Sopa de Fubá Engorda? | Confira Bem Aqui!

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A sopa de fubá além de saborosa, ainda oferece vários nutrientes essenciais para o corpo.

Seja no inverno ou no verão, o prato é sempre bem-vindo em nossas mesas. Porém, será que a sopa engorda mesmo?

Para sabermos a resposta é preciso analisar o seu ingrediente principal, o fubá.

Conhecendo mais sobre o fubá

Pratos como polenta, sopas, bolo e broa são algumas delícias feitas com o fubá.

A farinha tem como origem o milho, um cereal muito nutritivo, mas também é rico em carboidratos.

Por isso, em 50 gramas de fubá, dependendo da marca, é possível achar até 41 gramas somente de carboidratos.

Os carboidratos são essenciais para nossa existência, pois eles fornecem energia ao organismo.

Por outro lado, exagerar no consumo faz o corpo elevar a produção de um hormônio chamado insulina.

A doutora em medicina Linda Carney, formada pela Faculdade Loma Linda, no estado americano da Califórnia, explica que altos níveis de insulina no sangue incentivam o armazenamento de gordura no corpo.

Por esta razão, para não engordar o ideal é ter moderação com alimentos ricos em carboidratos como o fubá.

Afinal, a sopa engorda ou não?

O ideal para quem está de regime é evitar a sopa de fubá feita com carnes gordurosas como linguiça ou bacon.

Não é uma boa combinação porque a gordura adiciona mais calorias ao prato.

Porém, ele fica mais saudável e menos calórico se você colocar couve, cenoura ou abobrinha.

Contudo, se a sopa de fubá engorda ou não depende do quanto você come e não do alimento em si.

Isso porque o ganho de peso está ligado a quantidade de calorias que você ingere todos os dias.

Se o corpo recebe mais calorias do que gasta, o excedente vira gordura e será estocada mais comumente na barriga.

Sendo assim, o ideal é estar vigilante na quantidade do alimento no seu prato.

A sopa é feita de fubá, uma farinha rica em carboidrato, porém ela não engorda se você não exagerar no consumo.

Como reduzir as calorias na sopa de fubá?

Aqui vão algumas dicas na hora do preparo que podem reduzir o número de calorias em seu prato.

  • Não adicione carnes gordurosas
  • Use pouco óleo
  • Use menos fubá e mais água
  • Não adicione fontes extras de carboidratos como batatas.

Entretanto, é benéfico adicionar hortaliças ricas em nutrientes e que também forneceram fibras, confira alguns exemplos:

  • Tomate
  • Cenoura
  • Repolho
  • Nabo
  • Couve
  • Abobrinha

A moderação também com o mingau doce de fubá!

Se você não deseja o ganho de peso, a moderação deve ser em dobro com o mingau doce.

O mesmo cuidado serve para pessoas que são diabéticas, pois esse prato pode causar a elevação rápida da glicose no sangue.

Fato é que o mingau doce é muito rico em calorias e carboidratos, além que engorda se não houver controle nas porções.

Considerações finais

A sopa de fubá é um prato saboroso e nutritivo, mas o seu consumo como já explicado, deve ser feito sem exageros.

Vale ressaltar que as calorias neste prato, podem aumentar de acordo com os ingredientes e acompanhamentos.

Por isso, é necessário dar prioridade aos menos calóricos.

Desta forma, use vegetais no preparo, pois ajuda a dar saciedade e assim você come menos.