Limão é bom para azia? – Veja e entenda mais!

Todos nós sabemos que as frutas são saudáveis e a ingestão é essencial para desfrutarmos de uma boa saúde.

Por sua vez, o limão é fonte de vitamina C e famoso no combate a gripes e resfriados. Mas será que limão é bom para azia?

Há vários relatos que a fruta é capaz de reduzir os sintomas como a sensação de queimação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Porém, é preciso ter cuidado e buscar a orientação médica antes do uso. Pois, isso pode trazer consequências mais graves.

Então, limão é bom para azia?

Segundo o Dr. Giovanni Vivas Munar, especialista em medicina geral, a resposta é não. O médico explica que o limão aumenta os sintomas da azia e refluxo.

Sendo assim, Giovanni não recomenda a ingestão de frutas ácidas, alimentos gordurosos e temperos picantes.

O médico conta que o limão é rico em ácidos que elevam a acidez do estômago e, pioram os sintomas da azia, como a queimação no peito e garganta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, para amenizar a azia, é preciso ter outros cuidados. Por exemplo, não exagerar nas refeições, e depois delas, esperar até 45 minutos antes de dormir.

Sobre a azia

É essencial lembrar, que a azia pode ocorrer, seja por má alimentação, gravidez, estresse entre outras condições.

Contudo, a azia constante é um sinal de alerta, por isso, é preciso fazer uma consulta médica, e em certos casos, dar inicio a um tratamento, explica Giovanni.

Em geral, a azia ocorre após as refeições, e é tratada com remedios antiácidos. Porém é preciso buscar orientação e acompanhamento médico antes do uso.

Alimentação e azia 

Azia é uma condição que pode ser piorada devido a ingestão de alimentos picantes, gordurosos ou ácidos. Dessa forma, é preciso trocar esses por outros menos agressivos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No caso das frutas, as mais doces como a banana, pera, goiaba, mamão, maçã e a manga, têm menor risco de desencadear sintomas de azia do que frutas ácidas.

Fique longe das frutas cítricas

As frutas cítricas são ácidas e prejudiciais para pessoas que sofrem de azia, refluxo e queimação. Nesse grupo, estão;

  • O limão
  • Abacaxi
  • Ava
  • Morango
  • Acerola
  • Ameixa
  • Kiwi
  • Caju
  • Pêssego
  • Tangerina

Dicas de estilo de vida

É possível controlar os sintomas da azia através da dieta e do estilo de vida. Sendo assim, vamos dar algumas dicas para você.

  1. Não use roupas apertadas.
  2. Fumar e bebidas alcoólicas devem ser evitado
  3. Tente não pular as refeições
  4. Evite refeições pesadas, especialmente à noite
  5. Fuja de fast-foods
  6. Não beba líquidos durante a refeição.
  7. Opte por comidas de fácil digestão

Dormir do lado direito agrava a azia?

Segundo estudos publicados no The Journal of Clinical Gastroenterology, dormir sobre o lado direito é capaz de agravar a azia.

Foi o que concluiu um grupo de cientistas que recrutaram indivíduos saudáveis e os alimentaram com alimentos gordurosos para induzir a azia.

Os participantes foram minitornados com aparelhos que mediam acidez esofágica, enquanto estavam deitados do lado direito e esquerdo, por quatro horas.

Após as medições, os cientistas concluíram que o tempo de refluxo foi maior quando estavam deitados sobre o lado direito.

Outro estudo publicado no mesmo periódico médico, usou os mesmo métodos, porém em pessoas com azia crônica.

O resultado foi que aqueles dormiram do lado direito, também tinham níveis maiores de ácido que retornavam do estômago para o esôfago.

Os estudos acima foram publicados no mundo todo, inclusive, em jornais de renome como The New York Times, entre outros. (1)