Sardinha Engorda? Será que é muito calórica? Confira!

Você já parou para pensar se sardinha engorda ou não? A sardinha é um alimento rico em nutrientes, mas pode variar no teor calórico.

Dependendo das versões e tamanho das porções na dieta, o peixe pode influenciar principalmente quem está em processo de emagrecimento.

Por isso, vamos analisar se o peixe engorda ou não, e aprender a como preparar a sardinha e conhecer alguns dos seus benefícios.

Então, sardinha engorda ou não?

A sardinha engorda se for consumida de forma exagerada no dia a dia, assim como qualquer outro alimento.

Mas se consumida de forma equilibrada, não interfere de forma alguma no peso corporal.

Note que não é o alimento em si que faz engordar, mas sim a quantidade que você consome.

Mesmo uma fruta sendo menos calórica que um pão com manteiga, o exagero na dieta com certeza fará você ganhar uns quilinhos, pois somando as calorias no final, você terá consumido mais do que o recomendado.

O ganho de peso ocorre quando o saldo energético no corpo é positivo, ou seja, quando você consome mais calorias do que gasta fazendo o corpo armazenar essas calorias em forma de tecido adiposo (as famosas gorduras localizadas).

Por isso, se você não quer ganhar peso ou está em fase de emagrecimento, deve consumir a sardinha de forma equilibrada, e buscar por versões com menos calorias.

Quantas calorias têm a sardinha em lata?

Para respondermos essa pergunta, vamos analisar o teor calórico de três das principais marcas de sardinha em conserva.

Seus valores calóricos são referentes a 60 g do alimento (1 lata drenada).

Marca: Pescador

  • Sardinha com óleo comestível: 108 calorias
  • Sardinha com molho de tomate: 80 calorias

Marca: Gomes da costa

  • Sardinha com óleo: 114 calorias
  • Sardinha com molho de tomate temperado: 67 calorias
  • Sardinha com ervas: 62 calorias

Marca: Coqueiro

  • Sardinha com óleo: 108 calorias
  • Sardinha com molho de tomate: 89 calorias
  • Sardinha em água com ervas finas: 72 calorias

Já a sardinha fresca crua tem em 60 gramas, a quantidade de 68,4 calorias, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), de 2011.

A tabela também informa que em 100 gramas do peixe preparado frito, contém 257 calorias e 164 calorias quando assado.

Quem está de dieta pode comer sardinha?

Já vimos que sardinha engorda ou não dependendo da quantidade que você come. Por isso, quem está de dieta pode sim comer esse alimento.

Para a dieta, uma dica é escolher a sardinha com menor teor calórico possível, por exemplo a versão light.

Analisando a quantidade de calorias de todas as marcas que citamos no item anterior, notamos que as que contêm menos calorias são as da marca Gomes da Costa, nas versões com molho de tomate temperado e com ervas.

Já a de maior valor calórico, é a Gomes da Costa com óleo, portanto, se optar por ela, obviamente a moderação deve ser maior que com as demais versões.

No entanto, isso não quer dizer que você não possa consumir o alimento de outros tipos e marcas.

O que você deve entender, é que quanto mais calórico for um alimento, menor quantidade você deverá comer dele para conseguir emagrecer.

Contudo, se você é do tipo que come um pouco a mais, o sugerido é optar sempre pelas versões com menos calorias.

Todavia, a quantidade de sardinha, assim como os outros alimentos, deve ser definida na sua dieta por um nutricionista, dependendo da sua necessidade energética diária para emagrecer.

Por isso, o ideal é você fazer um acompanhamento com esse profissional.

Sugestões de como preparar sardinha na dieta

A sardinha se encaixa bem na dieta e você pode prepará-la de várias maneiras.

Algumas preparações são mais recomendadas com o peixe fresco ou congelado, e outras podem ser feitas com a sardinha enlatada.

As receitas que podem ser feitas com o alimento fresco ou congelado são: sardinha feita na panela de pressão, ou assada no forno e grelhada.

Já o peixe em conserva, pode ser usado para fazer torta salgada, patê, ovos mexidos, com omelete, com arroz, com legumes, recheio de panquecas, entre outras preparações.

Você também pode consumir a sardinha frita, mas tenha cuidado com a quantidade de gordura utilizada, pois pode aumenta muito o valor calórico total da receita.

Ao fritar o peixe, prefira sempre as gorduras menos prejudiciais como azeite de oliva extravirgem ou banha de porco.

Além disso, evite óleos refinados que possam conter gordura trans, a pior gordura que existe.

Veja ainda!

Quais os benefícios de comer sardinha?

A sardinha é um alimento rico em nutrientes. Entre eles podemos destacar os minerais cálcio, fósforo e selênio, as vitaminas D e do complexo B e as proteínas.

Porém, o nutriente que mais se destaca na sardinha é o ômega-3, uma gordura poli-insaturada de extrema importância para a saúde e o bom funcionamento do organismo.

Embora essas gorduras também estejam presentes na sardinha enlatada, o ômega-3 está em maior quantidade no peixe fresco.

Os benefícios do ômega-3 que mais se destacam, é o aumento do colesterol bom (HDL colesterol) e a redução do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos.

Além disso, esses ácidos graxos contêm ação anti-inflamatória, por isso, combate doenças com componentes inflamatórios como diabetes, doenças cardiovasculares e AVC, (acidente vascular cerebral)

Inclusive, combate doenças respiratórias, como asma e bronquite, além de doenças neurológicas, esclerose múltipla e Alzheimer.

Um outro benefício do consumo da sardinha, é a proteção da memória, em destaque para saúde cerebral dos recém-nascidos.

O ômega-3 corresponde a um terço da estrutura de lipídeos no cérebro e a sua falta pode interferir no aprendizado.

O nutriente ainda favorece na saúde dos olhos, pois protege a retina contra os processos inflamatórios e preserva o funcionamento dos vasos sanguíneos oculares.

A sardinha também ajuda a combater os sintomas da depressão, pois as gorduras ômega-3 estão relacionadas com a transmissão dos hormônios serotonina, dopamina e norepinefrina, cuja deficiência está relacionada aos distúrbios de humor e depressão.

Portanto, a sardinha é um alimento altamente nutritivo e muito benéfico para a saúde, além de contribuir para o controle o peso.

Receita de salada de sardinha (super fácil)

Ingredientes

  • 1 alface
  • 1 tomate sem sementes
  • 1/2 cebola
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • Pimenta-caiena, a gosto
  • Sal, a gosto
  • 1 lata de sardinha light (125 g)
  • 1 colher se sopa de azeite de oliva extravirgem

Confira como fazer!

Em uma tigela, coloque a alface, tomate e a cebola, todos picados em tiras finas. Em seguida, adicione o azeite de oliva, o vinagre, sal e a pimenta.

Depois, acomode no recipiente a sardinha (sem espinhas) cortada em cubinhos e misture aos vegetais e temperos. Leva à geladeira e depois sirva!