Farinha Láctea Engorda? | É rica em calorias? Veja!

A farinha láctea é mais comum na alimentação infantil, mas se mantém no cardápio de muitos adultos. Ela é utilizada em preparações como mingau e vitaminas de frutas.

No entanto, uma dúvida é se o alimento engorda ou não, porém para sabermos a resposta, vamos entender mais sobre ele?

Sobre a farinha láctea

Em 1867 a farinha láctea foi criada na Suíça pelo alemão Heinrich Nestlé, com o objetivo de combater as altas taxas de mortalidade infantil da época, mas, apenas em 1924 iniciou a produção no Brasil.

O produto é um combinado de leite em pó, açúcar e farinha de trigo, sendo enriquecido com ácido fólico, vitaminas C, B6, B1, B5, B6, e minerais como ferro, cálcio e zinco.

Outras versões são multicereais feitas com trigo integral, cevada, aveia e centeio, o que proporcionam maior teor de fibras alimentares.

A farinha láctea é saudável desde que seja consumida de forma equilibrada e associada com alimentos como leite, grãos integrais e frutas.

Quantas calorias tem a farinha láctea?

Farinha lácteaCarboidratos Calorias
Versão tradicional, pura22 g121
Versão com aveia, pura19 g113
Versão tradicional em 200 ml de leite integral32259
Versão com aveia em 200 ml de leite integral29238

Valores para 4 colheres de sopa. Tabelas Nutricionais dos produtos da Nestlé.

Será que farinha láctea engorda?

A farinha láctea é composta principalmente por carboidratos, e por isso, ajuda a dar energia para o corpo, mas se consumida diariamente em grandes quantidades pode engordar.

Este risco é maior principalmente quando a farinha é associada com alimentos ricos em açúcar ou gorduras.

Além disso, estudos feitos pela Universidade Estadual do Ceará, mostraram que a farinha láctea possui alto índice glicêmico e alta carga glicêmica. (1)

Isso significa que o alimento é rico em carboidratos os quais são digeridos e absorvidos mais rapidamente pelo corpo, causando aumento brusco dos níveis de açúcar no sangue e disparando uma descarga de insulina para conter esse processo.

Os alimentos com alto índice glicêmico geram no organismo picos de insulina, um hormônio ligado ao acúmulo de gordura corporal, quando disparado excessivamente.

Portanto, para manter a boa forma e melhor controle de glicemia, pessoas com diabetes devem ter acompanhamento nutricional em que ocorra maior controle alimentar com a farinha láctea.

Também é essencial associar a farinha láctea com alimentos ricos em fibras que ajudam a controlar a velocidade em que os carboidratos são absorvidos, como as seguintes frutas;

  • Banana
  • Abacate
  • Maçã
  • Pera
  • Morango

E também grãos saudáveis como.

  • Chia
  • Linhaça
  • Semente de abóbora
  • Semente de girassol

Entre outras ou também junto a alimentos ricos em proteínas magras como leites desnatados, iogurtes, extrato de vegetais.

Como comer farinha láctea sem engordar?

Assim como outros alimentos, a farinha láctea engorda se o consumo for excessivo, portanto não exagerar é a regra básica.

Quando se exagera há maior risco de ingerir mais calorias do que o necessário, contribuindo para o ganho de peso a longo prazo.

Outra coisa importante, é procurar por versões com menos calorias e mais fibras que aumentam a sensação de saciedade.

Você pode optar pela versão da farinha láctea com aveia, pois além de conter menos calorias possui mais fibras e evita que você sempre esteja com fome.

No caso da vitamina ou mingau, usar o leite desnatado ao invés do integral, torna a refeição menos calórica.

Dica para quem gosta de farinha láctea com banana

Se você é fã da vitamina de farinha láctea com banana, mas está fazendo dieta, a dica é optar pela banana-maçã.

Ela é a menos calórica entre todas as variedades, além de conter mais fibras que a banana-nanica, por exemplo.

Calorias nas bananas; (100g,)

AlimentoCaloriasFibras
Banana-da-terra1281,5 g
Banana-nanica921,9 g
Banana-maçã872,6
Banana-prata982,0
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Farinha láctea para o bebê

Segundo a Nestlé, o produto pode ser consumido por crianças a partir dos 3 anos, porém antes é sugerido consultar o seu pediatra.

Farinha láctea faz mal?

A farinha não deve ser ingerida por intolerantes ou alérgicos, bem como diabéticos não devem ingerir o produto sem orientação e acompanhamento médico e/ou nutricional.

E será que prende o intestino?

Para o alimento não prender o intestino, é importante consumir a farinha com alimentos ricos em fibras insolúveis que ajudam a combater a constipação.

As frutas como o mamão, ameixa-preta, laranja e manga, são algumas opções, já a versão da farinha com multigrãos tem mais fibras e ajuda nesse aspecto.

Além disso, para o bom funcionamento do intestino, é essencial beber bastante água e não ter um estilo de vida sedentário.

O produto contém lactose e glúten?

Sim, devido a farinha láctea ser um composto combinado de cereais e leite em pó, ela contém lactose e glúten.

glúten é encontrado na cevada, centeio e sobretudo no trigo, enquanto a lactose (o açúcar do leite) também está presente no leite em pó.

Por isso, pessoas com doença celíaca, alérgicos ou sensíveis ao glúten devem evitar seu consumo assim como intolerantes a lactose.

Como preparar a farinha láctea

Vitamina com banana e aveia.

Ingredientes:

  • 1 banana-maçã
  • 1/2 maçã
  • 2 colheres de sopa de farinha láctea com aveia
  • Adoçante a gosto
  • 3 copos de leite desnatado, gelado

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado. 😉


Revisão Marianne Rocha Nutricionista

Mestra em Ciências – FSP/USP Pós-graduanda em Nutrição Esportiva – CEFIT

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