Cupuaçu Engorda? | Análise e Calorias!

As frutas têm nutrientes e são importantes para saúde. O cupuaçu não é diferente, porém a dúvida é se o fruto engorda ou não.

A mesma incerteza envolve receitas como o creme, suco ou sorvete da fruta. Porém a resposta você confere nesse artigo.

Sobre o cupuaçu

O cupuaçu é um fruto amplamente disponível no Brasil. Isso porque é nativo da Floresta Amazônica.

A fruta vem de uma árvore com mais de 20 metros de altura, que costuma amadurecer seus frutos em períodos chuvosos.

Seu sabor e odor são frutados e lembram um pouco o cacau. Seu nome científico é theobroma grandiflorum.

Cupuaçu engorda ou emagrece? Tem quantas calorias?

O cupuaçu é saudável e não engorda, ainda tem menos calorias que muitas frutas.

Em 100 gramas de banana nanica existem 92 calorias, já no cupuaçu somente 49 kcal.

Além disso, seu teor calórico é inferior ao da poupa do açaí congelada e do abacate.

No entanto, para a fruta ser um aliado na dieta é importante considerar alguns fatores.

  • Ter moderação no consumo;
  • Associar com outros alimentos baixo em calorias;
  • Praticar exercícios físicos;

A combinação de todos esses fatores, reduzem o risco do ganho de peso. Já que ingerir mais calorias que gasta leva a engordar.

Sorvete, creme ou suco de cupuaçu engorda?

Quando não existe moderação a resposta é sim, e já vamos explicar.

Apesar de as frutas serem saudáveis, em sorvetes, sucos ou cremes se tornam calóricas. Com o sorvete de cupuaçu não é diferente.

Isso porque é rico em açúcargordura vegetal e xarope de glucose. Sem falar dos conservantes no produto.

Essa combinação faz uma bola de sorvete ou picolé conter até 101 calorias.

Como tal, o creme da fruta é outra sobremesa famosa, mas também rica em calorias. A razão é o leite condensado na receita.

Uma colher de sopa de leite condensado tem até 65 calorias. Esse valor é maior do que há em 100 g de cupuaçu que tem (49 kcal.)

Já o suco do cupuaçu também pode ser calórico. Porém dá para diminuir com pequenas mudanças.

Ao invés de usar leite integral ou condensado utilize leite desnatado, ou água.

1 copo de 200 ml de leite UHT integral há em média 117 kcal. Já o desnatado somente 72 kcal.

Além do mais, o adoçante é muito melhor que açúcar, pois tem menos calorias.

Com isso em mente, agora vamos aos benefícios do cupuaçu na dieta.

O Cupuaçu ajuda a dar saciedade porque tem fibras

A fruta se destaca pelo alto teor em fibras. E olha, o cupuaçu é o campeão nesse quesito.

As fibras fornecem maior saciedade e ajudam no emagrecimento, bem como promovem a saúde intestinal.

Teor de fibras alimentares em 100 gramas do alimento.

Alimentofibras
Cupuaçu3,1 g
Banana nanica cru1,9 g
Maçã Argentina2,0 g
Kiwi2,7
Laranja baía1,1
Melão, cru0,3
Maracujá, cru1,1
Melancia, crua0,1
Morango, cru1,7
Açaí, polpa, congelada2,6

Fonte: TACO 4 Edição

Outros benefícios do cupuaçu na dieta

O fruto é fonte de vitamina A, e as do complexo B, bem como de proteínas, fibras, cálcio, fósforo e ferro.

No entanto, o que muitos desconhecem é a quantidade de vitamina C do cupuaçu.

Em 100 gramas contém até 24,5 mg do nutriente o qual é um poderoso antioxidante.

Ainda mais, o fruto tem flavonoides que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Então, combate os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce e doenças.

Hoje falamos se cupuaçu pode ou não favorecer no ganho de peso. No entanto, descobrimos que com boas práticas alimentares o fruto é benéfico e ajuda na dieta.

E aí, talvez seja a hora de colocar mais frutas em sua dieta e ter muito mais saúde e disposição.