Pamonha Engorda? – Mito ou verdade?

A pamonha é uma delícia e faz a alegria de quem ama esse prato com cara de Brasil.

Isso porque ela é uma das protagonistas da mesa brasileira, especialmente nas festas juninas. Mas, independentemente de datas festivas, está sempre presente. 

Porém, será que pamonha engorda muito? A pergunta passa pela cabeça de muita gente ao comer o quitute.

Mas, para saber se o prato é uma escolha saudável ou um passo na direção da dieta perdida, é preciso conhecer o seu teor de calorias

Pamonha x outras comidas de festa Junina 

Com base nos dados da Tabela brasileira de Composição de alimentos. (TACO.)

Confira em ordem decrescente o número de calorias em diversas comidas típicas;

Valores para 100g do alimento.

Alimento:calorias
Paçoca, amendoim487 kcal
Bolo de milho365 kcal
Pamonha, pré-cozida171 kcal
Cuscuz, de milho, cozido com sal113 kcal
Canjica, com leite integral112 kcal
Curau, milho verde78 kcal
Fonte: : tabela TACO – NEPA/Unicamp.

A pamonha é o terceiro quitute com maior teor de calorias, o destaque é o curau de milho verde, com apenas 78 calorias.

Afinal, pamonha engorda ou não?

Se você conseguir resistir e não se esbaldar com esse prato, a pamonha não engorda e ainda será saudável.

Mas, para isso, o quitute precisa ser inserido de forma equilibrada na dieta.

Em suma, a pamonha é fonte de vitaminas, minerais e é rica em fibras alimentares.

Além disso, ela é menos calórica que o pãozinho francês, veja só!

É o que consta na Tabela brasileira de Composição de alimentos, confira a comparação abaixo.

Em 100g do alimento.

  • Pão de trigo francês 300 kcal.
  • Pamonha 171 kcal.

A pamonha é fonte de fibras que melhoram o funcionamento do intestino e fornecem saciedade.

inclusive, fornece ao corpo gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, ambas saudáveis para o coração.

Mas, tenha atenção a quantidade na dieta!

Além do milho, a pamonha pode levar açúcar e manteiga na composição, a tornando mais rica em carboidratos e gorduras.

Por isso, não é uma boa ideia exagerar com o quitute para quem está de olho na balança.

O mesmo cuidado serve para quem é diabético, pois pode elevar os níveis de glicose no sangue.

Aliás, outro aspecto interessante que você precisa considerar, são os recheios.

Evite os recheios mais calóricos

Graças a criatividade dos Chefes de cozinha brasileiros, o que não faltam são versões desse prato, cada um mais gostoso que o outro.

Contudo, a pamonha acaba sendo incrementada com recheios muito calóricos, por exemplo, goiabada, bacon e linguiça.

Sendo assim, para não colocar a sua dieta em risco, é preciso fugir dessas receitas, e deixá-las para ocasiões especiais!

Em contrapartida, a pamonha light pode ser feita com recheios mais saudáveis.

Contexto alimentar:

Se o consumo da pamonha engorda ou não, também depende do contexto alimentar em que o prato se inclui.

Significa que engordar não depende desse ou daquele alimento, mas sim de toda a dieta.

De que adianta se privar de comer uma deliciosa pamonha e se entupir de outros alimentos ultra calóricos?

Na verdade, o que leva ao ganho de peso são os exageros alimentares.

Considerações finais

O segredo para a pamonha não atrapalhar a sua dieta, é mesmo ter moderação com o prato.

Para manter o peso, ou mesmo para perder quilinhos em excesso, a fórmula que dá certo é: alimentação equilibrada e saudável + porções moderadas + exercícios físicos. 

Dessa forma, você pode comer pamonha, sem engordar. Mesmo porque contém nutrientes e fibras que elevam a saciedade.

Então, basta somente adotar uma dieta moderada, controlada e nutritiva, sem deixar de se mexer!

Receita de pamonha fitness!

INGREDIENTES

  • 5 espigas de milho verde
  • Meia xícara (chá) de açúcar mascavo
  • Meia xícara (chá) de leite de coco
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • Para ferver a pamonha, 4 litros de água

MODO DE PREPARO

Limpe o milho e guarde as palhas num recipiente. Depois, é hora de ralar as espigas, assim você vai obter um mingau.

Misture o milho ralado, o açúcar, o leite de coco, a canela e o sal e mexa bem.

Coloque a mistura dentro da palha e faça um copinho, amarrando com barbante.

Após isso, é só ferver os 4 litros de água e colocar a pamonha dentro da panela para cozinhar. Deixe cozinhar por 30 minutos.


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