Sopa de Fubá Engorda? | Confira Bem Aqui!

Nada melhor que recorrer às sopas quando a temperatura esfria, não é mesmo?

A sopa de fubá é uma das favoritas dos brasileiros para ajudar a esquentar e saciar a fome.

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Contudo, quem está de olho na balança tem dúvida se a sopa engorda ou não.

A seguir, confira todos os cuidados necessários para o prato não atrapalhar a dieta.

Então, sopa de fubá engorda?

A sopa de fubá engorda caso seja consumida em excesso, já que sua principal fonte de nutriente é o carboidrato.

Em apenas 1/2 xícara de chá de fubá, contém até 41 gramas de carboidratos e 188 kcal, por isso, o ideal é não exagerar.

Isso porque a ingestão excessiva de carboidratos faz o corpo elevar a produção de um hormônio chamado insulina.

Segundo a médica Linda Carney, formada pela Faculdade Loma Linda, no estado da Califórnia, altos níveis de insulina no sangue incentivam o armazenamento de gordura no corpo.

Por isso, é preciso ter moderação com pratos que levam o fubá, como a sopa, polenta e o mingau.

Além disso, as receitas feitas com carnes gordurosas aumentam bastante as calorias na refeição.

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Apenas ½ unidade de linguiça toscana, acrescenta até 98 calorias na sopa, deixando ainda mais rica em sódio e gorduras.

Contudo, se engana quem pensa que a sopa deve ser riscada da dieta, pois ela não engorda se você não exagerar na dose.

Além da moderação, para a sopa ser uma aliada na perda de peso, é importante evitar alguns ingredientes.

O ideal é usar vegetais no preparo, pois são fontes de vários nutrientes e fibras que ajudam a fornecer maior saciedade.

Inclusive, ainda há outros truques para a sopa não atrapalhar na sua dieta. Então, vamos conferir?

Como reduzir as calorias na sopa de fubá?

Aqui vão algumas dicas na hora do preparo para reduzir o número de calorias em seu prato.

  • Não adicione carnes gordurosas.
  • Utilize pouco óleo.
  • Use menos fubá e mais água.
  • Não adicione fontes extras de carboidratos como batatas.

Porém, é benéfico adicionar vegetais ricos em nutrientes e fibras que ajudam a promover saciedade. Confira alguns exemplos:

  • Tomate.
  • Cenoura.
  • Repolho.
  • Nabo.
  • Couve.
  • Abobrinha.

A moderação com o mingau doce de fubá!

Se você não deseja o ganho de peso, o cuidado deve ser em dobro com o mingau doce.

O mesmo cuidado serve para quem é diabético, pois o consumo poderá elevar rapidamente os níveis de glicose no sangue.

O mingau é rico em calorias e carboidratos simples, além que engorda se não houver controle nas porções.

Considerações finais

A sopa de fubá é um prato saboroso e nutritivo, mas o seu consumo como já explicado, deve ser feito sem exageros.

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Vale ressaltar que as calorias neste prato, podem aumentar conforme os ingredientes e os acompanhamentos.

Por isso, é necessário dar prioridade aos menos calóricos.

Desta forma, use vegetais no preparo, pois ajuda a dar saciedade e assim você come menos.


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