Abacaxi é Remoso? | Entenda mais sobre o assunto!

O abacaxi é nos dias mais quentes a fruta predileta de muita gente. O fruto que é bonito e possui uma espécie de coroa, leva a fama de rei das frutas.

Embora saboroso e refrescante, muitos acreditam que o abacaxi é remoso e deve ser evitado após uma cirurgia ou tatuagem

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O nome científico dessa fruta é, Ananas comosus e possui 150 variedades diferentes, sendo mais comum em países tropicais.

Então, o abacaxi é remoso?

O abacaxi não é uma fruta remosa porque em sua composição existem substâncias com ação anti-inflamatória e cicatrizante.

Estudos revelam que a bromelina, uma enzima presente na fruta, é capaz de reduzir a dor, o ferimento, o inchaço e o tempo de cicatrização da lesão.

Num artigo publicado no International Journal of Gynecology & Obstetrics, cita o efeito da bromelina administrada por via oral na redução de edema e hematomas nas feridas de mulheres que passaram por episiotomia no parto.

Segundo o estudo, a taxa de redução de edema e hematomas foi mais rápida nas pacientes que receberam bromelina do que naquelas que receberam placebo.

Além disso, outros estudos têm apontado a bromelina encontrada no abacaxi como um elemento com várias propriedades, inclusive, ação anti-inflamatória e antitumoral.

Hoje em dia, a bromelina é amplamente utilizada no tratamento de inflamações agudas e lesões esportivas.

O abacaxi é fonte de vitamina C e A.

Além da bromelina, o abacaxi é fonte de vitamina C, também chamado de ácido ascórbico

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este é um micronutriente que desempenha importantes funções no corpo, inclusive auxilia na cicatrização da pele.

A saúde e o aspecto da pele estão altamente associados à vitamina C, a qual ajuda a proteger contra diversas agressões ao longo do tempo.

Fatores como o envelhecimento, exposição a produtos químicos, ferimentos e queimaduras acabam comprometendo a aparência da pele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, estudos apontam que a vitamina C é capaz de reduzir a profundidade das rugas devido participar na formação de colágeno.

Além disso, o nutriente atua hidratando e melhorando o tom da pele. Além de reduzir o ressecamento e auxiliar na cicatrização.

O abacaxi ainda é fonte de vitamina A, a qual promove a saúde dos olhos, fortalece o sistema imunológico e atua na manutenção da integridade da pele.

Inclusive, esta vitamina é um poderoso antioxidante que protege o corpo dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e por algumas doenças.

A fruta também carrega minerais essenciais para o nosso corpo, como por exemplo;

  • Potássio.
  • Magnésio.
  • Manganês.
  • Ferro.
  • Cobre.
  • Fósforo.
  • Cálcio.

Qual a melhor forma de consumir o abacaxi?

A maneira mais saudável é in natura, pois quando a fruta é consumida na forma de conservas, geleias e compotas, perde muito de suas virtudes nutricionais.

Isso devido ao processamento e a alta adição de açúcar branco contido nesses alimentos.

Uma boa opção é combinar o abacaxi com frutas cítricas e vermelhas, como o morango e a laranja.

Evite alimentos processados.

As comidas processadas são ricas em açúcar, gorduras ruins e sal. Além disso, possuem conservantes e corantes artificiais.

Vários estudos mostram que a alta ingestão desses alimentos está ligada à obesidade e o aumento da inflamação no corpo.

Por outro lado, os alimentos naturais se mostram benéficos em relação aos processados, o que pode prevenir doenças relacionadas à alimentação.

Veja também!

É necessário enfatizar que a cicatrização da pele é um processo complexo que envolve diversas substâncias no corpo, visto que uma dieta adequada poderá ser de grande ajuda.

Portanto, sempre siga as instruções do seu médico e nutricionista para obter uma boa recuperação.

Esperamos que tenham gostado deste artigo.

Fontes da matéria