Pode comer melancia menstruada? Saiba mais.

Muitas pessoas estão curiosas para saber se pode comer melancia menstruada. Será que existem evidências que apoiem cientificamente essas ideias.

Vejamos se isso é ou não um mito. Confira isso e outras curiosidades sobre o tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comer melancia menstruada faz mal?

A melancia é contém nutrientes como vitaminas A e C, estando entre as frutas mais saudáveis ​​e com alto teor de água que ajuda a hidratar o corpo.

Porém, nem ela ou seus nutrientes prejudicam o ciclo menstrual nem causam desconforto.

Além disso, frutas como a melancia fornece ao corpo nutrientes necessários, portanto, em um período em que as demandas nutricionais são maiores, a ingestão é indicada.

Como tal, as mulheres não precisam evitar o consumo da melancia durante esse período.

Inclusive, sabia que além desse alimento, existem outras frutas boas durante a menstruação?

As bananas são ricas em potássio e ajudam a reduzir as cãibras musculares que costumam ser comuns neste período do mês.

Já o morango e laranja são frutas cítricas que são fontes de vitamina C antioxidante que ajuda a combater os radicais livres.

O abacate, pode ajudar a controlar a inflamação em nosso corpo, já que ele fornece gorduras boas poli insaturadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, sim, pode comer melancia estando menstruada, pois não há contraindicação da fruta nesse período.

Faz mal comer melancia à noite?

As frutas são compostas principalmente por água, vitaminas, minerais e carboidratos naturais, o que as torna um lanche leve, saudável e hidratante.

Por outro lado, existe a possibilidade de algumas pessoas aumentarem o número de idas ao banheiro com mais frequência porque a fruta tem alto teor de água.

Portanto, um lanche leve e balanceado antes de dormir deve ser a melhor opção.

Um chá ou leite morno podem ser boas escolhas para muitas pessoas, por outro lado, evite alimentos gordurosos durante a noite.

Estudos sobre a fruta.

Um estudo revelou que a melancia, é rica em licopeno, um composto antioxidante que protege o corpo contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, sendo um componente muito poderoso.

A substância mais destacada do tomate – o licopeno – provou estar em quantidade tão alta quanto a encontrada nas melancias.

Segundo pesquisas, o licopeno protege o corpo e a pele de doenças. Isso ocorre porque são substâncias com efeito  anti-proliferativo, antioxidantes e anti-inflamatórios

Outro estudo, desta vez feito na Universidade do Texas, descobriu que a melancia possui um aminoácido conhecido como citrulina que, quando no corpo, é transformado em arginina.

Este composto relaxa os vasos sanguíneos e promove uma boa circulação, mantendo o coração saudável.

Como colocar na alimentação?

Uma das melhores maneiras de incluir melancia em sua dieta é criar bebidas desintoxicantes e smoothies.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou mesmo fazer uma salada que contenha diferentes frutas e ervas como a hortelã, deixando a refeição mais gostosa e aromática ao mesmo tempo.

Outro ponto positivo, é que a fruta é perfeita para petiscar e saciar a fome entre as refeições, evitando o consumo excessivo de calorias.

Porém, evite ou reduza certos alimentos quando a menstruação chegar, como álcool, cafeína, laticínios e alimentos processados.

A seleção dos alimentos é importante durante a menstruação, você não quer piorar os sintomas, pois a nutrição adequada será muito benéfica.

Saiba que as pessoas tendem a consumir mais alimentos ricos em gordura saturada, como fast-food, e isso resulta em inflamação no corpo.