Farinha Láctea Engorda? | É rica em calorias? Veja!

farinha láctea engorda

Quando o assunto é dieta, muitas pessoas se perguntam se farinha láctea engorda ou não.

Esse alimento que a grande maioria comeu durante a infância, geralmente se mantém no cardápio de muitos adultos.

E ela não está presente na vida de muitos à toa, a farinha láctea tem um valor nutricional alto, tendo como destaques a vitaminas C, bem como algumas do complexo B.

O alimento também possui minerais importantes como cálcio, fósforo, zinco e ferro, todos elementos indispensáveis para manter a nutrição.

Apesar de ser muito nutritiva, para respondermos se a farinha láctea engorda ou emagrece, antes é necessário analisar mais a fundo esse produto. Confira!

Tabela nutricional da farinha láctea

Analisando a tabela nutricional do produto, é possível dizer que o alimento tem um grande valor energético.

Não é à toa que a farinha lactea é tão indicada para dar energia para a criançada de diferentes idades.

Em 30 gramas do produto, contém em média 22 gramas de carboidratos, ou seja, é uma boa opção para quem deseja ter mais energia.

O alimento também é fonte de proteínas, com 3,8 gramas, assim como apresenta 1,9 gramas de gorduras totais.

Além disso, ela tem todos os nutrientes citados anteriormente, o que torna uma opção indicada para quem deseja repor as necessidades nutricionais do corpo.

Calorias : Farinha láctea x outros alimentos

A farinha láctea se comparado com a aveia, é mais rica em calorias e também apresenta menor teor em fibras.

Veja abaixo a comparação entre os valores de calorias e fibras nos alimentos.

Em 30 gramas de aveia, da marca Quaker, contém 103 kcal e 3,0 g de fibras. Já a mesma porção da farinha láctea Nestlé, o valor sobe para 121 calorias e 0,8 g de fibras.

Agora se compararmos o teor calórico da farinha láctea, com o tomate, por exemplo, a diferença de calorias é surpreendente.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, em 100 gramas de tomates, possuem somente 15 calorias e 1,2 gramas de fibras.

O que mostra que em 500 gramas do vegetal são encontradas 75 calorias.

Portanto, podemos concluir que em 30 g de farinha láctea, o equivalente a 4 colheres de sopa, contém mais calorias que em meio quilo de tomates!

Quem faz dieta pode comer farinha láctea ou engorda?

Basicamente a farinha láctea consiste na junção de alguns ingredientes como, farinha de trigo, açúcar e leite em pó integral.

Embora seja enriquecida com vitaminas e minerais, pessoas que tem como objetivo limitar as calorias na dieta, devem ter moderação.

Além de não ser baixa em calorias, a farinha láctea apresenta poucas fibras alimentares em relação as frutas ou vegetais.

Por isso, o alimento não consegue manter a saciedade por muito tempo, pois são justamente as fibras que cumprem esse papel.

Note que, quanto menos fibras um alimento tem, mais rápido é a sua absorção pelo organismo, o que diminui a saciedade.

Com a saciedade reduzida, você sente fome rapidamente, o que definitivamente não é o melhor para aqueles que estão de dieta.

Portanto, vale a pena adicionar na farinha, fontes de fibras extras, como frutas que dão maior saciedade.

Contudo, quando são consideradas as quantidades e adição de outros alimentos saudáveis, a farinha láctea pode ser incluída sem problemas em sua dieta.

Farinha láctea tem carboidratos?

Também é importante destacar, que a farinha láctea contém carboidratos, apresentando até 22 gramas do nutriente em 4 colheres de sopa.

Embora os carboidratos sejam fundamentais para o corpo,  quando o consumo vai além do necessário, o ganho de peso pode ocorrer.

Já para diabéticos, é recomendado buscar a orientação e acompanhamento nutricional de um médico ou nutricionista, antes de consumir a farinha.

Então, farinha láctea engorda ou não?

Levando em conta todos os aspectos anteriores, podemos afirmar que a farinha láctea engorda apenas se consumida em excesso e aliado à hábitos alimentares incorretos e com pouca atividade física.

De tal forma que, pessoas que estão em dietas para manutenção ou a perda de peso, é sugerido que a farinha láctea seja ingerida de maneira controlada.

Em contraste, para quem está com foco em uma dieta rica em calorias e está realizando treinos de alta e média intensidade, ela pode ser uma boa escolha.

Sobretudo, o principal é que você precisa ter em mente, é que o ganho de peso não está atrelado exclusivamente apenas ao que você come.

Embora a alimentação tem sim um grande impacto no peso, hábitos saudáveis, como praticar atividades é fundamental para a boa forma.

Veja também! Leite ninho é rico em calorias?

Atenção, o produto contém lactose e glúten

No caso de pessoas celíacas, não é recomendado o consumo da farinha láctea.

Isso porque o produto contém glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio e na cevada.

Para este público, o glúten é extremamente prejudicial, pois a ingestão pode gerar inúmeras reações adversas.

O mesmo vale para pessoas intolerantes à lactose, pois a substância também está presente na farinha láctea.

Combinações saudáveis para quem deseja incluir a farinha na alimentação

Saiba que é possível cortar o número de calorias na farinha láctea, apenas com pequenas mudanças, ficou curioso? Então confira!

O ideal, é não adicionar açúcar extra ao alimento, e para ajudar dar saciedade, incluir por exemplo, a chia, aveia e frutas ricas em fibras.

Se você é do tipo que gosta de farinha láctea na vitamina ou no mingau, uma boa alternativa é substituir o leite integral pelo desnatado.

E olha que a diferença de calorias entre essas versões é bem grande.

O leite integral UHT, contém até 117 kcal em 200 ml (1 copo). Já a mesma quantidade da versão desnatada, carrega apenas 67 kcal!

Além disso, nada de acrescentar coisas como leite condensado na receita.

Quando você faz isso, sem que perceba, facilmente torna uma porção de vitamina ou mingau extremamente calórico.

Além disso, combinar esse alimento com bananas é uma excelente alternativa.

Isso porque as bananas têm mais fibras, o que irá garantir que a refeição te deixe mais saciado.

Conclusão

De fato, a farinha láctea não vai atrapalhar a sua dieta, desde que as quantidades sejam moderadas e a prática de atividades físicas sejam incluídas em sua rotina.

Entretanto, também não deixe de procurar outras alternativas para sua dieta.

Existem várias farinhas no mercado, como a de aveia, mas, o ideal é falar com seu nutricionista sobre a melhor opção de acordo com seu peso, níveis de atividades físicas e condição de saúde.

Valores nutricionais:

  • https://quaker.lat/br/productos-quaker/aveias-e-outros/aveia-em-flocos-finos-organica-quaker/
  • https://www.nestle.com.br/
  •  https://www.italac.com.br/produtos/leite-uht-integral/ https://www.italac.com.br/produtos/leite-uht-desnatado-2/
  • Tabela Brasileira de Composicao de Alimentos – TACO 4