Melancia com ovo faz mal? | Confira Bem Aqui!!!

melancia com ovo faz mal

Descubra aqui se é verdade que comer melancia com ovo faz mal. De fato, existem vários mitos sobre combinações alimentares.

Esses mitos são dos tempos da vovó e atravessam décadas e até séculos! A melancia está envolvida em várias lendas alimentares.

Afinal, quem nunca ouviu dizer que comer essa fruta à noite é prejudicial? Ou que não devemos comer as sementes?

Bem, esses são apenas dois exemplos de mitos alimentares, o problema nem é eles existirem, mas, sim o fato de você deixar de comer o que gosta, ou alterar a sua rotina por conta deles.

Hoje vamos trazer mais um capítulo e você vai descobrir o que acontece se comer melancia com ovo!

Combinação de alimentos e seus efeitos no corpo

A ideia de que certos alimentos combinam bem e outros não, é muito antiga, inicialmente o conceito surgiu na Índia com a medicina Ayurveda.

No entanto, foi por volta do ano 1800 que se popularizou pelo mundo, com o termo trofologia.

O conceito é baseado na combinação de alimentos e sua compatibilidade no processo digestivo mediante a enzimas.

Como cada alimento contém nutrientes diferentes, o organismo também precisa de diferentes enzimas para digeri-los.

Essas enzimas têm atividade em níveis de pHs distintos, atuando em ambientes mais ácidos, neutros ou alcalinos.

Por exemplo, quando você come carne, o seu corpo utiliza uma enzima chamada pepsina para digerir as proteínas.

Já no caso de um espaguete, é preciso da Amilase salivar para digerir os carboidratos nesse alimento.

A ideia é que se dois alimentos precisam de diferentes enzimas, que atuam em diferentes níveis de pH. Uma combinação errada de alimentos pode levar o corpo a não digerir adequadamente.

Afinal, melancia com ovo faz mal?

Embora muitos defendam que combinar certos alimentos pode ser prejudicial à saúde. Não existe nenhuma evidência científica que melancia com ovo faz mal, assim como qualquer combinação alimentar.

É importante ressaltar, que originalmente o conceito sobre combinações de alimentos e seus supostos efeitos adversos, surgiu a séculos.

Nessa ocasião, o conhecimento humano sobre o processo digestivo e nutrição era muito escasso.

Atualmente a ciência nutricional e bioquímica, vão totalmente contra as antigas crenças e alegações sobre incompatibilidade entre alimentos.

Segundo a nutricionista Taylor Jones, do portal de saúde Heathline, na época, acreditava-se que o corpo era incapaz de digerir certas combinações de alimentos.

Contudo, ela explica que o nosso organismo evoluiu com uma dieta que inclui quase sempre combinação de diferentes alimentos e nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras.

O corpo está preparado e desenvolveu maneiras para digerir qualquer combinação, mesmo quando mesclamos alimentos tão distintos.

E não importa se precisamos de enzimas específicas ou que não atuam no mesmo nível de pH no organismo.

O seu corpo saberá manter o nível adequado de pH no aparelho digestivo para o seu funcionamento correto.

Portanto, a afirmação que faz mal melancia com ovo, é mito, pois não existe comprovação científica que a combinação traz danos à saúde.

Melancia com ovo: fatos e mitos sobre esses alimentos

melancia refresca bastante e sempre está presente nas dicas de como manter a hidratação no calor.

Já o ovo, até certo tempo era considerado um vilão da alimentação, mas agora, em quantidades moderadas é visto como saudável. (1)

O que esses dois alimentos têm em comum, é que são comumente relacionados a má digestão.

E olha só, muita gente até mesmo não recomenda ingerir ovo ou melancia no jantar devido ser prejudicial.

Porém, isso também é um mito, pois o conceito não possui nenhum respaldo na ciência.

Fato é que é errado pensar que por si só melancia com ovo causará indigestão para o público em geral.

Isso porque a tolerância alimentar depende do organismo de cada pessoa, além de outros fatores.

Por exemplo, a quantidade de comida ingerida, doenças do trato digestório, intolerância alimentar e até o modo de preparo.

Os alimentos preparados fritos são mais ricos em gorduras e podem ocasionar azia e má digestão em algumas pessoas.

No caso do ovo, ele pode ser preparado cozido ao invés de frito, reduzindo a quantidade de gordura na refeição.

Já melancia também é motivo de reclamações, pois dizem que ela dá uma sensação de estufamento depois do consumo.

No entanto, isso normalmente ocorre devido à fruta ser rica em água fibras insolúveis.

Neste caso, para evitar desconfortos, uma alternativa é consumir a fruta apenas em pequenas porções.

Embora não exista um alimento ou combinação que seja prejudicial para todos, é necessário cautela.

Se após a ingestão apresentar reação adversa a qualquer alimento, busque imediatamente ajuda médica.

A melancia ajuda a emagrecer?

Com certeza isso é verdade! A razão é que essa fruta possui poucas calorias sendo composta majoritariamente por água.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, uma fatia de 100 gramas de melancia tem apenas 33 calorias.

No entanto, para ela ajudar no emagrecimento, o ideal é consumir in natura e não combinar com leite condensado, por exemplo.

Sobre a dieta da melancia com ovo

Uma das adeptas da dieta, é a socialite Val Marchiori, que participou do reality show, Mulheres Ricas.

Val tem 63 quilos, mas, acreditem, ela já pesou 102Kg! A socialite garante que o segredo para emagrecer tanto foi comer apenas ovo cozido e tomar suco de melancia!

No entanto, antes que você saia correndo para comprar esses dois alimentos, é preciso ter alguns cuidados.

Do ponto de vista nutricional, não é indicado uma dieta baseada exclusivamente em melancia com ovo.

Isso porque essa é uma dieta restrita e, portanto, não atende a todas as necessidades nutricionais do corpo.

Saiba que ter uma dieta com pouca variedade de alimentos, trazem problemas como fadiga, irritabilidade, enfraquecimento das unhas e cabelos entre outros.

Sendo assim, converse com seu nutricionista sobre os melhores alimentos para sua dieta.


Revisão Marianne Rocha Nutricionista

Mestra em Ciências – FSP/USP Pós-graduanda em Nutrição Esportiva – CEFIT

Fontes:

  • https://www.healthline.com/nutrition/food-combining https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/eggs/
  • https://www.miamicolontherapy.com/trophology-the-science-of-food-combining/
  • https://www.health.com/nutrition/groceries/health-benefits-watermelon