Requeijão Engorda? | Variedades e Número de calorias!

Será que requeijão engorda? Essa é uma pergunta que muitas pessoas já devem ter feito.

No entanto, para respondê-la, devemos conhecer melhor o produto e seus valores calóricos, já que o ganho ou a perda de peso, está mais relacionado com as calorias dos alimentos.

O que é e como é feito o requeijão?

O requeijão é um tipo de queijo obtido a partir do leite de origem animal e pode ser de vários tipos.

O processo de produção do produto mais consumido, que é o cremoso, consiste na utilização de leite pasteurizado, onde é aquecido e realizada uma coagulação enzimática ou ácida através do ácido lático.

Em seguida, é retirado o soro e a massa recebe um creme obtido por um processo denominado desnate, também é edicionado água, sal comum e sal fundente para dar liga ao requeijão.

Depois de passar pelo processo de cozimento, o produto é envazado em copos de vidro ou de plástico como vemos nos supermercados.

Tipos de requeijão e o número de calorias

Para saber se requeijão engorda ou não, é preciso conhecer um pouco mais sobre os tipos e teores de calorias no alimento.

Quanto à consistência, existe o requeijão cremoso e o de corte, sendo que o último tem textura mais firme e produção artesanal e é menos consumido.

Já o número de calorias no requeijão muda de acordo com a versão do produto, portanto, confira abaixo as informações nutricionais para 100 g do alimento.

• Requeijão cremoso/tradicional: é o tipo mais comum e contém todos os ingredientes da receita original.

Algumas pessoas não podem consumir essa versão, como é o caso dos intolerantes à lactose e os que fazem restrição de gordura na alimentação, como os que possuem altas taxas de colesterol e triglicerídeos.

Isso porque, o requeijão tradicional contém lactose (açúcar do leite) e a maior quantidade de gordura saturada em comparação as outras versões do produto.

Em relação ao valor calórico, o requeijão tradicional também é o que possui mais calorias, apresentando em 100 gramas até 257 calorias.

• Requeijão light: esse tipo, apresenta menores valores em gorduras e calorias, há em média 165 calorias em 100 gramas do produto light.

• Requeijão sem lactose: é a versão elaborada sem a lactose, foi criado pensando em pessoas que são intolerantes à substância, mas qualquer pessoa pode consumi-lo.

A quantidade de 100 g de requeijão sem lactose tem uma média de 230 calorias.

• Zero lactose light: é a versão sem lactose, adequado para pessoas intolerantes a este açúcar, e que desejam perder peso. Em 100 g do produto sem lactose light, possui uma média de 175 calorias.

 Requeijão engorda ou não?

É necessário entender que qualquer alimento pode influenciar no seu peso, ou seja, todo alimento pode fazer você engordar.

Quando falamos em ganho ou perda de peso, devemos nos atentar para um dos fatores principais que influenciam nessas condições.

No caso, é o número de calorias ingeridas ao longo do dia, mas isso não significa que outros fatores também não influenciam.

Contudo, o requeijão assim como a manteiga, é derivado do leite e tem como destaque o seu teor de proteínas e gorduras, sendo a predominante a saturada.

Embora seja nutritivo, o consumo desmoderado do requeijão e associado a alimentos ricos em carboidratos, como o pão, pizza ou a coxinha, aumenta o risco do ganho de peso.

Este risco ainda é maior, se o restante da alimentação não for saudável e também priorizar alimentos elevados em calorias.

Entretanto, uma alimentação saudável e para o controle do peso, pode incluir o requeijão, desde que seja de forma equilibrada.

Este manejo é necessário para evitar o saldo calórico positivo no corpo, que provoca o ganho de peso.

O corpo ganha peso quando consome mais calorias e perde menos criando um saldo energético positivo.

Quando ocorre o contrário, ou seja, quando o corpo recebe menos calorias e gasta mais através da atividade física, ocorre um balanço energético negativo, promovendo assim, a perda de peso.

Quem está de dieta para emagrecer pode comer requeijão?

Sim, quem está fazendo dieta para perda de peso pode consumir requeijão. Como foi dito no item anterior, não é o produto em si que causa o ganho de peso, mas o seu consumo em excesso.

Portanto, se consumido de forma equilibrada e associado principalmente a uma alimentação com controle calórico, o requeijão não atrapalha o processo de emagrecimento.

Por isso, o ideal é você fazer um acompanhamento com um profissional nutricionista para seguir uma dieta personalizada com o valor calórico que você precisa para conseguir emagrecer.

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Qual tipo de requeijão tem menos calorias?

Para saber qual tipo de requeijão é mais indicado para emagrecer, é necessário fazer um comparativo das calorias de todas as variedades deste produto.

Teoricamente, o requeijão mais recomendado é aquele que apresentar um menor teor calórico, que nesse caso, é a versão light.

Os intolerantes à lactose que desejam emagrecer, também não ficam de fora, pois há a opção do produto sem lactose com redução de calorias.

Embora a versão light seja a mais indicada, não significa que aqueles que estão de dieta, não possam consumir o requeijão tradicional.

Nesse caso, o recomendado é consumir em menor quantidade, comparado ao light ou outras versões, assim, você consequentemente consome menos calorias.

Requeijão ou margarina, quem tem menos calorias?

Sem dúvida, esses produtos no café da manhã tornam a refeição ainda mais saborosa e saudável.

E como vimos ao decorrer deste artigo, conhecer o número de calorias no alimento, é fundamental para diminuir o risco do ganho de peso.

Já que quanto mais calorias o alimento tem por porção, maiores são as chances de engordar, caso não exista moderação.

Sendo assim, separamos o teor de calorias de algumas das principais marcas de requeijão e margarina, seus valores em calorias são referentes a 1 colher de sopa.

Requeijão tradicional.Margarina cremosa com sal.
VIGOR 82 caloriasQUALY 72 calorias
Itambé 82 caloriasClaybom 45 calorias
Nestlé 81 caloriasDelícia 63 calorias

As marcas acima mencionadas, possuem outras versões de seus produtos com menos calorias, portanto, antes de começar sua dieta de perda de peso, vale a pena conferir!

Deste modo, você pode consumir os produtos da sua marca favorita, e ainda manter a boa forma!

Como consumir o requeijão na dieta?

Você pode consumir o produto associando com carboidratos como a torrada ou o pão, de preferência que sejam integrais, pois são ricos em fibras que ajudam a dar mais saciedade e retardar a fome.

Você também pode utilizar o requeijão em sanduíches naturais, para o preparo de pastas e patês, em saladas, em panquecas e crepiocas, em misturas de recheios para tortas, em risotos e em várias outras preparações.

Portanto, concluímos que o consumo do requeijão engorda apenas se consumido em excesso, mas em quantidades equilibradas, é um alimento que não interfere no peso.

Entretanto, antes de incluir qualquer alimento na dieta, é necessário estar ciente de suas condições de saúde, necessidades de calorias e nutrientes, e outros fatores individuais. Sendo assim, converse com seu médico e nutricionista.