Você já se perguntou se a macaxeira é remoso? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas que gostam desse vegetal, também conhecido como mandioca ou aipim, dependendo da região do país.
A macaxeira é um alimento muito versátil e saboroso, que pode ser usado em diversas receitas, como bolos, sopas, salgados e até mesmo farinha.
Mas será que ela faz mal para a saúde? Será que ela pode causar inflamação ou atrapalhar a cicatrização de feridas ou cirurgias?
Neste post, vamos esclarecer essas questões e mostrar os benefícios e cuidados com o consumo da macaxeira.
O que são alimentos remosos?
Antes de responder se a macaxeira é remoso, precisamos entender o que significa esse termo.
Alimentos remosos são aqueles que possuem compostos com ação inflamatória no organismo, podendo provocar irritação, inchaço, vermelhidão e coceira na ferida.
Esses alimentos podem interferir no processo de cicatrização da pele e elevar as chances de ficar com cicatrizes visíveis e outras complicações.
Os principais alimentos remosos são aqueles ricos em óleos refinados, gordura saturada, sal, açúcares, conservantes, como enlatados, frituras, carnes processadas, doces e refrigerantes.
Dessa forma, esses alimentos aumentam a inflamação e dificultam o processo de cicatrização da pele.
O ideal é que eles não façam parte da rotina alimentar, e que sejam consumidos o mínimo possível após a cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem.
A macaxeira é remoso?
A macaxeira não é remoso porque não possui componentes que causem inflamação. Na verdade, ela é até mesmo recomendada para ser ingerida após uma cirurgia, por exemplo.
Isso porque a macaxeira é rica em polifenóis e saponinas, substâncias com ação anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana. (1)
Os estudos revelam que as saponinas e outros compostos também ajudam na reparação tecidual, curas de gripes e resfriados. (2)
Devido ser fonte de vários minerais, flavonoides, carotenóides e das vitaminas A, B e C, a macaxeira possui ação antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico contra bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Tudo isso faz da macaxeira um aliado da saúde da pele, contribuindo para uma boa cicatrização e protegendo as células contra os radicais livres.
Além disso, ela é fonte de minerais como, magnésio, potássio, cálcio e fósforo, bem como de fibras e macronutrientes como carboidratos, gorduras e proteínas.
Portanto, a macaxeira quando consumida como parte de uma dieta balanceada, rica em proteínas, pode ajudar no processo de cicatrização de feridas.
Contudo, para uma boa recuperação, é sempre necessário ter o apoio e orientação de um médico e nutricionista.
Como consumir a macaxeira de forma saudável?

Apesar de não ser um alimento remoso, a macaxeira precisa ser consumida com moderação e cuidado.
Isso porque ela é muito rica em carboidratos, que podem elevar a glicemia do sangue e favorecer o ganho de peso. Isso pode ser um problema para pessoas diabéticas ou com sobrepeso.
Além disso, a forma de preparo da macaxeira pode alterar suas propriedades nutricionais e torná-la prejudicial à saúde.
Muitas pessoas costumam preparar a macaxeira com muita gordura, fritá-la em óleo ou usar muito sal no tempero.
Essas formas de preparo pioram as qualidades nutricionais dela e podem sim fazer com que a macaxeira se torne remoso.
Por isso, é mais saudável consumir o alimento cozido ou assado, sem adicionar muita gordura ou sal.
Inclusive é importante variar o cardápio e incluir outros vegetais na alimentação, como batata-doce, inhame, cenoura e abóbora.
Contraindicações.
A macaxeira não deve ser consumida por pessoas alérgicas, assim como precisa ser limitada na dieta de pessoas intolerantes ao alimento.
A forma mais saudável de consumo é prepará-la cozida e jamais deve ser ingerida crua, o que pode causar graves intoxicações.
Além de tudo, é preciso estar atento às espécies, pois existem a macaxeira conhecida como mansa e a brava, esta última é venenosa, pois possui alto teor de ácido cianídrico.
Conclusão
A macaxeira é um alimento muito popular no Brasil, mas também gera muitas dúvidas sobre seus efeitos na saúde.
Neste post, vimos que a macaxeira não é remoso, ou seja, não causa inflamação no organismo.
Pelo contrário, ela pode trazer muitos benefícios, como aumentar a imunidade, melhorar a saúde da pele e favorecer o fluxo intestinal devido o teor de fibras.
No entanto, é preciso consumir a macaxeira com moderação e cuidado, pois ela é rica em carboidratos e pode elevar a glicemia e o peso.
Além disso, é preciso evitar formas de preparo que adicionam muita gordura ou sal à macaxeira, pois isso pode prejudicar suas propriedades nutricionais e torná-la remoso.
O ideal é consumir sem excessos e variar o cardápio com outros vegetais.
Esperamos que este post tenha esclarecido suas dúvidas sobre a macaxeira e sua relação com a inflamação e a cicatrização.
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Até a próxima!
Fontes:
- https://www-ncbi-nlm-nih-gov.translate.goog/pmc/articles/PMC8684849/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc
- https://ceagesp.gov.br/comunicacao/noticias/conheca-os-beneficios-da-mandioca-o-produto-destaque-da-semana-304/
- https://lume.ufrgs.br/handle/10183/143507
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3659532/#:~:text=These%20findings%20indicate%20that%20saponin,in%20healing%20incisional%20skin%20wounds.