Cupuaçu Engorda? | Análise e calorias – Confira!

O Cupuaçu é uma fruta presente na América do Sul, e pode ser aproveitada de maneira rica para a culinária, principalmente quando o assunto é sobremesa.

Mas, ao mesmo tempo, surge a preocupação, pois muitas pessoas têm dúvida se cupuaçu engorda.

A seguir, saiba tudo sobre o assunto, e descubra diversos benefícios que a fruta traz para o seu corpo.

Sobre o cupuaçu

A fruta é amplamente disponível no Brasil, isso porque, é nativa da Floresta Amazônica, e assim, pode ser encontrada em todos os estados do nosso país.

O alimento vem de uma árvore com mais de 20 metros de altura, que costuma amadurecer seus frutos em períodos chuvosos.

Seu sabor e odor são frutados, e lembram um pouco o cacau.

Afinal, cupuaçu engorda ou emagrece?

Quando consumido com moderação, o fruto só tem benefícios a oferecer, inclusive, não engorda.

Contudo, para que o alimento não atrapalhe a sua dieta, é preciso alguns cuidados, por exemplo;

  • Consumi-lo com moderação;
  • Associá-lo com outros alimentos com menor teor de calorias;
  • Aumentar o consumo de termogênicos, a exemplo do gengibre;
  • Tomar muita água;
  • Praticar exercícios físicos regularmente

Quando o consumo é moderado, o fruto é benéfico e até pode ajudar no emagrecimento.

Enquanto, 100 gramas de banana nanica possuem 92 calorias, o cupuaçu apresenta somente 49 (kcal.

Sem falar, que o cupuaçu contém menos calorias que a poupa do açaí congelada ou mesmo o abacate.

O cupuaçu é nutritivo, tem fibras que dão saciedade, e não está entre as frutas mais calóricas.

Cupuaçu no sorvete, creme ou suco engorda?

Assim como o açaí, o cupuaçu é bastante utilizado na culinária brasileira, em especial nas sobremesas.

Embora as frutas sejam naturais e saudáveis, quando em sorvetes ou cremes, o alimento se torna mais rico em calorias.

No caso do sorvete de cupuaçu, além da poupa do fruto, são adicionados, açúcar, gordura vegetal, xarope de glucose e leite condensado.

Também aditivos alimentares, como conservantes, corantes, espessantes e emulsificantes estão no produto.

A combinação desses ingredientes, fazem um picolé ou uma bola de sorvete de cupuaçu, apresentarem até 101 calorias.

Já os aditivos alimentares citados, devem ser ingeridos com moderação, sob qualquer circunstância.

O creme de cupuaçu é outra sobremesa famosa e apreciada por muita gente.

Entretanto, o prato é calórico, pois o leite condensado utilizado no creme, não tem poucas calorias. cupuaçu engorda ou não

Note que, apenas 1 colher de sopa de leite condensado, possui até 65 calorias, valor calórico maior que em 100 gramas de cupuaçu.

O suco de cupuaçu, também pode apresentar alto teor calórico, especialmente receitas com leite integral ou leite condensado.

Já aquelas com leite desnatado ou água, e com pouca adição de açúcar, contém menos calorias e são adequadas para quem busca a boa forma.

Contudo, o que as sobremesas de cupuaçu têm em comum, são o alto teor de calorias, o que pode levar ao ganho de peso se ingeridas em excesso.

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Agora veja como o cupuaçu pode ajudar na sua dieta.

O cupuaçu não é rico em calorias e possui excelentes nutrientes para aqueles que desejam emagrecer.

Para este público, limitar o consumo de sorvetes, cremes ou mousse que levam o fruto pode ajudar.

Já a ingestão do alimento in natura, ou seja, sem adição de ingredientes ricos em calorias pode auxiliar na perda de peso.

Confira, o cupuaçu é rico em fibras alimentares!

Devido ao teor de fibras alimentares, o cupuaçu possui potencial de aumentar a saciedade e diminuir o apetite.

Assim como o fruto pode contribuir para o bom funcionamento intestinal

Para efeito de comparação, enquanto 100 gramas de pastel de carne frito contém apenas 1,0 g de fibras, o cupuaçu já apresenta 3,1 g de fibras alimentares, segundo a tabela TACO.

Fibras nas frutas, 100 gramas.

Alimentofibras
Cupuaçu3,1 g
Banana nanica cru1,9 g
Maçã Argentina2,0 g
fonte: TACO 4 Edição

As fibras ajudam a regular o trânsito intestinal e assim prevenir a constipação (intestino preso.)

Lembrando que, para aqueles que desejam emagrecer, é fundamental ter o intestino funcionado em dia!

Estudo sobre o cupuaçu

Um outro benefício do cupuaçu, está na dieta de quem tem diabetes, de acordo com um estudo publicado pelo Jornal da USP.

Camundongos que receberam uma dieta composta por gorduras saturadas e sacarose, porém, com suplementação de extrato de cupuaçu, apresentaram menor resistência à insulina e hiperglicemia.

Propriedades e benefícios do cupuaçu

Afinal, do que é composto o cupuaçu? Bem, em geral, pode-se dizer que a fruta traz consigo uma série de nutrientes importantes.

Isso porque contém fontes de energia para o corpo, como os carboidratos.

Inclusive, o alimento contém vitaminas (A, B, C), proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro e muito mais.

O que muitos desconhecem, é a quantidade significativa de vitamina C que o cupuaçu tem.

Em 100 gramas do fruto, é possível encontrar até 24,5 mg de vitamina C, que é um poderoso antioxidante.

Além disso, os flavonoides também são encontrados no cupuaçu, estudos demonstram que essas substâncias possuem ação antioxidante e anti-inflamatória.

A presença de antioxidantes na fruta, ajuda a diminuir o número de radicais livres em nosso corpo, assim prevenindo o envelhecimento precoce e doenças.

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Considerações finais

O cupuaçu assim como qualquer fruta, é nutritivo e não engorda, quando consumido com moderação.

No entanto, doces, sorvetes e produtos processados que levam o fruto, são ricos em calorias e podem sabotar a sua dieta.

Já incluir no cardápio, alimentos naturais e adquirir hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas ajudam no controle do peso.

Fontes:

  • fonte https://jornal.usp.br/
  • https://www.nestle.com.br/marcas/moca/moca-leite-condensado
  • http://sorvetescremoso.com.br/loja/p/218138/cremosy-cupuacu
  • https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf