Requeijão Engorda? Light ou Tradicional? | Confira!!!

Será que o requeijão engorda? Essa é uma pergunta que muitas pessoas já devem ter feito, mas, para respondê-la, devemos conhecer os tipos de requeijão e seus valores calóricos, já que o ganho ou a perda de peso está mais relacionado com as calorias dos alimentos.

O que é e como é feito o requeijão?

O requeijão é um tipo de queijo obtido a partir do soro do leite de origem animal e pode ser de vários tipos.

O processo de produção do requeijão mais consumido, que é o cremoso, consiste na utilização de leite pasteurizado onde é realizada uma coagulação enzimática ou ácida através de fermento, seguido da retirada do soro e adição de sal fundente e comum para ser envazado em copos de vidro ou de plástico.

Tipos de requeijão

Para saber se requeijão engorda ou não, é preciso conhecer um pouco sobre os tipos mais conhecidos desse alimento.

Quanto à consistência, existe o cremoso ou pastoso e o de corte. O requeijão de corte tem uma produção mais artesanal e é menos consumido.

Como o cremoso é o mais comum na dieta, por causa da sua larga produção industrial, conheceremos a seguir, os tipos cremosos mais encontrados e seu valor calórico para uma quantidade de 100 g do alimento (metade de um pote).

• Requeijão cremoso, original /tradicional: é o tipo mais comum e contém todos os ingredientes da receita original.

Algumas pessoas não podem consumir essa versão, como é o caso dos intolerantes à lactose e os que fazem restrição de gordura na alimentação, como os que possuem altas taxas de colesterol e triglicerídeos.

Visto que, o requeijão tradicional, contém lactose (açúcar do leite) e a maior quantidade de gordura saturada em comparação as outras versões do produto.

Em relação ao seu valor calórico, 100 g de requeijão tradicional tem uma média de 257 calorias.

• Requeijão light: esse tipo, contém pelo menos 25% a menos de algum ingrediente, que pode ser a gordura, as proteínas, o carboidrato ou até as calorias.

  • Em cerca de 100 g da versão light, há em média 165 calorias.

• Sem lactose ou zero lactose: é a versão elaborada sem a lactose. Foi criado pensando nas pessoas que são intolerantes à lactose, mas qualquer pessoa pode consumir.

A quantidade de 100 g de requeijão sem lactose tem uma média de 230 calorias.

• Zero lactose light: é a versão sem lactose e com redução de pelo menos 25% de algum ingrediente (carboidrato, gordura, proteína etc.) ou das calorias, assim como o requeijão light normal.

Em 100 g do produto sem lactose light, possui uma média de 175 calorias.

Será que requeijão engorda?

Para responder se requeijão engorda, você precisa entender que qualquer alimento pode influenciar no seu peso, ou seja, todo alimento pode fazer você engordar ou perder peso.

Quando falamos em ganho ou perda de peso, devemos nos atentar para um dos fatores principais que influenciam nessas condições, que são as calorias dos alimentos como vimos, mas isso não significa que outros fatores não influenciam.

Os carboidratos também são responsáveis pelo aumento excessivo de peso na população, já que o excesso desse nutriente é armazenado no corpo na forma de gordura (tecido adiposo).

Deste modo, o alto consumo do requeijão e associado a outros alimentos ricos em calorias e carboidratos, como o pão ou a torrada, aumenta o risco do ganho de peso.

Este risco ainda é maior, se o restante da sua alimentação não for saudável e também priorizar alimentos ricos em calorias.

Uma alimentação saudável e para o controle do peso, pode incluir o requeijão, contanto que seja de forma equilibrada para evitar o saldo calórico positivo no corpo, que provoca o ganho de peso.

O corpo ganha peso quando consome mais calorias e perde menos criando um saldo energético positivo.

Quando ocorre o contrário, ou seja, quando o corpo recebe menos calorias e gasta mais através da atividade física, ocorre um balanço energético negativo, promovendo assim, a perda de peso.

Quem está de dieta pode comer requeijão?

Sim, quem está fazendo dieta para perda de peso pode consumir requeijão. Como foi dito no item anterior, não é o produto em si que causa o ganho de peso, mas o seu consumo em excesso.

Portanto, se consumido de forma equilibrada e associado principalmente a uma alimentação com controle calórico, o requeijão não atrapalha o processo de emagrecimento.

Por isso, o ideal é você fazer um acompanhamento com um profissional nutricionista para seguir uma dieta personalizada com o valor calórico que você precisa para conseguir emagrecer.

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Qual tipo de requeijão é mais recomendado para quem faz dieta?

Para saber qual tipo de requeijão é mais indicado para emagrecer, é necessário fazer um comparativo das calorias de todas as variedades deste produto.

Teoricamente, o requeijão mais recomendado é aquele que apresentar um menor teor calórico, que nesse caso, é a versão light.

Os intolerantes à lactose que desejam emagrecer, também não ficam de fora, pois há a opção do produto sem lactose com redução de calorias.

A versão light, pode ser consumido por qualquer pessoa que não seja intolerante e que esteja de dieta para emagrecer.

No entanto, isso não significa que se você está de dieta não possa consumir o requeijão tradicional.

Nesse caso, o recomendado é consumir em menor quantidade, comparado ao light ou outras versões, assim, você consequentemente consome menos calorias.

Qual engorda mais, margarina ou requeijão?

Sem dúvida, esses produtos no café da manhã tornam a refeição ainda mais saborosa e saudável.

Contudo, com vimos ao decorrer deste artigo, conhecer o número de calorias no alimento, é fundamental para diminuir o risco do ganho de peso.

Uma vez que, quanto mais calorias o alimento tem por porção, maiores são as chances de engordar, caso não exista moderação.

Sendo assim, separamos o teor de calorias de algumas das principais marcas de requeijão e margarina, seus valores em calorias são referentes a 1 colher de sopa.

Requeijão tradicional.Margarina cremosa com sal.
VIGOR 82 caloriasQUALY 72 calorias
Itambé 82 caloriasClaybom 45 calorias
Nestlé 81 caloriasDelícia 63 calorias

As marcas acima mencionadas, possuem outras versões de seus produtos com menos calorias, portanto, antes de começar sua dieta de perda de peso, vale a pena pesquisar!

Deste modo, você pode consumir os produtos da sua marca favorita, e ainda manter a boa forma!

Como consumir requeijão na dieta?

Você pode consumir o requeijão associando com carboidratos como a torrada ou o pão, de preferência que sejam integrais, pois são ricos em fibras que ajudam a dar mais saciedade e retardar a fome.

Você também pode utilizar o produto em sanduíches naturais, para o preparo de pastas e patês, em saladas, em panquecas e crepiocas, em misturas de recheios para tortas, em risotos e em várias outras preparações.

Portanto, o requeijão engorda se consumido em excesso, mas em quantidades adequadas, é um alimento que não interfere no peso e até contribui para o emagrecimento.