Desafio low 40d | O que é e como funciona?

O desafio low 40d trata-se de um plano alimentar (dieta) específico para rápido emagrecimento sem a necessidade de realizar atividade física.

Sendo assim, a dieta do desafio low 40d é a low carb, ou seja, com baixo teor de carboidratos, responsável pelos rápidos resultados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, é chamado de desafio porque as pessoas aderem ao plano com a intenção de verificar se funciona ou não.

O desafio low 40d ganhou destaque na pandemia e é feito por 40 dias seguidos. Todavia, apesar de trazer rápidos resultados no emagrecimento é um desafio difícil de cumprir.

De qualquer forma, pode ser usado como referência para um emagrecimento rápido, no entanto, para melhores resultados é indispensável o acompanhamento nutricional.

Como funciona?

Este desafio é feito por 6 semanas ou aproximadamente 40 dias. Nesse período a alimentação sofre mudanças drásticas e a perda de gordura acelera.

A dieta low carb é uma dieta que prioriza alimentos ricos em proteínas e gorduras benéficas, aquelas que fazem bem.

No entanto, para resultados promissores, o desafio low 40d requer uma restrição de calorias na alimentação do cotidiano.

Em geral, as mulheres devem consumir até 1500 calorias por dia e os homens até 1800, entretanto, este valor leva em consideração a altura, o peso e o sexo.

Além disso, é proibido ingerir produtos que não sejam de origem natural, ou seja, o consumo de alimentos processados e industrializados deve ser eliminado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são os resultados?

A grande sacada do desafio low 40d é o déficit calórico, que consiste no maior gasto de energia e na menor ingestão de calorias por meio da alimentação.

Nesse sentido, o desafio utiliza os alimentos que fornecem muita saciedade e podem ser consumidos em quantidades maiores, a fim de impedir a sensação de fome.

Os resultados dependem do esforço e do comprometimento com a dieta, já que uma refeição feita a mais interfere na quantidade de quilos perdidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existem relatos de pessoas que perderam mais de 10 quilos no período, mas a verdade é que a quantidade de peso a ser eliminada depende do quanto encontra-se a situação nutricional do indivíduo.

Sendo assim, quem está com muitos quilos acima do peso ideal tem resultados mais expressivos do que aquelas pessoas que estão acima do peso, mas não encontram-se obesas.

No entanto, espera-se que as mulheres percam de 5 a 10 quilos nos 40 dias de desafio enquanto os homens podem perder um pouco mais, de 8 a 12 quilos.

Quem pode fazer o desafio low 40d?

Como é de se esperar, o desafio low 40d é indicado para todas as pessoas que estejam acima do peso e não possuam doenças graves.

A idade mínima deve ser de pelo menos 16 anos e tanto homens quanto mulheres podem fazer o desafio.

Alimentos permitidos 

  • Frutas: todas as frutas são permitidas, com preferência pelas frutas ricas em água e com bastante fibra;
  • Legumes: devem ser usados no lugar de carboidratos como arroz, macarrão, batata ou milho;
  • Hortaliças: São todas liberadas, pois possuem um valor calórico baixíssimo;
  • Gorduras boas: Oleaginosas, azeite extra-virgem e frutas como abacate e coco devem ser consumidos com moderação;
  • Proteínas: Todas as opções são liberadas, mas deve-se optar pelas carnes magras como carne de frango, frutos do mar e peixes;
  • Ovos;
  • Leite e derivados (de preferência desnatados);
  • Proteínas vegetais ( para veganos e vegetarianos);
  • Suplementos: São utilizados para evitar a deficiência de vitaminas e minerais, já que a ingestão calórica fica comprometida.

Alimentos Proibidos

  • Carboidratos em geral: trigo, milho, arroz, aveia, mandioca e derivados;
  • Queijos gordos e amarelos;
  • Embutidos e enlatados;
  • Frituras e alimentos com alta concentração de gordura saturada;
  • Sorvetes e produtos açucarados;
  • Doces e sobremesas feitas com açúcar ou produtos ricos em gordura.

Efeitos colaterais comuns 

Este desafio adota a restrição calórica como fundamento, uma situação que pode provocar efeitos colaterais durante os 40 dias.

Apesar de serem sintomas não graves, influenciam na disposição e no estresse das pessoas, principalmente no início do desafio.

Portanto, os adeptos podem sofrer de sintomas como:

  1. Irritação;
  2. Tontura em alguns momentos;
  3. Aumento do mau humor;
  4. Falta de funcionamento intestinal;
  5. Ansiedade;
  6. Compulsão alimentar (quando feito sem auxílio).

Conclusão 

O desafio low 40d é uma estratégia nutricional que traz resultados expressivos no emagrecimento.

Contudo, deve ser feito com auxílio de um profissional da nutrição e não deve se estender por mais de seis semanas.

Sua principal função é diminuir as reservas de gordura do corpo, promovendo a perda de peso através da dieta cetogênica, mais conhecida como low carb.


Por: Renato Fernandes – Nutricionista

Sobre o autor: Renato Fernandes é Nutricionista formado pelo grupo Unisepe com Especialização em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional. Atua como Nutricionista há 4 anos em consultório particular na cidade de São Lourenço-MG e é colunista de sites e blogs da internet com foco em saúde e alimentação. CRN9/ 22289 MG.