Pode comer abacaxi menstruada?

Eu tenho certeza de que você já ouviu falar sobre os perigos de alguns alimentos durante a menstruação, certo? Uma dúvida é se comer abacaxi menstruada faz mal.

Já imaginou se isso é mesmo verdade ou só mais uma dessas coisas que todo mundo diz sem nenhum embasamento científico?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vamos cavar a fundo sobre essas crenças e desvendar o que tem de verdade nelas.

Faz mal comer abacaxi?

Muitas pessoas têm dúvida se o abacaxi é mesmo prejudicial quando a mulher está naqueles dias, mas a resposta é não, pois a proibição dessa fruta está longe de ser verdade.

Embora certos alimentos possam não ser adequados quando estamos nessa fase, as frutas são muito benéficas durante a menstruação.

A ideia de que não se pode comer abacaxi durante esse período se trata de um mito que vem passando de geração em geração.

O assunto é visto pela ciência como um tabu alimentar, ou seja, não tem comprovação científica, mas sim em crenças populares.

Antes as pessoas pensavam que as frutas ácidas poderiam aumentar o fluxo menstrual, mas este não é o caso.

Na realidade, o abacaxi e demais frutas são fontes de nutrientes fundamentais para nossa saúde, como a vitaminas e minerais.

Para facilitar nossa jornada, vamos trazer informações detalhadas sobre a conexão entre alimentação e o ciclo menstrual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais alimentos evitar nessa fase?

As guloseimas carregam muito açúcar na composição, em excesso, além de engordar, elas podem resultar em mudanças de humor na mulher.

Alimentos como a mortadela, salsicha e linguiça possuem muito sódio, o que contribui para o inchaço corporal, algo muito comum nessa fase.

Contudo, os nutricionistas indicam alimentos ricos em fibras, pois ajudam a combater a constipação, exemplo a quinoa, linhaça e centeio.

Além disso, frutas, verduras e legumes são fontes de inúmeros nutrientes, como o magnésio que atua prevenindo cólicas menstruais.

Então, que tal considerar os alimentos naturais como um aliado nessa fase?

Observações sobre o abacaxi.

É essencial ter em mente que o abacaxi, laranja, kiwi e limão são muito ácidos e podem piorar condições como azia ou refluxo.

Por isso, cada mulher deve considerar suas individualidades, e daí em diante, escolher os alimentos adequados.

Veja que as frutas doces como mamão, banana, abacate, goiaba e maçã podem ser melhores opções neste contexto.

Em geral, elas ajudam a controlar a vontade de comer doces, não são ácidas e carregam menos calóricas que as guloseimas.

Evite as frituras.

Os nutricionistas dizem ser importante reduzir a ingestão de frituras no período menstrual, pois tem ação inflamatória no corpo, podendo causar cólicas.

Por este motivo, o melhor é passar longe de alimentos muito gordurosos e apostar em carnes magras preparadas assadas ou cozidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As carnes que carregam menos gordura são o peixe, frango, coxão duro, patinho e filé mignon.

Além disso, não abuse do café, pois a cafeína pode encurtar os vasos sanguíneos, piorando as cólicas menstruais.

E aí gostou da nossa matéria de hoje? deixe nos comentários e também leia outros artigos em nosso site.  

Nos encontramos na próxima oportunidade.