Chupar Bala Engorda? | Atrapalha a dieta? Veja!

chupar bala engorda

Será que chupar bala engorda? E quantas podemos comer por dia? São dúvidas comuns na dieta de muita gente.

De fato, sacrifícios devem ser feitos quando estamos tentando perder peso, já que a maioria das dietas recomenda pouco ou nenhum doce.

Dessa forma, controlar nossos desejos por doces se torna quase um dilema na rotina alimentar.

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No entanto, nesse artigo vamos explicar quais são os cuidados quando o assunto é guloseimas e o ganho de peso.

Por que gostamos tanto de balas e outras guloseimas?

Não é de hoje que o açúcar é tido como vilão da dieta, e cada vez mais os estudos mostram o porquê.

Fato é que o hábito de comer muito doce pode se tornar um verdadeiro vício.

Isso porque o açúcar consegue elevar a atividade de dopamina nos centros de recompensa do cérebro, assim como a cocaína.

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É o que mostrou um estudo publicado no ano de 2008, pela Revista Neuroscience e Biobehavioural Reviews. (1)

Segundo a pesquisa, o açúcar eleva os níveis de dopamina no sistema de recompensa do cérebro, em uma área chamada núcleo Accumbens.

Os estudos revelam que estas são as mesmas áreas estimuladas por drogas como a nicotina e a cocaína.

Desta forma, o açúcar tem uma movimentação bioquímica extremamente poderosa, que fará você desejar consumir cada vez mais doces.

Sendo assim, quanto mais açucarado for o alimento, mais viciante ele será.

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Afinal, bala engorda?

Os ingredientes encontrados nas balas são, açúcar, xarope de milho/glicose, gordura vegetal hidrogenada e aditivos químicos.

Ingerir em excesso quaisquer dessas substâncias não é saudável e ainda pode engordar.

As balas são feitas de xaropes os quais são compostos de glicose e frutose, dois açúcares parecidos.

A glicose é usada para fornecer energia para o corpo, porém o excesso é convertido em gorduras.

Além do ganho de peso, o consumo excessivo de doces pode aumentar os níveis do colesterol ruim (LDL)

Portanto, para o controle do peso, o ideal é que o consumo da bala não seja exagerado.

Quanto de açúcar posso ingerir por dia?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o recomendado é que a ingestão de açúcar seja no máximo 25 gramas por dia. (2)

Este valor é referente aos chamados açúcares livres, mais encontrados em alimentos como ketchup, balas e refrigerantes.

As evidências apontam que controle com o açúcar reduz o risco de sobrepeso e cárie dentária.

Quantas calorias tem uma bala?

Confira na tabela abaixo;

BalaUnidadesAçúcaresCalorias
Chita, sabor abacaxi419 g82 kcal
Hortelã Kid’s “Arcor”419 g76 kcal
Pastilha TIC TAC Sabor Menta1 0,48g1,91 kcal
Sabor iogurte morango; “Dori18 g77 kcal
Chocolate Toffee “Arcor”13 g92 kcal 
7 Belo no sabor iogurte, “Arcor”414 g79 kcal
Caramelo, Sabor Baunilha, “Embaré316g78 kcal 
Bala de coco, Guimarães320g80kcal
Freegells, sabor morango19 g78 kcal
Halls cereja Adams519g77 Kcal 
Informações nutricionais obtidas nos sites dos fabricantes

Pode comer bala na dieta?

As balas são ricas em açúcar e pobres em nutrientes, ou seja, você está apenas ingerindo calorias e mais nada.

Por isso, na sua rotina alimentar o ideal é optar por alimentos com melhor teor nutricional.

Por exemplo, as frutas além de saborosas, são fontes de vitaminas, minerais e propriedades com ação antioxidante.

No entanto, as balas não precisam ser riscadas da dieta, pois ao degustar uma ou duas por dia, o número de calorias ingeridas será pequeno.

Porém, comer em grandes quantidades favorece o ganho de peso e ainda pode causar cáries dentárias.

O mesmo cuidado serve para quem é diabético, pois o consumo pode elevar os níveis de açúcar no sangue.

Portanto, converse com seu médico e nutricionista antes de inserir qualquer doce em sua dieta.

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Por fim, bala light ou a tradicional?

Aderir à versão light é uma ótima opção para chupar balas sem engordar. Pois contém poucas calorias. Além disso, irá umedecer sua boca e garganta, o que pode reduzir a sensação de fome.

Portanto, da próxima vez que desejar consumir doces, tente dar preferência às opções light.

Isso ajudará a controlar seus impulsos de comer algo doce e muito calórico!


Revisão Marianne Rocha Nutricionista

Mestra em Ciências – FSP/USP Pós-graduanda em Nutrição Esportiva – CEFIT

Referências;

  • Neuroscience e Biobehavioural Reviews,
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2235907/
  • The sweet danger of sugar
  • https://www.health.harvard.edu/heart-health/the-sweet-danger-of-sugar
  • Guideline on sugars intake for adult and children
  • https://www.who.int/news/item/04-03-2015-who-calls-on-countries-to-reduce-sugars-intake-among-adults-and-children

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