Queijo prende ou solta o intestino? | Veja a Resposta!

Ao escolher quais alimentos vamos consumir, o fazemos não somente pelo sabor, mas também por suas propriedades. Hoje em especial vamos tratar de um tema bastante discutido, que é, queijo prende ou solta o intestino?

Por vezes, as pessoas procuram alimentos que auxiliam na resolução de quadros de prisão de ventre – isto é, que soltem o intestino.

Há também quem vise o contrário, desejando prender o intestino, e então controlando possíveis quadros de diarreia.

Um dos alimentos que apresentam grande variedade e supostamente poderia ser uma opção em quadros intestinais, seria o queijo.

Entretanto, para saber se ele prende ou solta o intestino,  é preciso compreender como cada tipo de alimento interfere no funcionamento do organismo.

Diarreia x prisão de ventre: o que são e dieta para tratamento

O intestino tem como principal função a de absorção dos nutrientes, e excreção do que não for útil para o organismo. O funcionamento adequado de todo o sistema gastrintestinal muito depende de nossos hábitos diários.

Um sujeito que se alimenta de forma adequada, contemplando diversos grupos nutricionais, colabora para um melhor funcionamento do intestino!

Sabe-se que alguns dos principais alimentos para um bom funcionamento do mesmo, são:

  1. Cereais integrais;
  2. Fibras;
  3. Legumes, verduras e frutas;
  4. Água.
  5. Alimentos ricos em probióticos (bactérias do bem) como iogurtes, leite fermentados, kefir, kombucha.

Por outro lado, a ingestão de determinados tipos de alimentos pode impactar negativamente nos hábitos intestinais. Dentre estes, destacam-se:

  • Alimentos embutidos como linguiça, salsicha, peito de peru;
  • Carne vermelha;
  • Enlatados;
  • Corantes artificiais;
  • Gorduras Saturadas.

A ingestão destes alimentos pode vir a causar um funcionamento inadequado do órgão, resultando, por exemplo, em diarreia ou prisão de ventre.

Ambos os quadros se devem à dificuldade que ocorre na formação do bolo fecal. Idealmente, para que ocorra a formação adequada do bolo fecal, deve-se consumir muitas fibras e água.

Em dietas deficientes de fibras, podem-se configurar quadros tanto de diarreia quanto constipação.

Também, deve-se levar em conta a higiene impregnada no preparo dos alimentos, pois muito comumente observam-se intoxicações alimentares.

Portanto, nestes casos, uma diarreia seria causada pelo mau preparo, e não pela escolha do alimento!

Será que o queijo prende ou solta o intestino?

Uma vez que se sabem quais nutrientes são necessários para um funcionamento adequado do intestino, se torna um pouco mais fácil responder esta pergunta.

O queijo é um alimento amplamente consumido dentre as suas mais variadas formas. Além de muito saboroso, ele se apresenta como uma grande fonte de nutrientes.

Porém, existem diversos tipos do alimento, os quais podem ser de maior ou menor risco para a constipação.

De acordo com o cirurgião de cólon e reto, o médico americano Joshua Katz, graduado na Weill Cornell Medical College.

Queijos duros podem piorar sintomas de constipação, enquanto variedades como (ricota, cottage) ajudam a soltar as fezes.

Segundo Katz, a constipação está relacionada a fatores como a falta de ingestão de água e estilo de vida sedentário.

Entretanto, ao mesmo tempo, tem-se observado outra grande questão: a intolerância a lactose.

A lactose é um tipo de açúcar existente no leite, que só pode ser digerido pela enzima lactase, a qual é deficiente em alguns organismos. Por este motivo, também se pode ter o queijo como causador de diarreias, a quem é intolerante à lactose.

Portanto, de forma clara e objetiva existem muitas variáveis para responder se o queijo atua prendendo ou soltando o intestino.

De modo que a resposta irá depender de cada organismo, tipo e da quantidade consumida do alimento.

ARTIGOS RELACIONADOS

O que fazer para controlar os hábitos intestinais?

Se você sofre de constipação e/ou diarreia, o primeiro passo é buscar um médico, para que possíveis doenças sejam descartadas, e estabeleça-se um diagnóstico.

Depois, é essencial que os hábitos alimentares sejam modificados. Dentre eles, é muito importante acrescentar as fibras à dieta, pois como foi comentado anteriormente, elas auxiliam na formação do bolo fecal.

Além disso, ingerir água é fundamental para evitar a constipação, e em casos de diarreia, para repor os líquidos perdidos pelas fezes.

Ainda, a causa dos seus problemas intestinais podem se dever ao estresse diário, falta de exercício físico, e muito mais.

Portanto, não culpe unicamente os alimentos, nem creia que o queijo isoladamente será capaz de soltar ou prender o intestino.

Então gostou da nossa matéria? Logo pode compartilhar em suas redes sociais! Nós vamos ficando por aqui e até a próxima!

Revisão Geral  Dra. Marianne Rocha

As fontes incluem: https://www.healthtap.com