Sopa de Fubá Engorda? | Confira Bem Aqui!

A sopa de fubá além de saborosa, ainda oferece inúmeros nutrientes fundamentais para o corpo.

Seja no inverno ou verão, o prato é sempre bem-vindo em nossas mesas, porém, será que a sopa engorda mesmo?

Na culinária, existem diversas receitas de sopa, mas a feita com o fubá, é sem dúvida uma das mais apreciadas.

Contudo, para conhecermos o efeito da sopa em nosso organismo, é necessário analisarmos o seu ingrediente principal, o fubá.

O fubá tem como origem o milho, um cereal que é fonte de vitaminas minerais, proteínas, gorduras, fibras, mas sobretudo, carboidratos.

A cada porção de 50 gramas de fubá, dependendo da marca, é possível encontrar até 41 gramas somente de carboidratos.

Embora o alimento também possua bons teores de fibras alimentares, vale a pena não exagerar.

Os carboidratos do milho e derivados como o fubá, no corpo são transformados em glicose (açúcar) para fornecimento de energia ao organismo.

Acontece que ingerir muito carboidrato também eleva a secreção de um hormônio chamado insulina.

A doutora em medicina Linda Carney, formada pela Faculdade Loma Linda, no estado americano da Califórnia, explica que altos níveis de insulina no sangue, incentivam o armazenamento de gordura no corpo.

Por esta razão, para o controle do peso corporal, é preciso ter equilíbrio com as quantidades de carboidratos que ingerimos.

Além do teor em carboidratos, o fubá não se destaca por ser um alimento baixo em calorias, carregando até 362 calorias em 100 g do alimento.

Embora não seja o alimento em si que engorda, são as quantidades na dieta que determinam ou não a alta ingestão calórica.

É importante estar ciente, que o ganho ou a perda de peso, estão associados a inúmeros fatores, mas em geral, se atribui as quantidades de calorias ingeridas ou gastas.

Portanto, quando o corpo recebe mais calorias que gasta, o excedente vira gordura e certamente vai ser estocada, mais comumente na barriga.

Sendo assim, se conclui que a sopa de fubá engorda ao depender das quantidades ingeridas, mas com moderação é saudável.

Todavia, esse ou qualquer alimento não vai afetar o peso, desde que exista controle sobre as quantidades na dieta.

A American Dietetic Association, informa que a redução de alimentos ricos em carboidratos e gorduras, pode ajudar com perda de peso a curto prazo

Embora o excesso no consumo de carboidratos contribua para o ganho de peso, isso não significa que devemos excluir o nutriente do cardápio.

Os carboidratos são importantes e fornecem energia para o corpo e promovem uma boa qualidade de vida.

Contudo, a quantidade do nutriente na dieta de pessoas saudáveis ou em condições como no diabetes, só pode ser definida de forma segura com auxílio de um nutricionista.

Como diminuir as calorias na sopa de fubá?

Aqui vai algumas dicas na hora do preparo que podem reduzir o número de calorias em seu prato.

  • Não adicione carnes gordurosas
  • Use pouco óleo
  • Use menos fubá e mais água
  • Não adicione fontes extras de carboidratos como batatas.

Entretanto, é benéfico adicionar hortaliças ricas em nutrientes e que também forneceram fibras, confira alguns exemplos:

  • Tomate
  • Cenoura
  • Repolho
  • Nabo
  • Couve
  • Abobrinha

A moderação também deve estar com o mingau doce de fubá!

Se você não deseja o ganho de peso a moderação deve ser em dobro com o mingau doce.

Este prato normalmente é rico em calorias, pois ainda contém adição de açúcar, diabéticos devem evitar este tipo de alimento por causar a elevação rápida da glicose no sangue.

Considerações finais

A sopa de fubá é um prato saboroso e nutritivo, mas o seu consumo como já explicado, deve ser feito sem exageros.

Vale ressaltar que as calorias neste prato, podem aumentar de acordo com os ingredientes e acompanhamentos, por isso, é necessário dar prioridade aos menos calóricos.

Desta forma, utilize vegetais no preparo, isso vai te ajudar a sentir-se mais saciado e assim consumir menos.