Pão Dormido Engorda? | Tem menos calorias? – confira!

Afinal, será que pão dormido engorda? Muita gente acredita que o pão amanhecido tem menos calorias que o alimento fresco.

De fato, o pão quando está mais sequinho dá a sensação de um alimento leve, mas isso não significa ter menos calorias.

Tanto o pão dormido quanto o fresco, têm a mesma quantidade de nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos ou calorias.

A diferença é que o pão quando sai do forno contém água, já o pão amanhecido ficou exposto ao ar e perdeu umidade, por isso fica mais sequinho no dia seguinte.

Ou seja, o pão dormido apenas perdeu umidade, mas mantém as mesmas substâncias de quando fresco.

Portanto, é mito que comer pão dormido engorda menos que o pão fresco, pois a quantidade de calorias em ambos são iguais.

Porém, os pães podem integrar a dieta e não contribuir para os quilinhos a mais, desde que não cometa excesso no consumo.

Porque os pães ficam endurecidos?

Certos alimentos mudam suas características devido a sua composição e quando entram em contato com o ar.

Nesse caso, acontece uma troca de umidade, o pão por conter mais água e amido tende a perder líquido e ficar endurecido.

Enquanto o biscoito tem menos água e mais açúcar, tende a absorver mais umidade do ar e perder crocância após algum tempo.

Qual a quantidade ideal de pão na dieta?

Uma das maiores dúvidas sobre o pão é a quantidade na dieta. Contudo, não existe uma única resposta para essa pergunta.

Isso porque, ela depende de uma série de fatores, desde a alimentação que você mantém até a sua rotina.

Por exemplo, para uma pessoa que pratica pouca atividade física, não é indicado ingerir a mesma quantidade de pão que um atleta de alto rendimento.

O motivo é que o atleta vai necessitar de mais calorias devido aos treinos intensos.

Como escolher o melhor pão para dieta.

Nem sempre é tarefa fácil escolher os pães adequados para a dieta, é preciso buscar por aqueles nutritivos, ricos em fibras e baixos em calorias.

O pão que é feito da farinha refinada é rico em carboidratos simples, e é digerido de forma acelerada pelo corpo.

Portanto, ele não promove muita saciedade e pode atrapalhar quem está na luta para perder peso.

Sendo assim, uma opção saudável é o pão integral, pois ele tem mais fibras as quais ajudam na saúde intestinal e no controle da fome.

Desse modo, diabéticos e pessoas que desejam perder peso podem se beneficiar do alimento.

Segundo a tabela – TACO, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, o pão integral contém menos calorias e carboidratos que o francês.

Porção, (100g) do alimento

  • Pão de forma integral, 253 kcal, 49,9 de carboidratos.
  • Pão de trigo, francês, 300 kcal, 58,6 de carboidratos.

Receita de torrada Fitness para dieta.

Ingredientes

  • Pão de forma integral.
  • Orégano e pimenta a gosto.
  • Azeite de oliva extra virgem.

Modo de preparo

  1. Corte o pão integral em fatias no tamanho que preferir.
  2. Coloque num recipiente e adicione um fio de azeite aos pães.
  3. Misture o orégano e a pimenta.
  4. Leve ao forno por cinco minutos na temperatura de 160 °C.
  5. Retire a forma e vire as torradas e deixe assar por mais 2 minutos.
  6. Sirva e bom apetite!

Revisão Marianne Rocha Nutricionista

Mestra em Ciências – FSP/USP Pós-graduanda em Nutrição Esportiva – CEFIT

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Fontes:

  • https://extension2.missouri.edu/gh1562
  • https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf
  • https://www.webmd.com/diet/features/truth-about-bread-and-diet#1
  • https://www.healthline.com/nutrition/is-bread-bad-for-you