer tudo isso.

Seja por conta do desconforto ou mesmo por ter iniciado num dia inapropriado. O fato é que muitas mulheres têm buscado um meio de parar a menstruação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E entre as diferentes receitas caseiras temos como principal a que utiliza o vinagre, sendo o de maçã o mais utilizado.

A crença está que as propriedades ácidas no produto possa levar ao efeito de suspensão do sangramento.

Mas, afinal, de onde surgiu essa ideia e porque muitos acreditam que a bebida é capaz de parar a menstruação? A seguir nós estaremos respondendo essas perguntas.

Entenda mais sobre essa prática e seus riscos

O uso do vinagre para suspender o fluxo menstrual, tem sido difundido no Brasil por muitos anos. No entanto, não existem informações sobre a origem do conceito.

É notório que muitas mulheres recorrerem a esse método, sendo por vezes relatado como bastante eficaz.

Contudo, não há comprovação científica disso, e ainda existe o fato que a bebida pode causar problemas de saúde para algumas pessoas.

Muitas mulheres diluem o vinagre em água e outras o consomem puro (um perigo ainda maior nesse caso.)

Já que o vinagre é uma substância ácida e pode causar sérios danos ao esôfago ou ao esmalte dos dente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aliás, os danos podem ser ainda piores para quem tem problemas de gastrite ou úlceras.

A nutricionista da Food Network, a Dr Ellie Krieger, recomenda jamais beber o vinagre diretamente.

De acordo com a nutricionista, o produto é um ácido potente que pode ser perigoso se for aspirado, podendo causar queimaduras no tecido sensível da boca e no esôfago e levar a erosão dental.

Como já explicado, o vinagre mais utilizado na tentativa de parar o sangramento é o feito de maçã.

Todavia, o consumo regular na dieta de quem tem problemas renais pode ser muito perigoso.

Já que indivíduos nessa condição acabam não eliminando corretamente o potássio do corpo, e o vinagre de maçã contém essa substância.

Além disso, se você tem o estômago sensível, consumir a bebida também poderá ser altamente prejudicial.

Alguns dos sintomas que podem ser causados com o consumo são: náuseas e dores abdominais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Afinal, o vinagre corta ou não a menstruação?

De acordo com a ginecologista Drª. Sheila, o vinagre não possui nenhuma comprovação científica de que corta a menstruação.

Logo, esse dito trata-se de algo passado de pessoa para pessoa, segundo suas experiências isoladas.

Portanto, quem optar no uso do vinagre com o objetivo de cessar a menstruação, deve saber que o método não possui qualquer embasamento científico, sendo algo ligado somente à sabedoria popular.

Os efeitos do vinagre em mulheres

De acordo com a nutricionista americana Drª Julie Upton, do site Appetive for Health

Até o momento, o único estudo sobre os efeitos da bebida, foi em mulheres que estavam sofrendo com a síndrome do ovário policístico.

De acordo com Upton, o quadro é um distúrbio endócrino que leva a resistência à insulina e irregularidade na menstruação.

De fato o vinagre de maçã possui propriedades que ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e tal efeito está cientificamente comprovado.

O estudo sucedeu em torno de sete mulheres com síndrome do ovário policístico, que buscavam uma opção natural de tratamento.

Após o uso do vinagre por 100 dias, as participantes tiveram uma diminuição na resistência à insulina o que também impactou na menstruação.

Nesse caso, como a doença tem relação com a resistência à insulina, causando irregularidade no fluxo menstrual, O vinagre atuou nessa questão e não diretamente com o fluxo menstrual.

Portanto, esse estudo não comprova se o vinagre corta a menstruação. O que ele comprovou foi sua eficácia no controle da insulina para um público em específico.

Saiba mais:

Recomendações finais importantes

Se você ainda considera fazer uso do vinagre, é importante antes, consultar um profissional da saúde e buscar aconselhamento.

Entretanto, por favor note. Também não é recomendado fazer o uso do vinagre em jejum e nem em grandes doses.

Inicialmente, dilua uma colher de sopa em 200 ml de água. E prefira tomar com o uso de um canudinho para evitar que desgaste o esmalte dos dentes.

Outra vez alertamos: o funcionamento do vinagre para suspender a menstruação está restrito única e exclusivamente a experiências pessoais, não contendo estudos que comprovem tais resultados.